Empresário Alberto Ferreira da Costa morre aos 88 anos

20/10/24

Diario de Pernambuco

http//blogfolhadosetao.com.br

Fundador da Rio Ave e provedor do Hospital Português construiu uma carreira de destaque no mercado
sharethis sharing button
Empresário Alberto Ferreira da Costa (Foto: João Bosco)
Empresário Alberto Ferreira da Costa (Foto: João Bosco)
Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da construtora Rio Ave, faleceu neste domingo (20), aos 88 anos. O empresário português deixa a esposa, Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa, e os três filhos, Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.
Nascido em Portugal, em 1936, Alberto Ferreira da Costa emigrou para o Brasil aos 15 anos, em busca de uma vida melhor. Ele teve vários empregos até conseguir abrir o seu próprio negócio. Casou-se com Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa e teve três filhos: Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.
A partir de 1971, tornou-se sócio do Real Hospital Português de Beneficência e, em 1976, foi eleito mordomo, integrando a Junta Administrativa da Instituição. Desde 1992, ele ocupava o cargo máximo do hospital, o de provedor, tendo sido reeleito diversas vezes.
Homenagens
O Hospital Português prestou homenagem nas redes sociais. “Hoje, o Real Hospital Português se despede do seu grande líder, Alberto Ferreira da Costa, ou “Seu Alberto”, como todos se referem com carinho. Neste momento, lembramos com gratidão todos os ensinamentos que ele nos deixou. Ele foi não apenas o coração e a alma deste hospital por mais de três décadas, mas também um exemplo de humildade, dedicação e amor ao próximo”.
O velório teve início às 10h, no salão nobre do Hospital Português.
 (Foto: Cortesia)
Foto: Cortesia
A construtora Rio Ave lamentou a morte do empresário, destacando suas qualidades e impacto no setor. “Empreendedor e visionário, o seu espírito arrojado e sua paixão pela construção civil foram fundamentais para a criação da Rio Ave.”
O texto também ressalta que a sua memória como guia para o futuro da empresa. “Seu Alberto deixa um legado de inspiração, entusiasmo, persistência e coragem, além de uma valiosa contribuição para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da cidade que tanto amou. Sua memória continuará a nos guiar”.
Em homenagem a Alberto Ferreira da Costa, o Diario de Pernambuco enviou uma coroa de flores.
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco:
“Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, um português que adotou Pernambuco como sua casa e aqui comandou, como provedor da entidade, por mais de três décadas, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, o Real Hospital Português.
Seu Alberto deixa também um legado como empreendedor na área da construção civil contribuindo para o desenvolvimento do Recife.
Expresso aqui a minha solidariedade, neste momento de despedida, à sua esposa Maria do Carmo, aos filhos Alberto Júnior, Álvaro e Cláudia, demais familiares, inúmeros amigos, como também à comunidade portuguesa e a todos que fazem o Hospital Português e a Construtora Rio Ave.”
Priscila Krause, vice-governadora de Pernambuco:
“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do empreendedor e amigo português Alberto Ferreira da Costa, aos 88 anos, na manhã deste domingo, 20.
Como ele mesmo se definia, Alberto Ferreira da Costa foi um “homem de duas pátrias” por suas ligações à Vila do Conde, em Portugal, onde nasceu, e ao Recife, mas sem dúvida alguma foi aqui que ele construiu suas maiores obras.
O empreendedor que adotou Pernambuco como sua casa, teve uma importante atuação como provedor, por mais de 30 anos, do maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste, o Real Hospital Português, e fundador da construtora Rio Ave, tornando-se uma das mais expressivas lideranças empresariais do nosso Estado.
Seu Alberto, como era carinhosamente chamado, deixa um legado inspirador, principalmente, pela sua atuação no desenvolvimento da saúde e da construção civil da nossa cidade.
Aos familiares, amigos e funcionários, meus sentimentos. Que Deus console e Nossa Senhora de Fátima conforte o coração de todos nesse momento de despedida.”
João Campos, prefeito do Recife:
“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, uma referência no setor empresarial e na saúde de Pernambuco. Como fundador da Rio Ave e provedor do Real Hospital Português, seu trabalho deixou um legado de desenvolvimento e cuidado com as pessoas.
Meus sentimentos à família, especialmente à sua esposa, Maria do Carmo, e aos filhos Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior. Sua dedicação ao Recife e à saúde pública será sempre lembrada.”

Pedro Campos, deputado Federal:

“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do empresário e provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa. Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e colaboradores. Que encontrem força neste momento de dor.”

Senador Fernando Dueire:

“Pernambuco perde um ícone e eu um amigo fraterno. Alberto Ferreira da Costa foi um dos portugueses mais brasileiros que conheci e convivi. Um homem brilhante em muitas disciplinas. O Real Hospital Português é um antes e um depois de suas reiteradas gestões administrativas. Na construção civil foi um revolucionário pela forma e padrão de qualidade de seus produtos. Construiu além de um nome, um símbolo de conduta e correção nas relações pessoais e comerciais. Meus sentimentos a D. Maria do Carmo, filhos e a toda sua família.”

Senadora Teresa Leitão:

“Lamento a triste notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, empresário e provedor do Real Hospital Português, que faleceu, neste domingo (20). Com carinho, registro, aqui, os meus sentimentos e me solidarizo com a família e amigos.”
Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos e deputado federal:”Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAve. Seu Alberto, como era conhecido, deixa um bonito legado de dedicação no cuidado com tantas vidas. Quero aqui me solidarizar com a família, colaboradores e todos que o admiravam.”

Padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap):
“A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do provedor do Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, com quem sempre manteve importante interlocução e parceria. Como empresário e provedor, deixará um grande legado para Pernambuco, terra que escolheu para viver, sem nunca ter esquecido suas raízes portuguesas. Nossas orações e solidariedade a toda a família.”
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste:
“Alberto Ferreira da Costa dedicou sua vida a Pernambuco sem esquecer suas raízes portuguesas. Como provedor do Real Hospital Português por mais de 30 anos, tornou o complexo de saúde uma referência nacional. Registro meu pesar e me solidarizo com sua família e amigos.”
Rafael Simões, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), enviou condolências e reiterou a admiração pelo empresário em sua trajetória na construção civil. “Alberto Ferreira da Costa era mais do que um empresário de sucesso; ele era um cidadão comprometido com o futuro de Pernambuco e com o bem-estar coletivo. Sua atuação inspiradora, tanto no setor de saúde quanto no setor imobiliário, e seu envolvimento em causas sociais importantes, o tornaram uma figura admirada e respeitada por todos”.

Deixe um comentário