Riva Bezerra (PSD),  prefeita eleita de Cedro  vai demitir funcionários “fantasmas”

20/10/24

Por Machado Freire

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Riva Ferreira e o Vice Antonio Leite

 

Em entrevista exclusiva a este Blog Folha do Sertão, a prefeita eleita de Cedro – conhecida “Terra do Milho”, Riva Ferreira (PSD/Republicanos) deixou bem claro que não vai permitir que funcionários da Prefeitura recebam o salário sem prestar serviço ao município. A prefeita  afirma que quer   é colocar a máquina para  funcionar a contento, principalmente no setor de saúde.  Ela  está com uma série de problemas para resolver  na primeira audiência que terá nos próximos dias com a governadora Raquel Lyra, cujo encontro está sendo agendado pela Casa Civil.  Riva Ferreira diz que não está preocupada com o fato da sua coligação não ter feito maioria na Câmara de Vereadores, com quem pretende manter  um diálogo republicano  e aberto.

Segue a entrevista, na integra:

 

Blog Folha do Sertão:   O  que mais preocupa a senhora hoje na questão administrativa de Cedro?

Riva Ferreira-  Acabamos de iniciar a transição, ainda estamos aguardando o envio de informações sobre o quadro fiscal do município. Embora sem esses dados em mãos ainda, me preocupa, desde já, a letargia da máquina. Os serviços não funcionam a contento, principalmente na Saúde. Isso indica que temos um grande desafio pela frente, mas estamos certos de que conseguiremos colocar a casa em ordem, com muito trabalho e zelo com os recursos públicos.

Folha do Sertão – Fale sobre a situação da PE 475. A senhora marcou uma audiência com a governadora Raquel Lyra para tratar sobre esta importante estrada?

Riva Ferreira-  A governadora Raquel entrou em contato comigo para parabenizar-me na semana seguinte à eleição. Tivemos uma conversa muito profícua. Ela me convidou para uma audiência em Recife, estou aguardando a confirmação da data pela Casa Civil. Certamente, a PE-475 será pauta desse encontro. O nosso pleito é a reconstrução total da rodovia. Foi feito o tapa-buracos recentemente, mas a solução definitiva do problema vai além. Logicamente, iremos tratar de outros assuntos também na reunião. A parceria com o Governo será fundamental para executarmos os projetos estruturantes e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

Folha do Sertão –  O que a senhora já sabe sobre a situação de financeira da Prefeitura?

Riva Ferreira-  De tudo que chegou até  a mim, o que mais preocupa é o comprometimento da receita com pessoal. Hoje, apenas o quadro de servidores efetivos corresponde a um gasto de 48% do caixa da Prefeitura. Isso prejudica contratações para áreas diversas, tendo em vista que o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%. A margem que temos para contratar é muito curta. Outra dificuldade é enfrentar os desmandos. Temos indícios de servidores que nunca deram um dia de serviço na Prefeitura. Esses serão todos convocados para trabalharem e, caso se neguem, serão demitidos de acordo com a Lei.

Folha do Sertão-  A senhora disputou a prefeitura com a segunda vez? Na primeira campanha, sua adversária venceu por pouco mais de 200 votos e agora, na revanche, a senhora venceu por apenas 77 votos. A senhora obteve maioria na Câmara de Vereadores?

Riva Ferreira-  Vencemos uma eleição disputadíssima. Uma luta de Davi contra Golias, em que todos os caciques da política local se juntaram contra nós. As ditas lideranças, em massa, apoiaram a prefeita (Marly). Do nosso lado, está o povo. Essa é a razão de termos vencido, mesmo com todas as ações nada republicanas empreendidas pelos nossos adversários.   Nossa coligação elegeu três vereadores e muitos dos nossos eleitores votaram em vereadores do Avante, que estava na coligação adversária, mas não subiram no palanque da prefeita. Irei dialogar com todos os vereadores. Não tenho preocupação com números, com maioria. O meu foco é convencê-los a aprovar os projetos de interesse do povo e dar transparência a essas ações.

Os números de 6 de outubro de 2024 em Cedro:

Confira o resultado em Cedro após a apuração:

Riva Bezerra (PSD): 3.959 votos, 50,49% dos votos válidos; Marly de Neguinho (MDB): 3.882 votos, 49,51% dos votos válidos.   A eleição em Cedro teve 8.130 votos totais, o que inclui 82 votos brancos, 1,01% dos votos totais, e 207 votos nulos, 2,55%.  A abstenção foi de 1.952 eleitores, 19,36% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

 —
Candidatos mais  mis votados  para a Câmara de Vereadores  de Cedro:
Nome de urna Partido Número de urna Votos
Silvia Bezerra PSD 55000 725
Maiamy de Neguinho de Zé Arlin MDB 15888 678
Lívia de Zé de Benga AVANTE 70777 654
Nana Martins MDB 15555 579
Tiago de Vilmar AVANTE 70555 538
Nego do Barro Branco PSD 55111 469
Mika AVANTE 70123 432
Dr Chicão AVANTE 70456 412
Carlinhos Novais MDB 15333 403
Miguel Leite REPUBLICANOS 10678 392

Clique aqui para ver a lista de vereadores eleitos em Cedro.

Um comentário sobre “ Riva Bezerra (PSD),  prefeita eleita de Cedro  vai demitir funcionários “fantasmas””

  1. Carlos antonio de souza22 de outubro de 2024 às 15:32Responder

    Ela so pode pegar a prefeitura quando tever tudo pg ai ela vai faz coisa boa pra o cedro

Deixe um comentário