Sport vence Ituano de virada na Arena e acaba jejum na Série B

03/09/24

Sport 3 x 2 Ituano pela Série BAutor de dois gols, Zé comemora com Thyere, que enfim voltou a jogar. Foto: Paulo Paiva/Sport.

 

O scout de finalizações, com 22 x 8 a favor do Sport sobre o Ituano, sendo 9 x 3 nos chutes certos, mostra um domínio evidente do time pernambucano. E a vitória efetivamente saiu, acabando a sequência de três derrotas na Série B. Contudo, o placar de 3 x 2 mostra que o técnico Pepa terá bastante trabalho para corrigir o rota. O português, que ainda não havia sido oficializado, assistiu ao jogo na Arena Pernambuco num camarote ao lado do presidente Yuri Romão. Em campo, César Lucena como interino em mais uma transição de comando.

Mais Soso, menos Guto

Atento, o treinador de 43 anos, que dirigiu o Cruzeiro durante 25 jogos em 2023, viu um time atacando em velocidade pelas duas pontas, algo que não vinha acontecendo. Tanto Wellington Silva quanto Barletta criaram boas situações, inclusive para Gustavo Coutinho, que não estava numa noite precisa – acertou o travessão num lance, chegou atrasado em outro e furou em mais um. Falando em atenção, ou falta dela, também viu a defesa cortar mal uma bola com apenas 50 segundos. Gerou o gol do Ituano. Roteiro parecido, hein?

Mais uma vez o Leão teria que batalhar para virar o jogo no Brasileirão, uma dificuldade nesta edição. Desta vez, o Sport conseguiu. Porque a característica dominante foi imposta em seguida, tendo 58% de posse. O empate veio ainda no 1º tempo, com Chico – que ganhou, com justiça, a vaga de Castán. Teve boas chances pra virar, mas os erros na saída de bola também geraram contragolpes perigosos. Aos 17 minutos do 2º tempo, já pressionado pela torcida, com 8.870 presentes, César acionou Zé Roberto no lugar de Coutinho.

Técnico português terá 16 jogos

A troca acabou sendo determinante, pois o centroavante reserva sofreu um pênalti e converteu, virando o jogo, e ainda ampliou de cabeça no finzinho. Era pra ter sido uma vitória tranquila, mas para ficar bastante claro que o ajuste defensivo é urgente, Felipe errou um passe bobo na entrada da área e o Ituano diminuiu aos 48, com a partida se estendendo até os 54 minutos. Ao contrário da sonolência contra o Brusque, a atitude para segurar os três pontos evitou qualquer susto. Alívio na arquibancada em São Lourenço.

Tendo ainda dois jogos a menos, o Sport chegou a 35 pontos e subiu de 10º para 7º lugar, ficando a 4 pontos do G4. Ou seja, o grupo de acesso voltou a ficar ao alcance matemático com os jogos pendentes. O resultado foi fundamental. E que Pepa, que viu o jogo inteiro, mantenha a sua característica de marcação alta e ataque com mais jogadores. Terá 16 jogos para isso. Ainda que o Sport tenha oscilado bastante nesta temporada, foi jogando assim que viveu seus melhores momentos, e não com setores espaçados e muitas bolas esticadas.

Escalação do Sport, 3 (melhores: Zé Roberto, Chico e Wellington; pior: Felipe)
Caíque França; Igor Cariús (Allyson), Chico, Rafael Thyere (Luciano Castán) e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez e Titi Ortiz. Chrystian Barletta, Wellington Silva (Lenny Lobato) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: César Lucena (interino)

Escalação do Ituano, 2 (melhor: Jefferson Paulino)
Jefferson Paulino; Marcinho, Claudinho, Gui Mariano e Guilherme Lazaroni; Rodrigo (Xavier), Miquéias e José Aldo (Yann Rolim); Vinícius Paiva (Leozinho), Bruno Xavier (João Carlos) e Thonny Anderson (Álvaro). Técnico: Alberto Valetim

Histórico geral de Sport x Ituano

10 jogos (todos os mandos)
4 vitórias do leão (40%)
2 empate (20%)
4 vitórias paulistas (40%)

Deixe um comentário