Marçal é expulso de debate; marqueteiro de Nunes é agredido por assessor do candidato do PRTB

24/09/24

Douglas PortoStêvão Limanada CNNEly Grioncolaboração para a CNN , São Paulo

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Regras do debate previam a expulsão do candidato que fosse advertido por três vezes

 

 

 

  • O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçalfoi expulso do debate do Flow News, nesta segunda-feira (23), após desrespeitar as regras ao dizer que iria prender o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

    Medina publicou nas redes sociais uma foto de sua mão e disse: “Eu só me defendi instintivamente.” Ele foi conduzido para o 16º Distrito Policial, na Vila Clementino, na zona sul.

    Falas de Marçal

    Em sua fala que deu início a confusão, Marçal disse que iria fazer uma promessa de campanha: “Ele vai para a cadeia”, se referindo a Nunes.

    Marçal voltou a dizer as mesmas coisas: “Nós vamos prender o prefeito por envolvimento com problema de creche. Isso não é da ofensa. Você tem que ouvir. Ele não gosta de crítica.” Ele foi novamente advertido.

    Na volta do tempo, o candidato do PRTB voltou a dizer: “A Polícia Federal vai prender o Ricardo Nunes. Essa é uma promessa de campanha por causa das merendas”.

    Após sua fala, Marçal foi expulso do debate.

    Duda Lima sangrando após ser acertado por membro da equipe de Marçal • Reprodução

    Foi instaurada, então, uma confusão e as câmeras foram cortadas.

    Em imagens obtidas pela CNN, é possível ver o momento em que Duda Lima é acertado pelo integrante da campanha de Marçal. Veja:

    Marçal diz que marqueteiro de Nunes começou confusão

    Após o debate, Marçal disse que a agressão começou com Duda Lima.

    “Ele avançou contra um integrante da minha equipe e, na reação, ele acabou desferindo um soco contra ele”, declarou Marçal.

    “Duda Lima precisa ser retirado, ele não pode entrar mais nesses debates, pois ele assumiu as dores do prefeito que vou prender. Isso é uma proposta de campanha: ele não vai passar ileso. Ele participou dos esquemas de creche”, prosseguiu Marçal.

    Pelas redes sociais, o candidato do PRTB divulgou um vídeo em que aparece o marqueteiro de Nunes tentando pegar um celular que estava gravando um vídeo. É um trecho curto e não é possível saber o contexto.

    CNN entrou em contato com a assessoria de Nunes e aguarda posicionamento.

    Veja:

    Como foi o debate:

    Antes da agressão e da expulsão, o debate vinha caminhando de forma tranquila, com os candidatos respondendo a questionamentos sobre a cidade e apresentando as suas propostas.

    Além de Nunes e Marçal, participaram do debate os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).

    Foram definidas previamente regras para o debate:

    • Não serão tolerados ataques de natureza pessoal e familiar;
    • Apelidos pejorativos são considerados ofensas/ataques;
    • Ataques pessoais contra oponentes ou familiares não serão aceitos;
    • Não será permitido o porte de objetos usados para ofender ou agredir;
    • Toques físicos que possam significar agressão não serão aceitos;
    • Candidatos não pode sair de seu lugar durante o debate para confrontar adversários.

    Na terceira ocorrência de ofensa, o candidato seria eliminado do debate, teria seu microfone desligado, sua cadeira removida, e, poderia acontecer intervenção da segurança. Como foi feito com Marçal.

    Peguntas da população

    Os candidatos responderam a perguntas da população sobre diversos temas. Veja a seguir:

    • Preservação de monumentos históricos – Marçal: “A primeira coisa que você tem que saber do monumento histórico ser tombado é sete vezes mais caro do que uma reforma privada. Portanto, os empecilhos que existem na legislação em relação a tombamento. É nítido que na sua pergunta mostra que a atual gestão ela não conseguiu fazer o precisa ser feito.”
    • Falta de transporte escolar para crianças nas creches – Nunes: “Sobre o transporte, nós temos o transporte escolar gratuito para todas as crianças. Institui a Baby TEG [Transporte Escolar Gratuito], porque não tinha transporte para os bebês e agora tem. Nos tínhamos em 2020, 70 mil crianças que utilizavam hoje são 150 mil, destas 20 mil são bebês e 25 mil que são crianças que são autistas ou com deficiências. No próximo mandato, eu vou fazer o Mamãe Tarifa Zero. As mamães que tem crianças nas creches municipais que não utilizam o transporte escolar gratuito, elas vão poder utilizar durante a semana toda o transporte. Tem muita mamãe que utiliza a creche do lado do trabalho.”
    • Inclusão para imigrantes – Datena: “O Brasil é o único pais do mundo onde a miscigenação de racas deu certo. A mistura de racas no Brasil foi tão importante no Brasil foi tão importante que deu origem ao que o Brasil tem de maior riqueza. Nós temos ouro, prata, nióbio, água em profusão, Amazônia azul, a Amazônia, mas na realidade o que o Brasil tem de melhor é você. É gente. O Brasil sempre foi visto como um país acolhedor. Não só na época das migrações que ajudaram muito a constituir essa cidade quando vieram nordestinos que ergueram prédios e casas e a mesma coisa deve funcionar em relação a estrangeiros. Nossa função foi tao importante na história do mundo que nos demos um Osvaldo Aranha o passo inicial para ONU. Temos que receber de braços abertos pessoas de todas as etnias e todos os lugares do mundo, porque o Brasil tem essa formação e precisa acolher essas pessoas.”
    • Pessoas passando fome – Marina Helena: “A gente está em uma cidade que não faz mais sentido nenhum as pessoas passarem fome. Isso é fundamental. Você tá no centro da cidade e a gente sabe que a gente tem um problema grande da Cracolândia e a gente tem um problema que são as pessoas em situação de rua. Parte disso, a questão da fome, venha daí. O que me preocupa é o que estão fazendo todas as organizações sociais aqui da prefeitura que estão teoricamente cuidando tanto das pessoas que estão na Cracolândia quanto das pessoas que estão em situação de rua. A nossa vereadora, Cris Monteiro, fez uma pergunta para prefeitura “o que fazem as mais de 90 organizações sociais que hoje cuidam da Cracolândia”. Muitas vezes a alimentação não é dada no local correto. O certo seria que as pessoas foram tiradas das ruas e levadas para abrigos apropriados. Ha cidades em que a gente não vê essa população na rua e nem tem Cracolândia. O fundamental é a porta de saída. O que me preocupa é a gente estar gastando bilhões com essas organizações. A gente precisa da porta de saída. Restabelecer vínculos familiares, dar tratamentos psicológicos e capacitação para o mercado de trabalho.”
    • Transporte público e aumento da passagem de ônibus – Boulos: “Para onde está indo o dinheiro do sistema de transporte de São Paulo? Tem o dinheiro que o povo paga de passagem e, além disso, tem o dinheiro que a prefeitura paga pras empresas, que tá chegando a R$ 6 bilhões. O número de viagens das empresas com os onibus reduziu 20% desde o fim da pandemia. Ou seja, tem menos ônibus na rua, estamos pagando mais e recebendo menos. Para onde está indo esse dinheiro?”
    • Melhoria no turismo e zeladoria – Tabata: “São Paulo é rica por causa dos turistas que recebe também. E a gente sabe que numa cidade como a nossa, os turistas estão indo embora por duas razões muito fundamentais. A primeira delas é a questão de segurança. Você está falando com a gente da Avenida Paulista,  que infelizmente é um dos pontos mais principais de roubo e furto de celular. E aí eu lhe pergunto: ‘Se é uma avenida que tem quatro estações de metrô, por que é que o policiamento não aumenta? Por que é que não tem um trabalho de inteligência?’ Não só com vigilância 24 horas, mas com policiamento. Gente, São Paulo está batendo recorde de roubo de celular, recorde de estupro, recorde de morte no trânsito. E a gente sabe que são sempre nos mesmos lugares. É sempre aquela esquina, é sempre aquele ponto. Porque a polícia, que é a guarda, nunca chega antes? Só chega depois. Não é a questão do roubo de celular, é a segurança das mulheres também.”
    Perguntas dos jovens

