Na Alepe: Comissão aprova biometria facial em jogos e cadastro estadual de maus torcedores

11/09/25
Ascom Alepe
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Alepe faz esforço concentrado para zerar pauta legislativa antes do recesso  - Blog da Folha - Folha PE

Medidas de segurança e de combate à violência em eventos esportivos foram acatadas pela Comissão de Administração  Pública da Alepe nesta quarta. As providências incluem a obrigatoriedade de biometria para entrar em estádios com capacidade acima de 20 mil pessoas, definição de direitos e deveres das torcidas organizadas e criação de uma lista de torcedores banidos dos estádios.

A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo que reuniu projetos de lei de William Brigido, do Republicanos, Coronel Alberto Feitosa e Joel da Harpa, ambos do PL, e do deputado licenciado Kaio Maniçoba, do PP.

Se a matéria for aprovada pelo Plenário, a biometria passa a valer para espectadores com mais de 12 anos de idade. As organizadas terão que cadastrar cada um de seus integrantes, e podem sofrer advertência ou suspensão em caso de confrontos com outras torcidas, invasão de campo e local de treinamento ou ataques direcionados a pessoas do mundo esportivo.

Por fim, a proposta cria o Cadastro Estadual de Maus Torcedores, que terão acesso bloqueado a eventos esportivos. Maus torcedores são aqueles que promovem tumulto ou violência e invasões. Práticas de preconceito e racismo também podem motivar o banimento.

O colegiado de Administração também aprovou os dois novos pedidos de empréstimo do Governo do Estado, acatados ontem na Comissão de Finanças.  Os projetos de lei autorizam o endividamento de até 1,75 billhão de reais para investimentos em infraestrutura hídrica e viária, além de ações nas áreas de saúde, segurança pública e educação. Além disso,  permitem contratar crédito até 152 milhões de dólares em bancos internacionais para aplicar no Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia dos Gastos Públicos e no Projeto de Modernização da Gestão Fiscal de Pernambuco.

Deixe um comentário