25/07/24
Por Roberta Soares/JC
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Na chamada primeira fase do Voa Brasil, serão três milhões de passagens disponibilizadas e que poderão ser usadas por 23 milhões de aposentados
Estudantes do Prouni e, talvez, do Pronatec, ficarão para a segunda etapa do Voa Brasil – Antônio Cruz / Agência Brasil
Pelo menos por enquanto, apenas os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão beneficiados. Serão 23 milhões de pessoas e uma oferta inicial pelas companhias aéreas de 3 milhões de passagens nos próximos 12 meses. Essa é a primeira etapa do programa, que agora foi dividido em duas fases.
Os estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) – que atingiria 700 mil pessoas – ficarão de fora nesse primeiro momento. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), eles entrarão na segunda fase do programa, que também deverá incluir estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“O Voa Brasil é o maior programa de inclusão social da aviação brasileira, que vai tornar o transporte aéreo mais acessível e democrático no País”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, durante o lançamento do programa nesta quarta-feira (24/7).
112 MILHÕES DE VIAGENS NO ANO, MAS USUFRUÍDAS POR APENAS 30 MILHÕES DE CPFS BRASILEIROS
O ministro demonstrou euforia com o Voa Brasil, apresentou estimativas de crescimento da presença de brasileiros voando no País e afirmou entender o descrédito que o programa disseminou entre os brasileiros, já que é prometido desde o início do terceiro governo do presidente Lula, derrubou o ministro antecessor e não saia do papel.
“O Voa Brasil vai permitir a inclusão de 140 milhões de brasileiros viajando pelo País. E essa é a essência do programa: incluir mais pessoas. Hoje, apenas 30 milhões de CPFs brasileiros viajam de avião no Brasil. O restante não pode viajar devido ao custo. Por isso as passagens a R$ 200”, afirmou o ministro.
Segundo Sílvio Costa Filho, foram 112 milhões de viagens aéreas realizadas em 2023 – o que representa um crescimento de 15% em relação a 2022. “Com a primeira etapa de ofertas de 3 milhões de passagens poderemos crescer em 10% o número de CPFs na aviação. É como incluir um Paraguai na aviação brasileira”, comparou.
O ministro também falou sobre a segunda etapa do programa, mas sem datas, e pontuou que tirar o Voa Brasil do papel foi tarefa árdua. “Queremos ampliar o programa para outros segmentos, com uma segunda etapa envolvendo alunos do Prouni e do Pronatec. Mas saibam que não é tarefa simples. Por isso a elaboração demorou. Programas como o Prouni e o Pronatec, por exemplo, também demoraram para serem formatados. Precisávamos ter segurança para lançá-lo”, pontuou.
ENTENDA AS REGRAS PARA SER BENEFICIADO PELO VOA BRASIL
A fase inicial do Voa Brasil é destinada a todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião no último ano, independente da faixa de renda. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.
A plataforma do Voa Brasil funcionará como uma agregadora do estoque de passagens aéreas disponíveis a menos de R$ 200. O usuário, então, poderá verificar se há alguma opção que lhe atenda e efetuar a compra.
Anunciado em março de 2023, o Voa Brasil foi pensado em formato que não depende de subsídio direto do governo, necessitando apenas de acordos com as empresas, que oferecerão as passagens ociosas – aquelas que acabam não sendo vendidas, principalmente em períodos de baixa temporada. Por isso, toda a dinâmica de oferta depende de decisões das próprias companhias.
O pedido do governo é de que sejam disponibilizadas com a maior antecedência possível. Uma das saídas para a oferta com antecedência é a companhia avaliar seu histórico de ociosidade. Por exemplo, se para o mês de agosto, a média histórica de ociosidade é de 10%, a companhia pode ofertar parte disso com meses de antecedência.