31/08/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Com recursos, dedicação e foco no trabalho, equiipes estão dispostas a remover obstáculos
A gestora evidenciou a capacidade do diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, de destravar pautas. Quatro meses após assumir o posto, e mesmo dizendo lá atrás entender pouco de portos, tirou do papel projetos que se desenhavam há uma década.
Não esteve sozinho. Ao lado, muitos dispostos a fazer a máquina girar. Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico, pasta à qual o porto está vinculado, é um deles.
Em discurso lembrou que no início da carreira profissional, há 30 anos, não começou a trabalhar. “Naquele dia, eu fui alistado no exército de pernambucanos que defendem o Porto de Suape”, declarou.
Os investimentos são apenas um fio do novelo que puxa para mais obras estruturantes, entre elas a Transnordestina, que a governadora espera ser retomada ainda este ano, como lhe prometeram o presidente Lula e o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Ano passado, o Porto de Suape movimentou 24,8 milhões de toneladas, o segundo melhor resultado em 46 anos de história.
Missão dada
Raquel Lyra não sabia que o novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, estava no evento do Porto de Suape. Nem o conhecia. Mas não se inibiu em lhe repassar uma missão. “Precisamos muito do senhor. São em torno de R$ 4 bilhões. Esse dinheiro tem que vir para a Transnordestina, para Suape.” Ele não recusou.
Vínculos
O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, que tomou posse na segunda (25), inicia nos próximos dias uma maratona de visitas a entidades da sociedade civil, do setor produtivo e das universidades. “Não estou entre os que desacreditam na ciência.”
Alto estilo
Os 130 anos de Petrolina, no Sertão do São Francisco, serão celebrados durante 30 dias. A jornada festiva começa na segunda (1º). O prefeito Simão Durando (União) já adiantou que haverá entrega de obras, ações sociais e manifestações culturais diversas.
Ouvir e entregar
Após passar por 11 municípios de todas as regiões, fazendo balanços, entregas e assinando ordens de serviço, a governadora Raquel Lyra encerra na segunda, no Recife, a 2ª etapa do Ouvir para Mudar. Será na Escola Miguel Batista, na Macaxeira, a partir das 10h.