11/02/25
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Licença do líder do União Brasil, Romero Albuquerque, trouxe à tona mais uma possível baixa no blocão governista
Embora, o Governo tenha na legenda a líder Socorro Pimentel, e o deputado Romero Sales a seu favor, o deputado Edson Vieira anda insatisfeito com o Palácio e a probabilidade é de que siga a orientação do líder interino do União Brasil.
A saída do UB do blocão governista garante maioria aos oposicionistas. Seriam os 12 do PSB; uma do PSOL; os dois do Republicanos e agora os cinco do UB, um total de 20 parlamentares.
As mudanças começaram com a saida do PP do bloco governista, que já tem sido questionada pelos pares. Mesmo que a intenção tenha sido boa, acabou sendo precipitada. A oposição teve tempo de reagir.
O MDB fez o mesmo movimento e o bloco, se a saída do UB se concretizar, fica apenas com os sete da Federação PT, PV e PCdoB; um do PRD; quatro do Solidariedade e outros quatro do PL. Dezesseis no total.
Isso se o PL não fizer movimentação semelhante. Havia também rumores sobre isso ontem. A temperatura na Casa só esquenta. Os nomes para as comissões devem ser indicados até quinta-feira.
A relação entre o Governo Lula e o Governo de Pernambuco está cada vez mais estreita. Pela manhã, o ministro Jader Filho esteve em Caruaru com a vice Priscila Krause, entregando moradias. À noite, a governadora Raquel Lyra estava em Brasília ao lado do presidente Lula. Recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
Prefeituras
Prefeitos de todo o país se reúnem de hoje até quinta, em Brasília. Encontro será aberto às 15h pelo presidente Lula. Ontem o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, discutiu na Confederação Nacional dos Municípios assuntos que preocupam os gestores: finanças e regulamentação da reforma tributária. Pauta será enviada ao Congresso.
Mortos e desaparecidos
De hoje até sexta, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos está no Recife. Faz diligências nos cemitérios da Várzea e de Santo Amaro; visita o Memorial da Democracia; e realiza audiência pública na OAB para discutir os trabalhos da comissão.
Recado
Em seu quarto mandato como vereador do Recife, Felipe Francismar (PSB) alertou os novatos que chegaram à Câmara para fazer oposição. “Tem que tomar o cuidado de fazer um trabalho mais concreto”, disse à Rádio Folha.