11/05/25
Por Maria Eduarda Lima
http://blogfolhadosertao.com.br
Com gols de Marco Antônio e Thalissinho no primeiro tempo, Timbu superou adversário em jogo equilibrado e “respirou” na tabela; equipe atuou com um a menos por boa parte da etapa final
O Náutico volta a campo no próximo sábado (17), às 19h30, para enfrentar o Ypiranga no Colosso da Lagoa, em Erechim, pela sexta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Já o Confiança joga em casa na segunda-feira (19), também às 19h30, contra o Londrina.
O jogo
Apesar do início tímido, com as equipes se estudando e tentando furar os bloqueios defensivos, foi o Timbu quem começou atacando. Logo no primeiro minuto, Thalissinho fez uma boa jogada pelo lado esquerdo e finalizou, mas a defesa do Confiança estava atenta e afastou o perigo.
Aos sete minutos, o técnico Hélio dos Anjos foi forçado a fazer uma substituição precoce. O zagueiro João Maistro sentiu uma lesão e precisou sair, dando lugar a Rayan.
As duas equipes, pressionadas pela necessidade do resultado, seguiram trocando passes em busca de infiltrações na grande área. O Confiança até criou oportunidades, mas foi o Náutico quem foi mais efetivo.
Aos 33 minutos, em nova jogada pelo lado direito, Arnaldo disparou em velocidade e cruzou na medida para o atacante Thalissinho, prata da casa, cabecear e marcar seu primeiro gol na Série C, ampliando o placar e levando o Náutico em vantagem “confortável” para o intervalo.
Segundo tempo
A segunda etapa começou de forma semelhante à primeira, com as equipes pressionando a saída de bola, mas sem criar grandes oportunidades. O Náutico teve a primeira chegada com Bruno Mezenga, que finalizou nas mãos do goleiro.
A resposta do Confiança veio aos sete minutos. Após uma falha de Muriel, que perdeu a bola dentro da área, Dionísio ficou com a sobra, mas pegou mal na finalização e chutou para fora, desperdiçando a chance de diminuir o placar.
Substituições e expulsão
O técnico alvirrubro utilizou todas as suas substituições antes dos 20 minutos do segundo tempo. No entanto, o lateral-esquerdo Luiz Paulo sentiu fortes dores no joelho e não conseguiu retornar ao gramado, deixando o Timbu com um jogador a menos por mais da metade da etapa final.
Com a vantagem numérica, o Confiança voltou a crescer no jogo e, aos 25 minutos, Matheus Blade apareceu livre na área e finalizou, mas Marcos Ytalo apareceu bem para afastar o perigo.
No entanto, a vantagem numérica do Confiança durou pouco. Aos 30 minutos, Lucas Souza cometeu uma falta dura em Kayon, que arrancava livre em direção ao gol, e acabou expulso com cartão vermelho direto.
Com dois jogadores a menos em campo – um para cada lado -, a partida perdeu ritmo, e as equipes encontraram dificuldades para criar. Com isso, o placar permaneceu inalterado, e o Náutico, com o resultado construído ainda no primeiro tempo, garantiu sua primeira vitória no Brasileirão da Série C.
Náutico 2
Muriel; Arnaldo (Marcos Ytalo), João Maistro (Rayan), Carlinhos e Luiz Paulo; Auremir, Marco Antônio e Patrick Allan (Caio Vitor); Thalissinho (Marquinhos), Kelvin (Kayon) e Bruno Mezenga. Técnico: Hélio dos Anjos.
Confiança 0
Allan; Valdir Júnior, Lucas Souza, Eduardo Moura e Airton (Alan Cardoso); Fábio, Dionísio e Luiz Otávio (Matheus Blade); Geovane (Ronald Camarão), Neto (Felipe Clemente) e Breyner Camilo (Rodriguinho). Técnico: Luizinho Vieira.
Local: Estádio dos Aflitos (Recife/PE)
Horário: 17h
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa e Schumacher Marques Gomes (ambos da PB)
Gols: Marco Antônio (aos 18’) e Thalissinho (aos 33’) do 1ºT (NAU)
Cartões amarelos: Rayan, Caio Vitor e Bruno Mezenga (NAU); Fábio e Matheus Blade (CON)
Cartão vermelho: Lucas Souza (CON)
Público: 5.577
Renda: R$ 153.970,00