15/06/20
blogfolhadosertao.com
Governo de Pernambuco confirma abertura de comércio de rua hoje (15). Lojas de até 200 metros quadrados, aproximadamente 27 mil em todo o estado, devem funcionar exclusivamente das 9h às 18h. Essa fase abrange a reabertura de varejo de rua, salões de beleza, serviços de estética, comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos, além da retomada de treinos do futebol profissional. Shoppings e galerias continuam fechados.
Horário do metrô é ampliado e número de ônibus aumenta para 3ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Linhas Centro e Sul do metrô passam a funcionar das 5h30 às 9h30 e das 15h30 às 20h a partir desta segunda-feira. Mais 201 ônibus são colocados nas ruas também a partir de hoje.
A primeira parcela do terceiro lote do auxílio emergencial a trabalhadores informais começará a ser paga a partir de amanhã, conforme anunciou o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Nessa fase, 4 milhões e 90 mil pessoas que ainda não tiveram acesso ao pagamento devem ser beneficiadas. O pagamento começará a partir do dia 16 para nascidos de janeiro a junho com a disponibilização do valor na poupança digital criada pelo banco. Quem nasceu de julho a dezembro terá acesso ao benefício na próxima quarta-feira. O saque em dinheiro estará disponível a partir de 6 de julho para nascidos em janeiro, 7 de julho em fevereiro e assim sucessivamente, até ser disponibilizado para quem nasceu em dezembro no dia 18. No total, 63,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com o auxílio.
Caixa Econômica Federal divulgou o calendário do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que começará no fim de junho e irá até setembro, de forma escalonada, como outros benefícios pagos pelo banco durante a pandemia do novo coronavírus. O calendário de crédito começa dia 29, para nascidos em janeiro, e terá o intervalo de uma semana para os meses seguintes de nascimento. Ou seja, quem nasceu em fevereiro terá o recurso liberado dia 6 de julho, e assim por diante.
AGORA, AS NOTÍCIAS DA CRISE POLÍTICA
Procuradoria Geral da República instaura procedimento preliminar para apurar ataque com fogos ao Supremo Tribunal Federal. O despacho assinado procurador João Paulo Lordelo atende a pedido do ministro Dias Toffoli, presidente do STF. No sábado, grupo de apoiadores de Bolsonaro lançou fogos de artifício contra o prédio do STF.
Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, reagiu ontem aos ataques contra a corte. Em nota, Toffoli diz que “o Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo sua missão”.
Após a reclamação de ministros do Supremo Tribunal Federal, indignados com protestos que ocorreram em frente à corte, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), demitiu o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Luiz Ferreira de Souza. Ibaneis não gostou dos policiais não terem conseguido evitar o uso de fogos de artifício em uma área em que a segurança é atribuição da Polícia Militar.
Acusado de atirar fogos de artifício contra o STF, bolsonarista é preso em Brasília. O ativista já havia sido preso, em maio, após ter hostilizado e agredido enfermeiras que estavam protestando na Praça dos Três Poderes. Renan Silva Sena homem preso acusado de atacar Ibaneis e o STF nega crimes em entrevista ao Correio Braziliense.
Procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu enviar ofícios aos procuradores-gerais de Justiça de São Paulo e do Distrito Federal pedindo a abertura de investigações contra responsáveis por invadir hospitais nesses estados. Os documentos, aos quais a CNN teve acesso, serão oficialmente encaminhados nesta segunda-feira.
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, deixará o governo nas próximas semanas. Ele deve cumprir quarentena e ir para a iniciativa privada.
O VÍRUS DA CORRUPÇÃO COM O DINHEIRO DA SAÚDE
Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem a Operação Panaceia, para combater o desvio de medicamentos e de teste para o novo coronavírus em Oiapoque, no Amapá. A ação também apura uso indevido de ambulâncias e equipes móveis de saúde, segundo a Polícia Federal.
Tribunal de Contas do Estado mandou a Secretaria de Saúde de Pernambuco devolver ao erário R$ 13 milhões e 600 mil referentes à compra de 110 ventiladores pulmonares que nunca foram entregues. O valor foi repassado à empresa Hempcare, em dois contratos negociados pelo Consórcio Nordeste que reúne os governos de estados da região, que vem sendo investigado pela Polícia Civil da Bahia.
