27/06/23
O projeto piloto do prefeito João Campos (foto) é direcionado aos empreendedores do centro da cidade, devendo chegar para outras áreas da cidade em breve. As inscrições abrem hoje (27.06) pelo portal Conecta Recife. Até setembro serão realizados nove encontros com aulas sobre vendas pela internet
“A gente lança hoje o Marketing do Futuro, uma parceria da Prefeitura do Recife, com o Porto Digital e com empresas do Recife. A gente vai formar, nessa primeira turma, 50 lojistas da nossa cidade que trabalham no centro do Recife para eles terem competências de marketing digital e de marketing do futuro. Todas as habilidades necessárias para fortalecer o comércio e a entrada no ambiente digital, entendendo que hoje a força se dá no figital, não adianta ser 100% físico e nem 100% digital, é preciso juntar”, explicou João Campos. “Então como a gente tem o Porto Digital aqui no Bairro do Recife e um comércio do centro muito forte, sobretudo em Santo Antônio e São José, a gente está juntando essas duas forças e quem sai ganhando é a cidade, economia mais forte, mais empregos e mais oportunidades”, acrescentou.
O projeto conta com nove encontros, realizados uma vez por semana. As inscrições podem ser feitas pelo portal Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/), a partir desta terça-feira (27.06) e seguem até o dia 03 de julho. As empresas selecionadas para participar do projeto começam a jornada do Marketing do Futuro entre os dias 17 de julho e 11 de setembro. As equipes da Prefeitura serão treinadas pela TDS Company e LeFil, que estão cedendo suas metodologias de marketplace para o projeto. As empresas são especialistas e referências nacionais em consultoria estratégica para negócios digitais.
De acordo com o fundador e cientista chefe da TDS Company, Silvio Meira, a implementação do projeto vai possibilitar transações fora do Recife. “O que nós vamos fazer é fazer uma mudança no marketing que era feito, com propagandas e anúncios, por um marketing de redes. Usar redes, usar redes sociais, usar a faceta digital do mundo ao nosso redor para magnificar o alcance, o impacto e realizar mais transações, de preferência mais transações fora do Recife. É o Recife fazendo para o mundo, vendendo para o mundo”, disse ele.
Já Rosário Pompéia, sócia e diretora de operações da LeFil, destacou que o Marketing do Futuro possibilitará um crescimento significativo nas vendas: “A gente vai aplicar uma metodologia completamente nova para ajudar o empreendedor a vender mais, vamos aumentar o retorno dele. E fazendo esse marketing do futuro, o empreendedor vai conhecer mais o seu consumidor e com isso ter um retorno financeiro exponencial”.
A seleção para o projeto Marketing do Futuro será realizada pela Prefeitura e contemplará, em especial, comerciantes que já atuam na área central do Recife, com foco nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José, coração do comércio popular do Recife. Os encontros serão online, com link a ser disponibilizado pela equipe de coordenação a cada aula.
“O Marketing do Futuro chega para mexer com a forma como os nossos empreendedores atuam hoje no comércio físico, presencial. Com esse projeto vamos profissionalizar as vendas online dos nossos empreendedores locais a partir de uma transformação digital capaz de fortalecer as vendas presenciais e abrir novas frentes de negócios. Estamos todos dentro de alguma plataforma digital consumindo. Nossos empreendedores também precisam dessa presença digital realizada de maneira profissional para ampliar as oportunidades de vendas fazendo a nossa economia girar”, detalhou Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.
O conteúdo preparado para a imersão digital com foco em vendas digitais contemplará conceitos gerais sobre marketing digital; estratégia; diagnóstico; interfaces e ferramentas digitais; presença digital; fluxos de vendas, além de conhecer plataformas de marketplace, entre outros detalhes que podem fazer a diferença no faturamento dos negócios.
O Sebrae estará presente em um dos encontros, levando para os participantes informações sobre diagnóstico, planejamento, operação e métricas. E um dos especialistas do Magazine Luiza (Magalu) participará como convidado da iniciativa coordenada pela Prefeitura. Na pauta, desta que é uma das principais lojas de vendas online do Brasil, estará uma palestra exclusiva sobre sua plataforma de vendas online.
Presente no lançamento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), Fred Leal, elogiou o Marketing do Futuro. “Eu acho fundamental esse projeto, inclusive para o lojista do Centro. Hoje nós temos que ver a questão do digital junto com o físico. O lojista do Centro vai ter mais uma ferramenta para poder concorrer nesse mundo tão concorrido que é o do varejo. Você pode estar no Centro e vendendo para o mundo. O mais importante de tudo isso é abrir a cabeça do lojista para este novo conceito. Parabenizo à Prefeitura e a todos os envolvidos. A CDL-Recife e o Sindilojas estão juntos desse projeto, vai dar muito certo”,
ROTA DO COMÉRCIO – Essa iniciativa faz parte do projeto Rota do Comércio, destinado aos empresários do centro do Recife. O site https://rotadocomercio.com.br/ reúne informações dos núcleos tradicionais de comércio dos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. A plataforma conta com mapa interativo onde os usuários podem conhecer todas as lojas, contatos e segmentos comerciais da área central do Recife, dando maior visibilidade aos comerciantes locais.
As ruas que integram inicialmente a Rota do Comércio são: Rua da Imperatriz, Rua Nova, Rua Duque de Caxias, Pátio do Livramento, Rua da Penha, Rua das Calçadas, Rua da Concórdia e Rua da Palma. Lançado há pouco mais de um mês, o Rota do Comércio foi implantado pela Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) Recife com o apoio do Programa Recentro e da EMPREL.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife