Dr. George lidera com 49,45% em São José do Egito, aponta DataCensus

03/10/24
http://blogfolhadosertao.com.br

De acordo com pesquisa da DataCensus, Dr. George lidera a corrida pela prefeitura de São José do Egito com 49,45% das intenções de voto, enquanto Fredson Brito tem 38,8%. Os indecisos somam 11,2% e 0,55% dos eleitores afirmaram não votar em nenhum dos candidatos. O levantamento, que ouviu 366 pessoas, está registrado no TSE sob o número 03066/2024 e possui margem de erro de 5,1%.

Jogando na Arena de Pernambuco, Sport volta a empatar pelo Brasileirão de Aspirantes

03/10/24
Carlos Tavares
http://blogfolhadosertao.com.br
Leão vira partida em dois minutos, mas permite empate já aos 45 minutos da etapa final
Sport x Fluminense pelo Brasileiro de Aspirantes
Abrindo a 2ª rodada do Brasileirão de Aspirantes, o Sport amargou o empate pela segunda rodada consecutiva. O Rubro-negro saiu atrás, virou a partida, mas acabou no 2×2 contra o Fluminense – que levou um ponto ao Rio de Janeiro com o gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo.

Jogo de sabor amargo
Diferente do empate por 1×1, contra o Fortaleza, na 1ª rodada, desta vez, o time comandado por Thiago Larghi saiu atrás do marcador. Já no final da primeira etapa, João Neto aproveitou o erro na saída de Nassom, recebeu a bola de Luís Fernando e fez o 1×0 para o Tricolor das Laranjeiras.

O Sport, por sua vez, não voltou à toa para a segunda etapa: logo aos 10 minutos, o Rubro-negro já estava à frente no placar. Com um belo gol do lateral Rafinha, que limpou o primeiro e mandou um balaço de fora da área, o resultado já se igualava em 1×1.

Pouco depois, quem aproveitou a saída errada do Fluminense foi o Sport. O Leão recuperou a bola e, em precisos toques, foi parar no pé esquerdo do artilheiro da equipe no campeonato: Micael. O segundo dele neste Brasileirão de Aspirantes e o segundo do Sport na partida: 2×1.

O que se encaminhava para os primeiros três pontos do Rubro-negro na competição, virou o famoso “empate com gosto de derrota”: aos 45 minutos do segundo tempo, em uma falta próxima à bandeirinha de escanteio, o lateral Justen subiu mais que todo mundo e superou o goleiro Adriano, fechando o placar em 2×2.

Em busca da primeira vitória
Com a rodada iniciada nesta partida – único jogo realizado no dia -, o Sport figura, no momento, na  colocação do Grupo A, com dois pontos ganhos. O próximo compromisso do Leão é no proximo dia 9 de outubro, em Minas Gerais, contra o Atlético-MG, válido pela 3ª rodada das oito que serão disputadas nesta primeira fase.

O Galo mineiro estreou no torneio recebendo o Vitória, e acabou empatando em 1×1. Antes de duelar com o Leão pernambucano, o alvinegro ainda fará seu segundo jogo na competição encarando o Vasco, neste sábado (5), às 15h (horário de Brasília).

Pesquisa Folha/IPESPE/Petrolina: Simão Durando mantém liderança e pode vencer no primeiro turno

03/10/24

Carlos A. Carvalho

htt://blogfolhadosertao.com.br

Candidato tem 55% das intenções de voto, dois pontos percentuais a mais que na 1ª rodada da pesquisa
A segunda rodada de pesquisas de intenções de voto para a Prefeitura de Petrolina, no Sertão pernambucano, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (3), mostra que o pleito pode ser finalizado ainda no primeiro turno, sustentando os números da primeira pesquisa, realizada nos dias 30 de agosto e 1º de setembro.“Os números confirmam o que a pesquisa anterior já havia confirmado: que a eleição em Petrolina se encerra no primeiro turno, mas agora Simão Durando com as intenções de voto ampliadas”, afirmou a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.

A especialista se refere ao fato de o atual prefeito e candidato à reeleição continuar liderando a disputa, com mais de 50% das intenções de voto e com mais que o dobro do segundo colocado, Dr. Julio (PSDB).