O CASO MIGUEL
Sarí Côrte Real prestará depoimento hoje. Patroa da mãe do menino Miguel será ouvida pelo delegado Ramon Teixeira, após ficar em silêncio no dia em que foi presa em flagrante por homicídio culposo. Menino de 5 anos morreu após cair de uma altura de 35 metros, em 2 de junho. Além da mãe e da avó da criança, Tribunal de Contas do Estado descobriu outra funcionária-fantasma que prestava serviços particulares à família do prefeito de Tamandaré, Sergio Hacker (PSB) trata-se de Luciene Neves, que trabalha na casa de praia do prefeito Sergio Hacker. Três municípios vizinhos na Mata Sul de Pernambuco são administrados pela família Hacker, filiada ao PSB: a lista inclui Tamandaré, que tem como prefeito Sérgio Hacker, filho de Isabel Hacker,de Rio Formoso, que também está sendo acusada de ter funcionários fantasmas; e Sirinhaém, administrada por Franz Hacker, irmão da prefeita de Rio Formoso.
CANAL DO FRAGOSO
Canal do Fragoso em Olinda – com obras que se arrastam por mais de uma década -, mais uma, vez transbordou neste fim de semana e deixou várias famílias sem ter como se locomover, desabrigadas e com prejuízos materiais.
COVID EM PERNAMBUCO
Com mais 590 pacientes e 71 óbitos por Covid-19, PE chega a 45.261 casos e 3.855 mortes. O número de curados aumentou para 28.770.
Prefeitura de Petrolina mantém bares e restaurantes fechados por mais uma semana.
O professor de Direito e advogado criminalista Roque de Brito Alves morreu, aos 94 anos, no Recife. Vítima da Covid-19.
O desembargador aposentado Waldemir de Oliveira Lins, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), morreu aos 88 anos no Recife, no sábado. Família não revelou causa do óbito.
COVID NO BRASIL
Brasil soma 867.624 casos e 43.332 mortes pelo coronavírus. Foram 17.110 casos e 612 mortes em 24 horas.
Justiça suspende venda de sabão em pó que fabricante afirma ‘eliminar vírus’. 2ª Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem determinou que a Química Amparo Ltda, fabricante do sabão em pó Tixan-Ypê, suspenda a comercialização do produto e recolha das lojas as unidades que estão no mercado, por dar a entender que o mesmo teria eficácia contra o novo coronavírus. De acordo com a decisão da Justiça de São Paulo, não existe comprovação científica do fato. Unilever, dona da marca Omo, moveu ação contra concorrente.
Porto Alegre retoma restrições para frear velocidade da demanda por UTIs.
O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) foi diagnosticado com o novo coronavírus. Em tratamento contra um câncer, Bruno Covas é considerado parte do grupo de risco ao novo coronavírus. Bruno Covas passa bem e não apresenta sintomas.
COVID NO MUNDO
Depois de semanas praticamente sem novos casos de infecção pelo novo coronavírus, Pequim diagnosticou dezenas de infectados nos últimos dias, todos ligados a um importante mercado atacadista de alimentos, aumentando a preocupação sobre o ressurgimento da doença. A capital chinesa tomou medidas para tentar conter o surto, incluindo o aumento dos testes.
Novos casos de coronavírus e hospitalizações em números recordes foram registrados em vários estados norte-americanos, incluindo Flórida e Texas, no momento em que a maioria dos governos estaduais realiza a reabertura de atividades econômicas.
A França conquistou uma “primeira vitória” contra o coronavírus que deixou quase 30.000 mortos, disse o presidente Emannuel Macron ontem, confirmando a reabertura de restaurantes e escolas a partir desta segunda-feira.
Em meio a crescimento de casos de covid-19 e críticas, Chile troca ministro da Saúde.
Uso de máscara pode reduzir em 40% propagação da covid-19, aponta estudo alemão. As máscaras parecem ser um método muito econômico para conter a disseminação do coronavírus, disseram os autores do estudo.
AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS
Laboratório Mendelics desenvolve teste para covid-19 com uso de saliva por R$ 95. Sensibilidade do exame é o mesmo do RT-PCR, considerado o mais confiável, segundo Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.
Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho