As notícias mais fortes do dia, aqui no Podcast do jornalista Ivan Maurício

12/06/20

blogfolhadosertao.com

Bolsonaro sugere que a população entre e filme hospitais de campanha para fiscalizar gastos com a Covid-19. Presidente  diz que pode ter tido covid-19 e acusa Mandetta por “exagero” e “números fictícios”.

 

Estado de São Paulo vai produzir a vacina contra o novo coronavírus, por meio de parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Já, já nas boas notícias no combate ao coronavírus.

Bolsas de Valores de Nova York desabam em meio a temores por 2ª onda de covid nos Estados Unidos. Números sobre pandemia e seu impacto reduzem investimentos. O número de casos de covid-19 nos EUA superou os 2 milhões, com o número de mortos ultrapassando os 111 mil. Dados são da Universidade Johns Hopkins mostraram uma aceleração no ritmo de contaminações em quase metade dos estados americanos, incluindo Flórida, Texas e Califórnia, levantando novos alarmes sobre uma segunda onda de infecções, que poderiam levar a um ressurgimento dos bloqueios nas atividades sociais e empresariais. Papeis de empresas brasileiras têm queda forte em Nova York. A Bolsa de Valores de São Paulo ainda não sentiu esse baque porque passou o dia inteiro fechada devido ao feriado de Corpus Christi.

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai abrir 680 agências no país neste sábado para concluir o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.

A partir da próxima segunda-feira, quem não sacar o auxílio emergencial durante o período especificado pela Caixa Econômica Federal, continua com o crédito disponível nas contas indicadas. O saque passa a ser disponibilizado, independentemente do mês de nascimento.

Caixa Econômica também libera R$ 1.045 do FGTS para todos na segunda-feira, mas apenas em aplicativo. O dinheiro só estará disponível para saques e transferências para outros bancos 30 dias depois, ou seja, a partir de 15 de julho, e de forma escalonada pelo mês de aniversário.

Bolsonaro sugere que a população entre e filme hospitais de campanha para fiscalizar gastos com a Covid-19. Bolsonaro diz que pode ter tido covid-19 e acusa Mandetta por “exagero” e “números fictícios”. O presidente Jair Bolsonaro reconheceu, em live transmitida pelo Facebook ontem, que pode ter sido infectado pelo novo coronavírus depois de viajar aos Estados Unidos com uma comitiva em que mais de 20 pessoas testaram positivo para a covid-19. Bolsonaro disse que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta adulterou números da COVID-19 no país durante sua gestão no comando da pasta. O presidente afirmou que os números passados por Mandetta eram ‘fictícios’ e que ele deu uma ‘inflada’ dos dados. Bolsonaro pediu para população filmar os hospitais de campanha em todo país e disse: “Se tem um hospital de campanha aí perto de você, um hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente tá fazendo isso, mas mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não”, disse Bolsonaro.

Pesquisa revela que 42% dos alunos podem abandonar faculdades privadas. O principal motivo para o possível abandono é não conseguir pagar as mensalidades, seja porque o emprego foi afetado pela pandemia do novo coronavírus, seja porque os pais ou responsáveis não conseguirão arcar com os custos.

Prefeitura de Goiana diz que pedido de intervenção do Procurador Geral de Justiça é inconstitucional. Ministério Público de Pernambuco rebate e afirma que pedido também se baseia em grave crise político-administrativa no Município e atos de improbidade da gestão.

COVID EM PERNAMBUCO

Com 1.059 casos e 102 mortes, Pernambuco chega a 42.994 confirmações e 3.633 óbitos pela Covid-19. Das 102 mortes confirmadas, 70 ocorreram entre 15 de abril e 7 de junho, enquanto 32 foram registradas desde segunda-feira, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Sem reduzir casos da Covid-19, 85 cidades de Pernambuco têm adiada a retomada de comércio de rua e salões de beleza. Após analisar dados do novo coronavírus, governo estadual mantém restrições em 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata por, no mínimo, mais uma semana.

Frente de Luta lança central para denunciar ônibus lotados no Recife. A população poderá acessar as redes sociais da Frente de Luta pelo Transporte Público para enviar vídeos, fotos com número da linha e do veículo, horário e data para a entidade fazer as denúncias e cobrar do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Detran Pernambuco reabre de forma gradual a partir de segunda-feira. O atendimento será realizado mediante agendamento.

Prefeitura do Paulista proíbe venda de fogos e queima de fogueiras no São João por causa de pandemia. Paulista também anuncia reabertura de templos religiosos a partir de domingo. De acordo com decreto municipal, igrejas vão poder funcionar com 30% da capacidade e com medidas de higiene e distanciamento, por causa do novo coronavírus.

COVID NO BRASIL

Ontem, o Brasil chegou a 40.919 óbitos em função da pandemia do novo coronavírus e 802.828 infectados. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, há 345.595 recuperados.

Coronavírus avança cada vez mais para as cidades menores do Brasil. Quase 60% dos casos registrados do início da pandemia até quarta foram confirmados fora das capitais. Nas mortes registradas na quarta, mais da metade ocorreu fora das capitais.

Shoppings em São Paulo têm pouco movimento em primeiro dia de reabertura.

Shoppings do Rio têm de filas no subúrbio e corredores vazios no Leblon.

COVID NO MUNDO

Casos de covid-19 atingem 7 milhõese 390 mil no mundo, com 417.022 mortes. Mais de 3 milhões e 500 mil de pessoas já se recuperaram, segundo dados da Johns Hopkins University.

União Européia recomenda que membros abram fronteiras dentro do bloco na segunda-feira.

Pandemia de Covid-19 está ‘se acelerando’ na África, alerta Organização Mundial da Saúde – OMS. O número de casos do novo coronavírus na África dobrou em menos de 20 dias e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a falta de kits de testagem no continente.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Estado de São Paulo vai produzir a vacina contra o novo coronavírus, por meio de parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Vacina contra o novo coronavírus estará disponível até junho de 2021. Vacina será produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a gigante farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Serão realizados testes no Brasil com 9 mil voluntários já a partir de julho. Anúncio foi feito pelo governador João Dória, de São Paulo.

Empresa farmacêutica Moderna confirmou ontem que planeja iniciar um teste com 30 mil voluntários de sua tão esperada vacina contra o novo coronavírus em julho, quando entrar na fase final dos testes.

Dias melhores virão
Até segunda-feira bem cedinho

Deixe um comentário