Estimulada

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado para escolher um –, Durando tem 55% das intenções de voto ante os 53% da primeira rodada.

Dr. Julio tem 23% contra 22% do levantamento anterior, à frente de Odacy Amorim (PT), que fica com 6% (antes eram 8%). Lara Cavalcanti (PL) tem 6% (5% antes) e Maria Clara (UP) passou para 1% nesta rodada, mas ficou com zero na primeira.

Dr. Marcos (AGIR) fez o movimento inverso ao de Clara, com zero desta vez ante 1% do levantamento anterior.

O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto foi de 5%, dois pontos percentuais a menos que na rodada anterior. Já os que não sabem ou não responderam somam 4%, mesmo percentual do outro levantamento. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

Escreva a legenda aqui

Estratificação
Na estratificação da pesquisa estimulada, Durando tem maioria do seu eleitorado do sexo masculino (57%), com 25 anos a 44 anos (59%), nível superior (64%) e com renda de dois a cinco salários mínimos (62%).

Já Dr. Julio tem a maioria do seu eleitorado formada pelo sexo feminino (26%), com 60 anos ou mais (28%), formação até o ensino fundamental (27%) e que ganham até dois salários mínimos (26%).

Espontânea 
Na pesquisa espontânea – em que não são apresentados os nomes dos candidatos, e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, Simão Durando saltou de 50% na primeira rodada para 52% na segunda; Dr. Julio, de 17% para 20%; Lara Cavalcanti, de 3% para 5%; e Odacy Amorim, de 3% para 4%.

Dr. Marcos ficou com zero na anterior (não atingiu 0,5%) e desta vez não foi citado. Já Maria Clara não foi citada anteriormente, mas ficou com 1% agora. O percentual de nenhum/branco/nulo é de 3% (4% na anterior) e o de não sabe/não respondeu, 15% (23% antes).

Quanto às semelhanças dos percentuais de intenção de voto dos candidatos na pesquisa estimulada e na espontânea nesta reta final da campanha, Marcela Montenegro disse que é normal que, chegando perto da eleição, que ambas se aproximem. “A essa altura, as pessoas já sabem quem são os candidatos, já estão envolvidas com a campanha. Então, é natural que os números da espontânea se aproximem da estimulada”, detalhou.

A pesquisa Folha/IPESPE, realizada face a face de 28 e 30 deste mês, teve uma amostra de 500 entrevistados, representativa do eleitorado de Petrolina, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-05967/2024.

Governo do Estado e Solar Coca-Cola lançam iniciativa para promover qualificação profissional a beneficiários de cozinhas comunitárias de Pernambuco

03/10/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Serão contemplados 150 usuários de cozinhas em cinco municípios do Estado
 
Beneficiários de cozinhas comunitárias de Pernambuco vão receber aulas de qualificação profissional. A iniciativa foi lançada nesta terça-feira (1º) pelo Governo do Estado e a Solar Coca-Cola, que, juntos, irão beneficiar, inicialmente, 150 usuários de cozinhas em cinco municípios pernambucanos. A governadora Raquel Lyra assinou o convênio de cooperação técnica em evento no Palácio do Campo das Princesas.
 
“Pernambuco tem um programa consistente de combate à fome que se chama Bom Prato. Com ele, já inauguramos 164 cozinhas comunitárias em diversos municípios do Estado, para que possamos saciar a fome de quem necessita. Cada uma dessas cozinhas distribui 200 refeições por dia, e hoje nós assinamos uma parceria com a Solar Coca-Cola para que as pessoas atendidas por esses espaços possam trabalhar qualificação profissional empreendedora. O plano inicial é para 150 beneficiários, mas queremos expandir para as nossas cozinhas comunitárias como um todo”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
O intuito da parceria, que faz parte do Programa Bom Prato, é enfrentar as vulnerabilidades sociais e promover o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo para a população. Serão contempladas 30 pessoas de cada um dos cinco municípios envolvidos inicialmente: Vicência, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Palmares e Belo Jardim. 
 
