29/08/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Ordem de serviço para recuperar a PE-073 e inauguração de cozinha comunitária estão entre as ações
Ontem anunciou investimento de R$ 71,8 milhões para recuperar os 37 quilômetros de extensão da PE-073, beneficiando 18 mil pessoas da Mata Sul, nos municípios de Gameleira e Rio Formoso, incluindo o distrito de Cucaú, onde funciona a Usina Cucaú.
“Que a governadora não se contamine com essa coisa da rinha política, da discussão menor, e continue construindo seu governo e realizando as suas obras, porque ela tem na sua história um compromisso inarredável em servir sem se servir e ter as mãos limpas, de fazer sempre um governo dentro do interesse público”, declarou o presidente do Grupo EQM, do qual a Cucaú faz parte, e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro.
Em evento na usina, que marcou o início da moagem, a governadora também foi homenageada. “As duas Zonas da Mata (Norte e Sul) foram muito esquecidas ao longo do tempo”, lamentou.
“Hoje a gente está conseguindo chegar onde o povo quer que a gente chegue”, acrescentou. Raquel Lyra também inaugurou ontem, em Rio Formoso, a 215ª cozinha comunitária do estado.
Na última quinta, em Palmares, mesma região, anunciou mais de R$ 200 milhões em requalificação de 51 escolas; segunda etapa da PE-123; implantação do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) de Barreiros e novas delegacias.
Sem presença e sem discurso
Nem a vinda do presidente Lula, nem dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, ao estado alteraram a agenda da governadora Raquel Lyra pelo interior de Pernambuco, nas últimas semanas. Ontem, na Mata Sul e no Agreste fez balanço das ações, e em nenhum momento citou o governo federal.
Adversários
Hoje a governadora Raquel Lyra comanda o Ouvir para Mudar em Serra Talhada, Sertão. Vai se dividir entre os adversários locais Sebastião Oliveira (Avante) e Luciano Duque (Solidariedade). Expectativa é se a prefeita Márcia Conrado (PT) participará do evento.
Recados
“Eles não sabem, mas vocês sabem da força de uma mulher… Cada vez que colocam uma dificuldade na minha frente eu fico mais forte e junto mais gente boa”, afirmou Raquel Lyra, no discurso em Santa Cruz do Capibaribe, durante o Ouvir para Mudar.
Nova economia
De olho no futuro, e já no presente, a presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Ana Luíza Ferreira, anunciou a criação de uma secretaria-executiva de Inovação Econômico. A pasta está sob o comando de Karla Godoy.*