Manifestação de apoio a Yuri Marinho Valença diante do seu afastamento do CETRAS Tangara da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH

03/03/23

Midias Sociais

blogfolhadosertao.com.br

Abaixo assinado  para o : Governo de Pernambuco; Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – Semas-PE; Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH

 

Recife, 02 de março de 2023.

Aos Ilustríssimo Senhores(as):

Diretor-Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, Sr. José de Anchieta Santos;

Secretária Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – SEMAS/PE, Sra. Ana Luiza Ferreira;

Governadora de Pernambuco, Sra. Raquel Lyra, e

Vice-Governadora de Pernambuco, Sra. Priscila Krause

 

Prezados(as) Senhores(as),

Cumprimentando-o cordialmente, vimos por meio desta registrar e prestar o devido reconhecimento à inestimável e valiosa contribuição prestada pelo biólogo Yuri Marinho Valença à gestão de fauna silvestre estadual no âmbito da atividade desenvolvida ao longo dos últimos anos à frente do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Estado (CETRAS) Tangará desta Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH.

Em 2014, quando o Estado recebeu a atribuição da gestão de fauna do ente federal (IBAMA), o mencionado profissional se destacava frente ao CETRAS daquele órgão, onde já atuava desde 2007, sendo indicado para orientar o Estado na sua nova e árdua missão. Desde então, há cerca de nove anos, mesmo diante de tamanhas adversidades que envolveram o início desse trabalho tão complexo na CPRH (visto que, nos primórdios, o CETRAS se resumia somente a um galpão precário e insalubre em uma área emprestada), o Sr. Yuri dedicou-se com afinco e dedicação ímpar à sua missão à frente deste ofício, contribuindo diretamente nos trâmites para melhoria de sua infraestrutura.

E assim, ano após ano, o CETRAS passou a receber milhares de animais silvestres, dos mais variados grupos taxonômicos, e resgatados nas mais diversas condições de saúde: seja em decorrência de maus tratos, tráfico de animais, atropelamentos, eletrocussão ou outros acidentes, além daqueles entregues voluntariamente. Em todos os casos, o Sr. Yuri buscava, com perícia e destreza, a melhor das soluções possíveis, sempre priorizando a vida e o bem-estar animal, muitas vezes às custas pessoais preciosas, tais como seus finais de semana de folga, feriados, festividades e gozo de suas férias, abrindo mão do convívio com sua família. Dele, sempre houve um sim para o Estado.

Além da disponibilidade, a sua diplomacia e educação com todos os colegas de trabalho e público em geral, o conhecimento técnico vasto, a generosidade em dividir saberes e a imensa responsabilidade para com a causa ambiental sempre foram as suas marcas, reconhecidas por todos que tem compromisso com a gestão de fauna estadual, sendo inclusive responsável pelo desenvolvimento de diversos protocolos de reabilitação extremamente relevantes, com destaque para o projeto “Papagaios da Caatinga”, que já possibilitou a reintrodução de mais de 500 animais recuperados do cativeiro à vida livre na natureza. Por conta de tal feito, chegou a ser premiado na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e tornou-se referência nacional para o táxon, razão pela qual Pernambuco ganhou relevância no país no tema e passou a receber animais silvestres de CETRAS de outros estados para proceder com a necessária reabilitação destes espécimes. Inúmeras matérias jornalísticas em programas de renome local tal como “Nordeste Viver e Preservar” e até nacional, como no “Jornal Nacional”, ambos da Rede Globo, evidenciaram o grande sucesso desta admirável iniciativa para o incremento da biodiversidade animal em áreas da caatinga no semiárido nordestino.

Ainda enquanto reconhecimento nacional, o Sr. Yuri já foi diversas vezes convidado para participação em importantes operações de resgate de fauna em outros Estados, a saber: por ocasião das queimadas no Pantanal, foi convidado pelo ICMBIO/IBAMA para atuar na frente de trabalho de resgate dos animais silvestres afetados pelos incêndios, onde desenvolveu uma função extremamente exaustiva, mas valiosa, no socorro e reabilitação dos animais feridos. Além disso, evidencia corriqueiramente sua expertise e competência técnica no tema, ao ser frequentemente convidado para inúmeras palestras e participações em vários fóruns nacionais na temática da reabilitação/gestão de fauna silvestre, sempre destacando o nome de Pernambuco com maestria e expressando o seu orgulho em tal.

Com a sua experiência profissional ímpar, o Sr. Yuri ainda ofereceu, ao longo dos últimos anos, diversas capacitações gratuitas (palestras, cursos e treinamentos práticos de manejo de fauna), através do CETRAS, a várias instituições públicas (brigadas ambientais, bombeiros, polícias ambientais, prefeituras municipais) e da sociedade civil (universidades, escolas, ONGs), cooperando e apoiando efetivamente a educação ambiental no Estado. Tais atividades contribuíram para o aperfeiçoamento de centenas de participantes, sendo muitos inclusive da própria CPRH, com destaque para os servidores que atuam nas Unidades de Conservação (UCs), nas UIGAS e na área de fiscalização, entre outros.

O CETRAS Tangara é uma estrutura extremamente fundamental para a conservação da biodiversidade e, consequentemente, dos serviços ecossistêmicos prestados à sociedade, sendo de extrema importância a manutenção de um profissional único, dedicado e altamente qualificado na área da reabilitação de fauna silvestre como é o Sr. Yuri, um ativo valioso para qualquer organização que efetivamente valorize a conservação da natureza e a proteção da vida selvagem.

Respeitosamente,

Servidores, terceirizados e estagiários da Agência Estadual de Meio Ambiente,

Amigos, professores, colegas e parceiros de trabalho que respeitam e admiram o trabalho deste profissional,

que assinam abaixo:

Deixe um comentário