“Nós temos um compromisso muito grande com o desenvolvimento econômico de Pernambuco. E entendemos que não é apenas o investimento em produção que contribui para isso, mas que o impacto social é fundamental. Com essa parceria com o Bom Prato, estamos contribuindo para a qualificação das pessoas, para ajudar aqueles que só têm a alternativa de refeição nas cozinhas comunitárias”, ressaltou o head de Relações Externas da Solar Coca-Cola, Arthur Ferraz.
 
Umas das beneficiárias que serão contempladas pela iniciativa é Doralice da Silva, de 52 anos, moradora do município de Bezerros. Desempregada, Doralice é uma das usuárias da cozinha comunitária da cidade, e, agora, receberá qualificação profissional. “Eu quero arrumar um emprego para poder ceder a minha vaga na cozinha para outra pessoa que esteja necessitada. Hoje eu preciso da refeição, mas no futuro desejo estar empregada”, contou Doralice. 
 
A formação vai unir as áreas de alimentos e negócios, nas quais os beneficiários aprenderão, entre alguns conteúdos, sobre boas práticas e manipulação adequada de alimentos, cidadania e empreendedorismo, ficha técnica e precificação, conceitos fundamentais sobre mídias sociais e marketing digital, além da produção de doces e salgados.
 
“Quando uma cozinha é instalada em um município, o Centro de Referência de Assistência Social [CRAS] daquele local aponta as 200 pessoas que vão receber os alimentos diários. Com esse novo projeto, o próprio CRAS e a Secretaria de Assistência escolhem, dentro desses 200 beneficiários, os 30 primeiros que participarão desse trabalho de qualificação profissional. As aulas vão funcionar dentro das cozinhas, tanto práticas quanto teóricas”, explicou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas, Carlos Braga.
 
As aulas, que ocorrerão entre outubro e dezembro, são compostas por cinco módulos, totalizando 26 horas de carga horária. Com uma abordagem dinâmica, as atividades incluem aulas expositivas, discursivas e práticas. A expectativa é que, em 2025, o projeto seja ampliado, contemplando mais beneficiários e novos municípios. 
 
COMBATE À FOME – O Programa Bom Prato, que estabelece as cozinhas comunitárias como referência no combate à fome em Pernambuco, é realizado em parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Para a abertura de cada cozinha, a gestão estadual cofinancia um enxoval no valor de R$ 50 mil, destinado à compra de equipamentos e insumos iniciais. Além disso, o governo repassa R$ 20 mil mensais para a manutenção das cozinhas, garantindo que cada unidade funcione de forma eficaz.
 
Atualmente, Pernambuco conta com 164 cozinhas comunitárias, das quais 70 foram inauguradas em 2024 e 109 durante a gestão da governadora Raquel Lyra. Essas cozinhas estão distribuídas em diversas regiões do Estado.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

Governo do Estado  amplia abastecimento de água e beneficia 8 mil pessoas na zona rural de Caruaru

03/10/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br-
 
Os Sítios Contendas e Juriti, o Assentamento Normandia e a Vila Rafael, todos no segundo distrito, passam a ter rodízio de 10 dias com água no mês
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Beneficiando moradores de quatro localidades da zona rural de Caruaru, no Agreste Central, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (2), as obras da adutora para a melhoria do abastecimento de água nos sítios Contendas e Juriti, Assentamento Normandia e Vila Rafael, que fazem parte do segundo distrito do município. Com investimentos no valor de R$ 756 mil, cerca de 8 mil pessoas serão contempladas com a iniciativa. A partir de agora, a comunidade passa de 3 dias com água para 10 dias no mês. 
 
“Sempre tenho dito que a menina dos olhos do nosso governo é garantir água para quem precisa. Quando assumimos o governo, infelizmente, ainda tinham 2 milhões de pessoas sem acesso à água em Pernambuco. A gente tem trabalhado de maneira incansável, com grandes obras, como a Adutora do Agreste, que já faz chegar água aqui em Caruaru e parte do Agreste, mas também em obras menores, que geram muito valor para quem vive na zona rural. As pessoas com quem pude conversar já estavam me contando sobre as cisternas, tanques e todos os baldes cheios, colocando novamente torneira e chuveiro em suas casas, porque agora a água voltou para ficar”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, desde o início da gestão, a governadora Raquel Lyra, determinou que uma das prioridades do Governo de Pernambuco seria o abastecimento rural. “Isso é um olhar diferenciado do Governo, visto que nós temos 1,8 milhão de pessoas que nunca tiveram acesso regular à água, na periferia das nossas cidades ou nas zonas rurais. Hoje, com essa expansão, nós temos a felicidade de mais que dobrar o volume de água que vinha chegando nessas comunidades, de maneira a proporcionar a regularização desse serviço”, enfatizou o titular da pasta.
 
