08/10/24
http://blogfolhadosertao.com.br
Dos atuais 15 vereadores que integram a Câmara de Vereadores de Salgueiro, nove conseguiram renovar o mandato para a legislatura 2025-2028, são eles: Léo Parente (PRD), Agaeudes Sampaio (Republicanos), Sávio Pires (PRD), Zé Carlos (Republicanos), Eliane Alves (PSB), Henrique Leal Sampaio (PSD), Mariano Barros (PSB), Baldin dos Anjos (PRD) e Tiago Arraes (MDB). O grupo do prefeito eleito, Fabinho Barros somou a maioria, 9×6, e pode eleger a nova Mesa Diretora.
A candidata mais votada no pleito para o legislativo, com 1.804 votos, foi Eduarda Sampaio (Republicanos), esp.osa e sucessora de Emmanuel Sampaio na câmara. Como Emmanuel se candidatou a vice na chapa de Fabinho, Eduarda aceitou o desafio de concorrer em seu lugar e conseguiu a maior votação para a Casa Epitácio Alencar desde o fenômeno “Jovem”, que conquistou uma vaga na câmara na eleição do ano 2000, com 2.056 votos.
Essa eleição também marcou o retorno de Paizinha Patriota (PSD) e Veronaldo Gonçalves (PSB) ao Poder Legislativo e a estreia de três jovens da nova safra de políticos de Salgueiro: Mael do Divino (Republicanos), Pitel Filho (MDB) e Cleber Freitas (PP).
Os vereadores do PSB, Bruno Marreca e Fatima Carvalho – aliados do prefeito derrotado, Marcones Sá, não conseguiram reeleição.
Com informações de Chico Gomes.