Lia de Itamaracá e Big Band da Ciranda farão show inédito no Rock In Rio

16/09/24

Michelle Assunção
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

No dia 22 de setembro, o festival Rock in Rio receberá uma apresentação histórica de Lia de Itamaracá, mestra da ciranda, ícone da cultura popular brasileira e Patrimônio Vivo de Pernambuco. O show acontecerá no mais novo espaço do festival, o Global Village, que ocupa 7.500 metros quadrados e promete oferecer uma experiência imersiva, reunindo lojas, restaurantes e culturas de diversos países. Com um palco imponente de 18,50 metros de altura e 35 metros de comprimento, inspirado por arquiteturas icônicas como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o espaço será um verdadeiro manifesto pela paz e diversidade, promovendo a união entre as culturas globais através da música, tradição e inovação.

É nessa atmosfera de celebração intercultural que Lia de Itamaracá, aos 80 anos e vivendo o auge de sua trajetória artística, subirá ao palco com sua Big Banda da Ciranda, que traz uma fusão de tradição e contemporaneidade. Acompanhada por um grupo de músicos excepcionais, a formação instrumental é robusta e diversa: Lia será acompanhada pelas Irmãs Baracho, Biu e Dulce, nos vocais; Ganga Barreto, Toinho e Tony Boy, na percussão; Danda do Sax, Deco do Trombone, Biu Negão e Bibiu, nos sopros; Erick nos teclados e baixo; Max na bateria e percussão; e Lígia Matos, na guitarra. O Rock in Rio marcará a trajetória de Lia não apenas pela grandiosidade do evento, mas também pela inauguração desta banda mais potente, que passará a acompanhar a artista em shows internacionais, consolidando ainda mais sua carreira fora do Brasil.

A equipe envolvida na apresentação, composta por técnicos e produtores do Rio de Janeiro e de Recife, conta com mais de trinta profissionais. A direção artística é assinada por André Brasileiro, com iluminação de Natalie Revoredo e projeções visuais da VJ Mary Gatis. O intuito é proporcionar uma experiência impactante em som e imagem, especialmente para um público diverso, muitos dos quais terão o primeiro contato com a arte de Lia. Outra novidade está no figurino exclusivo, criado por Júlio César, estilista que vem desenvolvendo peças inspiradas em Lia e na vibrante estética da cultura pernambucana.

Além da super banda, o show de Lia no Rock in Rio inspirou a criação da campanha “Lia in Rio”, que se comporá de uma série de produtos exclusivos, incluindo camisetas, ecobags, postais, fotos, canecas, cangas de praia e outros itens. Esses produtos serão lançados em breve na loja online própria da artista. Paralelamente, está sendo produzido um documentário que irá capturar os bastidores da preparação de Lia para o Rock in Rio, incluindo seus shows nas cidades de Arcoverde e Itamaracá, com a nova banda, até a produção do figurino e todos os preparativos para o momento glorioso de sua apresentação no festival. A equipe do documentário, com direção de Beto Hees e Ytallo Barreto, também registrará os melhores momentos de Lia no palco do Global Village. O filme será lançado posteriormente e poderá circular nas exposições itinerantes sobre a vida e obra de Lia, atualmente em exposição permanente na Embaixada da Ciranda, na Ilha de Itamaracá.

SHOW – A apresentação no Rock in Rio começará com uma homenagem aos orixás, abrindo com Exu e seguindo com canções para Yemanjá, Oxum e Xangô, criando uma atmosfera de conexão espiritual e ancestralidade. No segundo bloco, Lia trará ao palco uma seleção de cirandas clássicas, como “Eu Sou Lia”, “Minha Ciranda”, “Preta Cirandeira”, “Vim a Recife” e “Frevo Ciranda”, celebrando a tradição que a consagrou como a rainha da ciranda. O terceiro bloco será dedicado aos cocos de roda, uma homenagem a Dona Selma do Coco, com músicas “Moreninha Dente de Ouro”, “Dalê Manoel” e “Areia”. No quarto bloco, Lia surpreenderá o público com ritmos e arranjos diferenciados, explorando gêneros como merengue e bolero, e interpretará canções como “Rosa Maria”, “Vizinha”, “Desde Menina” e “Bom Dia Meu Amor”. Para encerrar o espetáculo, Lia retornará às cirandas tradicionais, finalizando com uma interpretação poderosa de “Dorme Pretinho”, uma adaptação de “Duerme Negrito”, de Mercedes Sosa, que ganhou uma releitura emocionante na voz da cirandeira.

O show Lia e a Big Band da Ciranda marcará não apenas a trajetória da artista, mas também a presença da cultura pernambucana no cenário nacional e internacional, celebrando a diversidade que o Rock in Rio, este ano, tão bem representa. Será um momento de valorização da inclusão, da união entre povos e tradições, em sintonia com a atmosfera de celebração cultural promovida pelo festival.

MAIOR VISIBILIDADE  – Lia será o destaque em uma entrevista especial no programa Sem Censura, conduzido pela apresentadora Ciça Guimarães e exibido pelo canal TV Brasil e também transmitido pelo YouTube. A entrevista, que irá ao ar no dia 20 de setembro, contará com a presença de Daúde (cantora e parceira musical de Lia), Beto Hees (empresário e produtor de Lia) e da jornalista e escritora Michelle de Assumpção, biógrafa e assessora de comunicação da artista. Além de focar na vida e obra de Lia de Itamaracá, o programa fará um especial musical com Lia, que estará acompanhada pelo Quarteto da Ciranda, uma formação que costuma levar para apresentação mais intimistas.

Deixe um comentário