_Em entrevista, Catharina, acompanhada do secretário de Governo, Jorge Garziera, também falou sobre algumas ações do primeiro ano de gestão._
A prefeita Catharina Garziera e o secretário de Governo Jorge Garziera participaram, nesta terça-feira, 2 de dezembro, do programa Vermelhos em Debate, da Rádio Rio Vermelhos, em Lagoa Grande/PE. A entrevista teve como pautas: o balanço da 9ª Vinhuvafest (Feira da Uva e do Vinho do Nordeste) e do primeiro ano de gestão.
Sobre o evento, a prefeita reforçou que toda a estrutura foi viabilizada com recursos de parceiros e patrocinadores.
“Viajamos o ano inteiro para buscar recursos. Além dos investimentos para Lagoa Grande, trabalhamos para garantir apoios, patrocínios, convênios e emendas necessárias à realização da Vinhuvafest. Todos os recursos do evento vieram dessas articulações, sem arrumadinho. O que é destinado às ações e obras de Lagoa Grande permanece para Lagoa Grande. Nada da Vinhuvafest saiu do orçamento municipal”, afirmou.
Catharina destacou que o sucesso da Vinhuvafest deve ser comemorado com toda a população, que marcou presença em peso nas atividades do evento: feira de exposições, cursos, palestras e shows — incluindo artistas nacionais e talentos locais que tiveram espaço garantido na programação – e celebrou o movimento positivo que a Vinhuvafest proporcionou para a economia municipal.
“Foram quatro dias de muita troca de conhecimento, experiências, cursos e palestras. Participei do curso com Paulo Suassuna, um dos grandes especialistas em palma, junto aos agricultores. Conseguimos realizar um momento grandioso. Já colhemos resultados importantes desta edição da Vinhuvafest, porque garantimos espaço para todas as culturas”, comemorou Catharina.
A prefeita também informou que a Vinhuvafest continuará sendo bienal, mas que a Prefeitura já planeja eventos com menor comprometimento financeiro para movimentar a economia local e preparar o município antes da próxima edição marcada para 2027.
“Como a Vinhuvafest é um grande evento que exige planejamento, é importante termos outras iniciativas para manter nossa economia ativa. Vamos realizar algo no formato como uma Vinhuva Gourmet, Vinhuva Gastrô, sempre valorizando nossa cultura da uva e do vinho”, explicou Catharina.
O ex-prefeito e criador da Vinhuvafest, Jorge Garziera, secretário municipal de Governo e que coordenou o evento este ano, completou: “A intenção é realizar cinco eventos no próximo ano, coisas pequenas, mas que gerem movimento, sem gastos, buscando parcerias. Isso nós sabemos fazer e aí preparar a cidade para a próxima edição da Vinuvafest”, disse Garziera.
O secretário também confirmou que o impacto positivo da Vinhuvafest para Lagoa Grande se refletirá em novos investimentos, novas oportunidades para a população, e respondeu a uma ouvinte sobre a inclusão da Enoteca, espaço voltado para contar a história da uva e do vinho, um equipamento público único no mundo, no roteiro turístico do evento e preparar agora o espaço para receber os turistas.
“Já estamos organizando. Aqui funcionará a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, que vai reduzir a burocracia da Prefeitura e fortalecer a indústria, comércio, turismo, transporte e geração de empregos. Tudo previsto para 2026. Paralelamente, estamos estruturando um receptivo turístico e investindo em capacitação, hotel escola e treinamentos. Demora um pouco, mas se é para fazer bem-feito, a gente não mede esforços. Também teremos um receptivo na Enoteca para quem vem conhecer as vinícolas. Já passou da hora de tirar isso do papel, e iremos colocar em prática”, garantiu.
A Vinhuvafest nasceu com o propósito de fortalecer a identidade do município, atrair investimentos e consolidar um enoturismo ativo o ano inteiro, gerando empregos, oportunidades e negócios — uma marca vitoriosa. “É a nossa marca. Ela nos ajuda quando buscamos recursos e desenvolvimento. Para mim, a Vinhuvafest simboliza amor. É o resultado do amor de todos nós por Lagoa Grande”, expressou Jorge Garziera.
*GESTÃO*
A prefeita Catharina Garziera encerrou a entrevista apresentando os projetos estruturadores previstos para 2026, como a construção de um novo espaço de lazer, uma grande praça de complemento do ensino e que beneficiará todas as famílias de Lagoa Grande.
A prefeita destacou ainda ações voltadas ao bem-estar animal, lembrando que sua gestão criou a Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, que terá orçamento próprio a partir de 2026, além da chegada de um castramóvel para reduzir a população de cães e gatos nas ruas.
Para a área de sequeiro, a gestora anunciou limpeza de barreiros, instalação de poços, aquisição de equipamentos e novas parcerias com o Governo do Estado. Catharina reforçou que continuará ampliando a infraestrutura, com novas pavimentações, incluindo a orla e todo o calçamento de Vermelhos
“Teremos ainda novas obras, reformas na saúde, ampliação do programa de pavimentação. Sabemos que a cidade cresce, temos recursos para isso e vamos buscar ainda mais. Que 2026 seja um ano ainda mais abençoado”, declarou.
Jorge encerrou agradecendo a confiança da população e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do município. “Trabalhamos para isso. Estou aqui há 50 anos e quero ficar mais 50 para realizar ainda mais”, disse o secretário, desejando à população um Feliz Natal e um Ano Novo de conquistas.