Audiência pública sobre segurança da Barragem senador Nilo Coelho, em Terra Nova, tem a participação da ONG Vida

 

Por Blog de Alvinho Patriota/Blog Folha do Sertão

Representada por seu presidente, Alvinho Patriota, e o diretor Cantarelli Feitosa, a ONG Vida de Salgueiro participou de audiência pública sobre a situação da Barragem Senador Nilo Coelho, realizada na manhã desta terça-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo de Terra Nova.

A reunião contou com a presença de diversas autoridades e agricultores da região, que discutiram principalmente a situação do reservatório, o plano de contingenciamento (caso a barragem se rompa) e o projeto de recuperação do equipamento hídrico.

Os agricultores que compareceram ao local saíram decepcionados com as autoridades públicas. Isso porque não foram informados sobre uma data concreta para o início das obras de recuperação. Enquanto isso, o reservatório tem que ser mantido com a capacidade mínima, prejudicando a produção agrícola do município. Os representantes do Governo de Pernambuco disseram apenas que o plano de readequação já está pronto e entrará em fase de parceria com o Governo Federal para angariar os recursos financeiros necessários à abertura da licitação. Somente o projeto a respeito da situação da barragem custou R$ 291 mil.

A audiência foi realizada pela prefeitura, Defesa Civil Municipal e Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Defesa Civil de Pernambuco e Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

Entre as autoridades presentes no ginásio estavam a prefeita de Terra Nova, Aline Freire; o presidente da Câmara de Vereadores, Bado David; o ex-prefeito Laerte Freire; o deputado estadual Lucas Ramos; a secretária estadual de Sistemas Hídricos, Simone Rosa; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim; o diretor de Recursos Hídricos do IPA, Flávio Duarte; o vice-prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas; além de representantes da Codevasf, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, APAC, Defesa Civil e outras entidades.

 

Deixe um comentário