12/05/25
Por Betânia Santana
htt://blogfolhdosertao.com.br
Raquel Lyra revela emoção e mostra força política ao reunir líderes em Caruaru
A entrega do Hospital da Mulher do Agreste, primeira das cinco maternidades prometidas pela governadora Raquel Lyra (PSD) ainda em campanha, não revelou apenas a emoção da gestora desde o dia em que marcou a data da entrega.
Mostrou a força política que ela tem demarcado junto ao governo federal e o espaço que vem construindo para ser candidata forte à reeleirção no próximo ano.
No discurso, cerca de 20 minutos, destacou o compromisso com o povo de Pernambuco como meta.
“Faço parte de um movimento em Pernambuco – e lidero ele com as bênçãos de vocês – para que a gente possa fazer o estado crescer, sem deixar ninguém para trás.”
A unidade entregue na sexta era esperada há mais de dez anos. Começou a ser construída em 2013 e custou R$ 84,8 mi (verba federal e do estado, desta e de outras gestões). Tem 190 leitos e capacidade para oito mil partos ao ano.
Show de elegância e diplomacia
Adversário da governadora em Caruaru, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, disse que Raquel Lyra tem sorte de ser gestora no momento em que Pernambuco tem Lula como presidente e sete ministros. Colocou-se à disposição. “Trabalhando em Brasília, mas sou sempre o filho de Caruaru. Caruaru será sempre minha prioridade”, afirmou pela primeira vez como ministro na cidade natal.
Aplausos e cobrança
O deputado oposicionista Waldemar Borges aplaudiu a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. Reconhece a importância da unidade. Gostaria apenas que a governadora Raquel Lyra informasse que o ex-governador Paulo Câmara deixou maior parte da obra assegurada, inclusive com licença ambiental.
Os insatisfeitos
Sete chapas disputam o PT estadual. Nomes mais conhecidos internamente, como Manoel Messias (ligado à senadora Teresa Leitão) e Prazeres Barros (ligada a Oscar Barreto), evidenciam a necessidade de marcar território. Os outros candidatos: Carlos Veras, Fernando Ferro, Márcia Conrado, Osmar Ricardo e Sérgio Goiana.
Pedra do Reino
Uma sessão solene na próxima segunda vai homenagear os 30 anos da Associação Cultural da Pedra do Reino, em São José do Belmonte. A iniciativa é do deputado Luciano Duque. Evento será no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa, a partir das 18h.