Morre, aos 63 anos, o deputado estadual José Patriota

17/09/24

Por G1

http://blogfolhdosertao.com.br

José Patriota — Foto: Reprodução / TV Globo

José Patriota — Foto: Reprodução / TV Globo

Morreu, na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual José Patriota (PSB). Ele estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.

José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.

O corpo do deputado estadual será velado e sepultado em Afogados da Ingazeira, no Sertão, cidade onde construiu sua trajetória política. No município, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito.

José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.


José Patriota, um exemplo de político

Por Machado Freire

Coheci José Coimbra Patriota quando ele ainda estava saindo da adolescência e  se encaminhava para uma longa militância no sindicalismo rural,  depois de ter sido  muito bem acolhido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira.

Nossa amizade e aproximação política tiveram  inicio durante um debate,  em Afogados da Ingazeira,  que contou com a presença/participação  de Francisco Julião, o velho militante,  criador das Ligas Camponesas e ardoroso defensor da Reforma Agrária.

Além de ter uma iniciação na política e no sindicalismo muito cedo,  José Patriota tornou-se  um militante natural da Igreja de Dom Helder Câmara e do bispo de Afogados da Ingazeira,  o queridíssimo e inesquecível   Dom Francisco Austregésilo de Mesquita,  combativo e grande defensor dos trabalhadores rurais.  Dom Francisco era da mesma linha do nosso grande  amigo Dom José Rodrigues, da Diocese de Juazeiro da Bahia, que também já foi chamado por  Jesus Cristo.

Quando menos espero, recebi a notícia que Patriota tinha sido eleito vereador. Não demorou muito e ele  conquistou o cargo de vice-prefeito,  numa trajetória que o promoveu, pelo voto, ele foi eleito  prefeito do município que era controlado por uma oligarquia considerável.

Na base do “tijolo com tijolo”,  nosso amigo José Patriota  passou a ter  sua liderança reconhecida  em todo estado, onde os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos o colocaram na presidência da Associação Municipalista de Pernambuco, cargo que exerceu por dez anos.

 O agora,  ex-deputado  José Patriota era detentor de muita habilidade, inteligência e competência, qualidades que muito contribuíram para ele fosse eleito deputado estadual  cuja votação  teve origem no sertão que ele tanto amava e defendia.

Deixe um comentário