26/09/24
Betânia Santana
http://blogfolhdosertao.com.br
O prefeito Rodrigo Pinheiro tem 41% da intenção de voto contra 39% do ex-prefeito José Queiroz
É curioso observar que nesse período o índice dos que não votariam em ninguém ou declararam voto branco ou nulo foi reduzido à metade, de 14% para 7%. O percentual sinaliza que caminhadas nas ruas e feiras, carreatas e redes sociais têm surtido efeito. Os postulantes devem reforçar essas agendas nos próximos dias.
Os dois primeiros colocados estão tecnicamente empatados na probabilidade de votos, que cresceu para ambos. Pinheiro pulou de 30% para 37% e Queiroz, de 29% para 36%. A rejeição deles caiu, atingindo o mesmo percentual. De 41% para 36%.
Entre os 500 entrevistados, ouvidos de 21 a 23 de setembro, 44% consideram que o apoio do presidente Lula influencia na hora do voto. O índice é o mesmo da pesquisa feita em agosto. A influência da governadora Raquel Lyra aumentou um ponto: de 36% para 37%, e a do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de 38% para 43%.
A margem de erro da pesquisa Folha/IPESPE é de 4,5%.
Um candidato a menos
Após pesquisas internas e limites na estrutura de campanha, o ex-deputado João Fernando (Solidariedade) decidiu retirar a candidatura a prefeito de Água Preta. Ontem à noite, informou não ter sido uma decisão fácil, mas tomada com a consciência tranquila de ter dado o máximo. Já reconheceu o trabalho que Antonio Manoel da Silva, o Miruca (PSB), tem feito como prefeito interino, anunciou apoio e pediu voto.
Reação
O deputado Rodrigo Farias (PSB) rechaçou as declarações do presidente estadual do PSD, André de Paula. O ministro alegou “equívoco da Assembleia Legislativa” ao empossar Junior Matuto na vaga de José Patriota, que faleceu dia 17. E defendeu o nome de Davi Muniz. “Davi Muniz não é mais filiado ao PSB. Ele ingressou nos quadros do PSD”., disse Farias
Preparação
Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 o deputado Antônio Moraes (PP) disse ter apoio de 19 prefeitos. “Mais do que tem muito partido pequeno por aí”, afirma, já de olho em 2026. Assegura que os gestores também estarão ao lado da governadora em uma possível reeleição, mas avisa: “Na política, dois anos são dois séculos e isso depende de muita coisa.”
Campanha
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chega hoje ao Recife, No fim da tarde, ao lado do prefeito João Campos, vistoria as obras do Hospital da Criança. Mesma agenda de quando esteve na cidade em maio. Depois, ao lado dos candidatos João Campos e Elias Gomes, de Jaboatão, participa de carreata entre os dois municípios: Olinda e Caruaru ficam na lista de espera.