A Compesa implantou 1.500 metros de uma nova rede adutora de 150 mm, aumentado a capacidade de oferta de água de 8 litros por segundo para 18 litros por segundo. Também foram instalados uma nova bomba, motor e quadro de comando. Os testes tiveram início no dia 26 de setembro, quando foi acionado o sistema de bombeamento.
 
Para Adriana Maria, de 41 anos, moradora da Vila Rafael, a entrega representa mais qualidade de vida. “Antes dessa entrega, era terrível a falta de água. Agora teremos mais qualidade de vida, vamos poder cozinhar, tomar banho e fazer os demais afazeres de casa. Dessa vez, quando a água chegou nas torneiras, foi uma grande alegria. Ela veio mais forte e rapidamente enchemos todos os tanques, antes a gente passava o dia todo para encher”, comemorou.
 
Desde o início do ano, a população do segundo distrito de Caruaru estava com o abastecimento de água comprometido. A antiga adutora estava subdimensionada e a situação se agravou no início do ano, quando as estações elevatórias (sistemas de bombeamento) de Contendas e Carapotós sofreram atos de vandalismo. Essas melhorias foram anunciadas pela governadora Raquel Lyra, no dia 18 de maio, aniversário de Caruaru.
“Historicamente, essa região tinha um rodízio muito ruim. Com esses investimentos, a população passa a ser abastecida dentro do calendário de abastecimento da Zona Rural, tendo uma mudança de chave na história desse território”, concluiu o diretor regional da Compesa Agreste e Matas, Igor Galindo.
 
Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Juliana Gouveia (interina da Mulher). 
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Univasf ABRE inscrições  para Mestrado Acadêmico em Psicologia

03/10/24
Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para Mestrado Acadêmico, com ingresso em 2025.1. Podem concorrer às 24 vagas disponibilizadas, portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em qualquer área, tanto de licenciatura quanto de bacharelado, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de outubro.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico, disponível neste link. No ato da inscrição, os candidatos devem anexar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição; RG (frente e verso); CPF; Certidão de quitação com as obrigações eleitorais atualizadas; Projeto de Pesquisa na área de interesse do orientador pretendido; Termo de concordância de disponibilidade de tempo para realização da pós-graduação; entre outros. A lista de documentos completa está disponível no Edital. Do total de vagas, 17 são para ampla concorrência; cinco são para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD); e duas vagas são reservadas para servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf.

O processo seletivo contará com quatro etapas: Avaliação de Compreensão e Interpretação de Textos Científicos em Inglês; Avaliação de Conhecimentos Metodológicos e da Linha de Pesquisa; Avaliação do Projeto de Pesquisa na área do orientador pretendido; e Avaliação do Currículo dos Candidatos. As duas primeiras etapas serão realizadas presencialmente no dia 24 de novembro, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). O resultado final da seleção será divulgado no dia 29 de novembro.

O PPGPSI visa promover a formação científica dos discentes por meio de trabalhos de pesquisa básica, aplicada e conceitual, atualizados com a produção científica realizada na vanguarda do conhecimento psicológico. Além disso, tem como objetivo produzir conhecimentos que fundamentam a atuação profissional em diversas áreas do saber, a partir de princípios da pesquisa científica. O Programa possui apenas uma área de concentração, “Psicologia”, e três linhas de pesquisa: Processos Comportamentais e Cognitivos; Avaliação e Medidas em Psicologia; e Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano.

Mais informações sobre o PPGPSI e o processo seletivo podem ser encontradas no Portal do Programa e pela Comissão Gestora do Processo Seletivo através do e-mail: selecaoppgpsi@univasf.edu.br.