13/05/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Fernando Bezerra Coelho, Paulo Roberto Arruda, Iza Arruda e Adriana Vasconcelos estão com Raul Henry
Representante de Petrolina, Bezerra Coelho esteve no PSB até 2017, quando migrou para o MDB. Pouco mais de seis meses após chegar ao partido entrou em embate pelo comando da legenda com Raul Henry, que chegou a tachá-lo de traidor.
Arestas aparadas, Henry e Bezerra Coelho estão hoje na base do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Outros nomes de peso, para citar alguns, reforçam a candidatura de Henry: o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, cujo filho Túlio Arruda é secretário de Cidadania, Cultura e Paz, no Recife; sua filha, a deputada federal Iza Arruda; e a advogada Adriana Vasconcelos, filha do ex-senador Jarbas Vasconcelos, e candidata a vice.
O adversário de Raul Henry, amigo de longas datas do ex-senador Jarbas Vasconcelos, é o deputado estadual Jarbas Filho, único representante do MDB na Assembleia Legislativa e que para 2026 tem como meta reeleger-se e assegurar o senador Fernando Dueire na Casa Alta.
A eleição acontece no dia 24, na Câmara do Recife, Centro. As chapas devem ser oficializadas nos próximos dias.
Segurança compartilhada
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, visitou a Assembleia Legislativa ontem. Ex-deputado, foi em busca de apoio dos amigos para amenizar a violência na cidade. Também solicitou audiência com a governadora Raquel Lyra para discutir o problema. Vai cobrar a instalação de um Batalhão Integrado Especializado. “O município tem feito sua parte. É hora de o estado fazer a dele.”
Tempos distintos
A oposição aponta que todos os projetos do Executivo este ano chegaram à Alepe em regime de urgência. Mas a indicação para Noronha e o pedido de empréstimo extrapolaram o prazo regimental de 45 dias. A deputada Débora Almeida contabiliza que no governo anterior, mesmo sem urgência, não se levavam mais de dez dias.
Os poderes
A Procuradoria-Geral da Alepe reforçou os poderes do presidente da Casa, Álvaro Porto, com base em decisão do Congresso Nacional. O parecer diz que tendo a pauta trancada, o presidente define a ordem do dia. E pode votar qualquer matéria em reunião extra.
As emendas
Defensor da gestão Raquel Lyra, o deputado João Paulo (PT) propôs a retomada do diálogo entre Executivo e Legislativo, após a pauta ficar trancada. Diz ser necessário encontrar uma saída e só vê a solução no pagamento de todas as emendas parlamentares.