02/02/23
AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br
O deputado estadual Álvaro Porto, do PSDB (foto), vai presidir a Assembleia Legislativa no primeiro biênio da Legislatura iniciada nesta quarta, 1º de fevereiro. A eleição para os cargos da Mesa Diretora, responsável pelo funcionamento da Casa e andamento do processo legislativo, aconteceu logo depois da posse dos parlamentares, em votação secreta, como estabelece o Regimento Interno do Legislativo. Álvaro Porto conquistou todos os 49 votos.
“O trabalho que a gente vai fazer aqui na Assembleia vai ser um trabalho conjunto. A gente mostrou essa união, nós tivemos os 49 votos, e o nosso compromisso é com os pernambucanos. Nós vamos aprovar o que for de bom para o povo pernambucano, para a sociedade pernambucana. Essa Assembleia vai estar unida, vai estar apoiando os projetos que vierem da governadora Raquel Lyra. Então esse é o trabalho e nós temos que levar a Assembleia para todos os recantos de Pernambuco. A gente tem que fazer a Assembleia itinerante, para fazer um bom trabalho junto aos pernambucanos.”
A primeira-secretaria ficou com o deputado Gustavo Gouveia, do Solidariedade. Os demais eleitos são: primeiro vice-presidente, Aglailson Víctor, do PSB, e segundo vice-presidente, Francismar Pontes, do PSB; segundo secretário, Pastor Cleiton Collins, do PP, Terceira secretária, Socorro Pimentel, do União, e Quarto secretário, Joel da Harpa, do PL.
Foram eleitos também sete suplentes: Rodrigo Farias, do PSB; Henrique Queiroz Filho, do PP; Gilmar Júnior, do PV; Coronel Alberto Feitosa, do PL; William Brigido, do Republicanos; Joãozinho Tenório, do Patriotas; e France Hacker, do PSB.
Ao presidente da Alepe compete representar o Poder Legislativo, autografar os projetos de lei que seguem para a sanção do governador, promulgar resoluções e assinar decretos legislativos, entre outras atribuições. Também está na linha sucessória do Poder Executivo em caso de impedimento ou ausência da governadora e da vice. O presidente é, ainda, o ordenador de despesas da Alepe, junto com o primeiro-secretário. Os serviços administrativos da Casa, como gerir recursos materiais e de pessoal, são de responsabilidade do primeiro-secretário.
Na eleição desta quarta, houve disputa apenas para os cargos de primeiro e segundo vice-presidente. O segundo turno de votação foi necessário para decidir entre Aglailson Víctor e Simone Santana, ambos do PSB, para ocupar a primeira vice-presidência: vitória de Aglailson Victor por 28 votos a 18, depois de um empate na primeira votação. As demais vagas tiveram candidatura única.
Os eleitos compõem a Mesa até 31 de janeiro de 2025. O presidente Álvaro Porto está no terceiro mandato seguido de deputado estadual. Também foi prefeito de sua cidade natal, Canhotinho, no Agreste Meridional.