25/10/25
Por Thiago Seabra
http://blogfolhadosertao.com.br
Ex-pugilista estava internado desde 2017 na luta contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável causada por lesões na cabeça
O ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24 de outubro, aos 66 anos.
O ex-pugilista brasileiro estava internado desde 2017 na luta contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável causada por diversas lesões na cabeça resultante dos golpes levados pelo ex-atleta.
>> Você sabia? Maguila quase lutou com Mike Tyson
Quem foi Maguila?
Nascido em 23 de junho de 1958, em Aracaju, o lutador foi repetidas vezes campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, assim como campeão das Américas na mesma categoria.
Maguila foi um dos maiores boxeadores da história do Brasil. No início de sua carreira, o ex-lutador contou com a ajuda do narrador Luciano do Valle, dono da Luqui, empresa que assessorava o atleta.
Figura bastante popular no esporte durante os anos 1980 e 1990, Maguila possuía um estilo de luta agressivo e de muita força física, ganhando o carinho do público por seu enorme carisma.
Aposentado desde 29 de fevereiro de 2000, Maguila fez, no total, 85 lutas, vencendo 77 (61 por nocaute), perdendo sete e empatando apenas uma.
Ele se destacou no peso-pesado, categoria que sempre foi dominada por atletas dos Estados Unidos e de países europeus.
Principais Títulos de Maguila
- Campeão brasileiro
- Campeão sul-americano
- Campeão latino-americano
- Pentacampeão continental
- Campeão das Américas
- Campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe
Luta mais memorável de Maguila
Maguila enfrentou alguns dos maiores nomes do boxe mundial, como o norte-americano Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados.
O confronto aconteceu em 1989, com o embate chegando ao fim no segundo round. O norte-americano foi dominante e conseguiu a vitória por nocaute.
Antes do duelo, Maguila vinha de uma sequência de 18 vitórias.
Por que o nome ‘Maguila’?
O ex-lutador recebeu o apelido de ‘Maguila’ em referência ao porte físico do personagem Magilla Gorilla, da Hanna-Barbera, série foi produzida de 1964 a 1965.
O brasileiro também ficou conhecido por seu jeito engraçado e falastrão fora dos ringues, sendo um dos precursores da popularização do boxe na mídia brasileira.
Famosos se despedem de Maguila
Nas redes sociais, o boxeador Ancelino Popó Freitas, publicou um vídeo em homenagem ao ex-lutador. “Descanse em paz eu eterno campeão”, disse.
Nota de pesar da Confederação Brasileira de Boxe
Confira abaixo a nota divulgada pela CBBoxe na íntegra:
“É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Lamentamos profundamente a perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história.
Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava. Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte.
A comunidade toda do boxe está em luto, nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados!
Confederação Brasileira de Boxe“