Compesa justifica falta de água no Sertão

17/10/24

Magno Martins

http://blogfolhadosertao.com.br

Após o Blog de Magno Martins  denunciar as dificuldades que os pernambucanos estão enfrentando por conta da falta d’água, principalmente aqueles que vivem no Sertão de Pernambuco, a Compesa se posicionou afirmando ter sido surpreendida com o caso de invasão na sede da gerência da empresa em Afogados da Ingazeira. Além disso, destacou que está ciente do desabastecimento em Araripina.

Confira a nota na íntegra

A Compesa informa que foi surpreendida na manhã de ontem (15) com a invasão de um homem armado com faca e sinais de embriaguez à sede da gerência da empresa do município de Afogados da Ingazeira, que ameaçou funcionários da Companhia presentes no local. Além de coagir os empregados, que tentaram o tempo todo acalmar o invasor, ele vandalizou o patrimônio público ao atirar pedras e quebrar a porta de vidro da sala da coordenação regional.

A polícia foi acionada e conduziu o homem até a delegacia, onde ficou detido. A Compesa registrou Boletim de Ocorrência para apuração dos fatos. Apesar do susto e momentos de tensão vividos pelos funcionários da Compesa, ninguém ficou ferido.

A Compesa lamenta profundamente o ocorrido, haja vista que nenhuma insatisfação justifica ameaças, agressões e depredação de um bem público, estando o agressor passível de penalidades previstas em lei.

Abastecimento de  água Araripina

Com relação à situação do abastecimento de Araripina, a Compesa reconhece a dificuldade na distribuição de água da cidade em virtude de sucessivas ocorrências na Estação Elevatória de Capela 3, unidade que integra o Sistema Adutor do Oeste.

Esta unidade operacional funciona com dois conjuntos motobomba, que sofreram danos mecânicos após uma queda de tensão na rede de energia, que ocorreu em 21 de setembro e motivou a suspensão do abastecimento da cidade. De imediato, a Compesa iniciou os serviços necessários para o reparo dos equipamentos.

Devido à complexidade dos serviços, a Compesa só conseguiu restabelecer a operação de um dos conjuntos de bombas, no dia 28 de setembro, retomando o abastecimento de água do município com uma vazão reduzida em 50%. A expectativa é que o segundo conjunto de bombeamento entre em funcionamento neste sábado (19), quando será iniciado o processo de regularização do abastecimento da cidade.

Ciente das dificuldades dos moradores de Araripina, a diretoria da Compesa autorizou a utilização de 11 carros-pipa para o atendimento prioritário de escolas, hospitais e prédios públicos.

Para melhorar o abastecimento de Araripina e de outras cidades atendidas pelo Sistema Adutor do Oeste, a Compesa iniciou há seis meses o processo para aquisição de três novos conjuntos motobomba para a Estação Elevatória 3 (Capela), um investimento de R$ 2,5 milhões. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues até o final deste ano. Antes disso, a Companhia instalará três rotores novos nos conjuntos hoje existentes, para garantir maior segurança operacional ao sistema atual de bombeamento.

A Compesa adianta que está em fase de projeto a construção de um novo sistema adutor para reforçar o abastecimento de água de Araripina, a partir da Barragem de Lagoa do Barro.

Por fim, para garantir a segurança hídrica de toda a região do Araripe, inclusive da cidade de Araripina, o Governo do Estado investirá R$ 300 milhões na construção da Adutora de Negreiros, obra que integra o pacote de investimentos do programa Águas de Pernambuco.

Deixe um comentário