03/12/25 – http://blogfolhadosertao.com.br — Imprensa PCR

Com temática musical e decoração preparada pela Prefeitura espalha luzes por vários pontos da cidade, do Segundo Jardim e Agamenon Magalhães aos parques das Graças e da Tamarineira, além da Boa Vista, Bom Jesus, Praça do Arsenal, Rua da Guia e do novo Parque República do Líbano
Ruas e praças do Recife estão cheias de luzes, cores e esperança para receber o ano novo. A decoração natalina preparada pela Prefeitura já ilumina diversos pontos da cidade, de Boa Viagem à Tamarineira, das Graças ao Recife Antigo, celebrando tradições, ritmos e canções de uma cidade reconhecida pela Unesco como criativa e musical. Com o tema “Natal dos Sons”, a decoração espalhou mais de 300 mil metros de mangueiras, cordões luminosos e strobos, além de quase dois mil refletores de iluminação paisagística, totalizando mais de 4 milhões de pontos luminosos brilhando pela cidade.
“O Natal dos Sons já está por todo Recife. A decoração deste ano está espalhada por toda a cidade e traz novidades importantes, como a neve de espuma aqui na Rio Branco, feita com produto neutro, que não irrita os olhos e não mancha a roupa. É uma surpresa para as crianças e para as famílias. Tragam todo mundo para viver esse clima, aproveitar as luzes e celebrar juntos o ciclo natalino”, afirmou o prefeito João Campos (foto)
Praticamente finalizado, o projeto traz novidades importantes. A grande árvore de Natal, que nos últimos dois anos vinha sendo montada na Agamenon Magalhães, foi instalada neste ciclo no novo Parque República do Líbano, no Pina. Com 37 metros de altura, sua estrutura vazada é contornada por mangueiras e preenchida por cordões luminosos, com elementos que fazem alusão a notas e instrumentos musicais.
Réplicas da árvore, com 18 metros, estão sendo montadas no Segundo Jardim de Boa Viagem, na Avenida Rio Branco e nos parques das Graças e da Tamarineira. A decoração, com luzes, bolas, arcos, sinos, notas musicais, estrelas e partituras, alcança ainda a Agamenon Magalhães, a Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal, além da Rua da Guia.
Rio Branco
Na via mais natalina da cidade, a decoração será protagonizada pela tradicional vila natalina, com 14 estruturas — 13 casas e um moinho — que serão ocupadas por comerciantes de comidas e artigos natalinos. Toda a extensão da via receberá cordões de luz, iluminação paisagística colorida nas árvores e nas fachadas dos prédios, com faixas de strobos cintilando casas e edifícios históricos.
A Rio Branco também terá presépio, túnel luminoso com notas musicais e uma casa para o Papai Noel, com uma árvore de nove metros no topo. O pórtico luminoso de entrada, na esquina com o Cais do Apolo, vem decorado com dois grandes anjos acompanhados por notas musicais.
A novidade deste ano é o equipamento que produz neve de espuma, funcionando apenas na Rio Branco nos finais de semana. Ele usa cerca de 100 litros de água misturados a um produto neutro e antialérgico — semelhante a detergente suave — que não mancha roupas. O sistema gera aproximadamente 4 mil litros de espuma por dia. O funcionamento será sexta e sábado, das 19h às 21h; e domingo das 18h às 20h
Boa Viagem
O Segundo Jardim recebeu pórtico luminoso de entrada, presépio, elementos decorativos e interativos de chão, iluminação paisagística, guirlanda, caixa natalina e uma réplica da árvore principal de 18 metros.
Agamenon Magalhães
A avenida ganhou elementos decorativos nas margens do canal, iluminação paisagística nas árvores, strobos e ornamentos instalados nos postes, desde o Clube Português até o viaduto da João de Barros.
Parques das Graças e Tamarineira
Os dois parques estão decorados com pórticos e arcos luminosos, presépios, elementos decorativos e caixas luminosas interativas, além das réplicas da árvore principal.
Bom Jesus, Arsenal e Rua da Guia
A Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal receberam iluminação paisagística. Na praça, a decoração inclui elementos de chão. Pela primeira vez, a Rua da Guia foi iluminada para o ciclo natalino, com cordões e feixes de strobo nas fachadas.
Programação
A música será protagonista das celebrações a partir do dia 13, quando tradições da cultura popular começam a ocupar parques, vias e espaços públicos da cidade.
No dia 14, estreia um cortejo natalino pelas ruas do Bairro do Recife, com pastoris, cavalo-marinho, reisado, blocos líricos, bandinhas, passistas e personagens do Baile do Menino Deus — declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em 2024. O cortejo parte às 15h30 do Paço Alfândega, segue pela Marquês de Olinda e Marco Zero e chega à Praça do Arsenal, onde a Orquestra Sinfônica do Recife fará um concerto às 18h.
Do dia 13 ao dia 28, o Recife celebrará o ciclo natalino todos os fins de semana, com mais de 80 atrações nos parques da Tamarineira e das Graças, no Segundo Jardim e na Avenida Rio Branco.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife