07/11/25
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
Delegação recifense, a maior do país, vai apresentar seus projetos, participar de painéis, visitas técnicas e atividades culturais na conferência. Nesta quinta, eles receberam os seus kits de viagem na Prefeitura do Recife
O Recife é a cidade do Brasil que enviará a maior delegação de jovens para participar da COP30, em Belém (PA). São 36 pessoas, com idades entre 18 e 29 anos, participantes do programa Jovens no Clima 2025 (edital lançado pela gestão municipal em março), que viajarão no próximo sábado (8) para apresentarem os projetos implementados por eles entre maio e setembro deste ano. O grupo, que viajará com financiamento da Bloomberg Philanthropies, vai protagonizar painéis na Zona Verde, participar de visitas técnicas e atividades culturais.
Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realizou um encontro com os jovens no auditório do edifício-sede da PCR. Na ocasião, cada participante conheceu os detalhes da programação que seguirá até o dia 15 de novembro e recebeu um kit viagem formado por mala de bordo; mochila; garrafa térmica; duas camisas de algodão; uma camisa UV; itens de higiene pessoal tais como toalha, sabonete, escova de dentes e creme dental; capa de chuva; e lanche.
“A presença dos participantes do programa Jovens no Clima na COP30 reforça o compromisso da Prefeitura do Recife com o protagonismo juvenil nas pautas ambientais. São jovens da periferia do Recife que tiveram a oportunidade de desenvolver projetos em seus territórios e agora estarão num evento de alcance global. É preciso reconhecer a potência criativa da juventude recifense na construção de soluções sustentáveis para os desafios climáticos e que ações lideradas por jovens podem inspirar transformações reais”, destacou Marco Aurélio Filho, secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife.
A agenda dos recifenses na COP30 será intensa. Na tarde da segunda-feira (11), na Zona Verde, no Pavilhão Governo Federal, o grupo acompanha o painel “Jovens no Clima: as juventudes do Recife no centro do debate e ação climática”, com palestras da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo; do prefeito do Recife, João Campos; da diretora executiva do Delibera Brasil, Marisa Villi; da representante da Comunicação Ambiental, Alice Xucuru; e de dois representantes dos coletivos de jovens beneficiados pelo programa. O mediador será o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.
Já na manhã da terça (12), os jovens estarão na COP do Povo, na Casa do Povo, onde apresentarão o painel “Jovens no Clima Recife: da lama do território para o mundo”. No mesmo dia, à tarde, será a vez do Pavilhão do Círculo dos Povos com o painel “Jovens no Clima Recife 2025: A experiência de jovens indígenas da periferia do Recife na gestão de projetos sustentáveis”.
Outro destaque da programação inclui o painel “Território, Educação e Justiça Climática: experiências locais em diálogo global”, no Pavilhão do Pará. A agenda também contempla intercâmbios com a Universidade da Amazônia e visitas a projetos socioambientais, como o PluviAmbiental, na Ilha do Combu, além de momentos culturais na Casa de Cultura Ruth Costa e no Festival Jambu Arena do SESC Pará.
A estudante de oceanografia Alanna Barros, 22 anos, integrante do projeto “Alerta Vermelho”, financiado pelo edital Jovens no Clima, está empolgada para participar da COP30. “Vai ser mágico participar da primeira COP no Brasil. Estou muito ansiosa para vivenciar isso. Agradeço muito à organização, meus olhos estão brilhando com tudo o que está acontecendo” declarou ela, após receber o seu kit viagem.
Ayandson Melo, 24 anos, é um dos responsáveis pelo projeto “Entra a Pulso: território da esperança” e também vai marcar presença em Belém. “A gente realizou formações sistemáticas com os jovens de Entra a Pulso sobre racismo ambiental. Depois do projeto, agora a gente vai pra COP30, é muito importante participar das soluções para as mudanças do clima”, comentou ele.
JOVENS NO CLIMA – O Jovens no Clima é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil.
A implementação do programa é fruto do município ter sido a única capital do Brasil e uma das 100 cidades do mundo escolhidas como beneficiárias do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, da United Cities and Local Governments e do Bloomberg Center for Public Innovation. Cada um dos projetos dos coletivos de jovens selecionados recebeu R$ 20 mil para sua implementação.