Eleições 2024: Campanha alerta para a necessidade de um voto sustentável

14/09/24

Por Betânia  Santana

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ONG Gestos e Agenda 2030 recorrem a sinais de trânsito para orientar eleitor a escolher candidatos
O voto também pode – e deve – ser sustentável. Com esse foco, a ONG Gestos e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil no Brasil para a Agenda 2030 (GT 2030) lançam a campanha “Sinal Aberto para o Voto Sustentável”.

A iniciativa tem apoio da União Europeia no Brasil e o objetivo de conscientizar os eleitores para a importância da escolha de quem vai traçar e executar as políticas públicas para as cidades. O balanço das últimas eleições para as prefeituras e Câmaras municipais acendeu um alerta.

No primeiro turno do Recife,em 2020, por exemplo, 19,89% não votaram. Sim, houve o agravante da pandemia de covid-19. Mas teve gente que saiu de casa para anular ou votar em branco. Esse público correspondeu a 13,84% do eleitorado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas estaduais de 2022, já com menos registros de covid, o índice de abstenção em Pernambuco chegou a 18,20%, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

A campanha dá uma sacolejada no eleitor e lembra a importância de escolher candidatos que priorizem a ciência, a participação popular e o desenvolvimento sustentável, para cidades mais justas, antirracistas, seguras e preparadas para o futuro. Ressalta a necessidade de eleger quem defende saúde, educação, democracia e igualdade.

“Essa campanha tenta ir além do tradicional. Desempacota o que é um voto consciente, fala para as pessoas”, observa a jornalista e cofundadora da Gestos, Alessandra Nilo. “Além disso, ela usa uma metáfora muito fácil de ser compreendida: o trânsito.”  Veja aqui.

A identidade visual incentiva o eleitor a “fechar o sinal” para a corrupção, o machismo e as propostas racistas. O comunicólogo Marcelo Luna assina criação e direção e a narração é do ator Bruno Garcia..

Mais bandeiras que propostas
Sem chapa para vereadores e dizendo-se sem apoio de empresários, o candidato a prefeito de Paulista pelo PRTB, Maurílio Feitosa, afirma investir nas redes sociais para ganhar visibilidade. Informa que pesquisas internas apontam 46% dos paulistenses rejeitando candidaturas tradicionais. “Paulista tem mais bandeiras que propostas. Visito lugares, faço vídeos, tento mobilizar pela internet”, declarou em entrevista à Rádio Folha FM 98,7.

Permanência
O projeto que transforma a Secretaria de Educação e Esportes em duas já está pronto. Espera apenas o aval da governadora Raquel Lyra para ser encaminhado à Assembleia. Nos corredores do Palácio, uma garantia: o secretário Alexandre Schneider fica na pasta. Falta o outro nome.

Meta
O secretário de Assistência Social do Estado, Carlos Braga, quer atingir ainda este ano 100 mil mulheres no Mães de Pernambuco. Este mês os R$ 300 chegaram para 98 mil. O número varia porque algumas morrem, outras têm carteira assinada ou as crianças extrapolam os 6 anos de idade.

Justificativa
A ex-deputada Marília Arraes não foi ao encontro das mulheres com o prefeito-candidato João Campos porque uma das filhas adoeceu. Cancelou até a viagem ao Sertão. E lembrou estar participando das agendas. Na segunda, esteve na caminhada do Coque, área central .do Recife.

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