    Os jovens questionaram diretamente os candidatos sobre temas diversos. Veja:

    • Poluição – Marçal: “Primeira coisa é que a gente precisa da ajuda do governo do estado para aprovar a isenção do IPVA para carros elétricos. Assim como Brasília fez, isso vai fazer com que as pessoas, ao contrário do que a legislação fala, de que precisa esperar o carro ter 10 anos para ter isenção de IPVA, a gente tem que ter isenção de IPVA desses carros. Isso já vai eleitrificar a frota nos próximos 10 anos. O que a gente precisa também é concluir esse plano de colocar combustível verde nesses mais de 12 mil ônibus dessa cidade. Nós precisamos, com essas 48 mil ruas que a gente tem, e praças aqui, 28 mil quadras a gente precisa plantar 3 milhões de árvores.”
    • Melhora do ensino básico – Boulos: “Eu vou criar um multirão Paulo Freire de alfabetização de jovens adultos para garantir aquilo que o prefeito não tem feito. Ricardo Nunes não tem feito isso. Eu vou fazer sem deixar ninguém para trás. Não podemos deixar para trás, vamos fazer isso em parceira com a associação de moradores e garantir que a gente tenha 100% da população de São Paulo alfabetizada. A gente vai fazer educação integral em São Paulo. E aquelas crianças que estão no ensino fundamental em São Paulo, a gente vai fazer educação integral. Você faz o meio período normal.
    • Vulnerabilidade das mulheres – Tabata: “A gente sabe que São Paulo hoje é uma cidade muito insegura para as mulheres. Eu não sei se você viu aquele vídeo horrível de uma mulher que estava em frente à uma escola pública na Mooca, em plena luz do dia, e um homem tentou arrastá-la para o carro. Graças a Deus não conseguiu. Mas nada foi feito e ele continuou tentando arrastar as mulheres. E eu me fiz uma pergunta, que eu imagino que todas as mulheres se fizeram: ‘Onde é que tava a guarda? Para que serve essa câmera? Nem na luz do dia? Nem em frente a uma escola? É assédio batendo recorde, é violência doméstica, é estupro. São oito estupros por dia que a gente fica sabendo. O crime sempre acontece no mesmo lugar, são esssas áreas que tem de ter o policiamento reforçado, que tem que ter a iluminação top, forte. É a gente cuidar do matagal, da zeladoria. A cidade está muito insegura para as mulheres.”
    • Recurso para projetos sociais na periferia – Nunes: “Pela primeira vez na história da cidade, o PPA, o Programa Pluri Anual, que é uma lei que é a gente é obrigatório a votar no começo da gestão, que vai definir como vai comptar os investimentos, os orçamentos nos próximos quatro. E a gente aprovou pela primeira vez, como eu disse, um artigo que parte dos investimentos devem ser investido nas regiões mais periféricas. Por isso a gente está com muitas obras. Eu vou entregar até o final do ano 8.400 obras e 95% delas nas regiões periféricas.”
    • Incentivo ao empreendedorismo – Datena: “Primeiro é trocar imposto por emprego. São R$ 56 bilhões de impostos cobrados e o emrpesariado tem que ter diminuido os impostos da forma com que ele proporcionar emprego.”
    • Problemas em hospitais públicos – Marina: “A nossa primeira proposta é o ‘Chega de Filas’. Se você passar mais de 30 dias para conseguir agendar ou um exame ou uma consultar com especialistas, você vai receber esse valor para fazer em clínicas particulares. Outro ponto fundamental  é gestão. A gente viu no Hospital das Clínicas um depoimento que me marcou demais uma pessoa no hospital me disse o seguinte: ‘Quando a gente dependia do Estado, a gente tinha um comparecimento nas consultas de 15%. A gente resolveu confirmar com a pessoa um dia antes. E aí passou para 77%”. Então a gente pode sim melhorar a gestão para fazer com que esses agendamentos sejam facilitados e para fazer também com que haja confirmação.”

 

Sport vence Paysandu em Belém e volta ao G-4 da Série B

24/09/24
Por Yuri Teixeira
http://blogfolhadosertao.com.br
Com o resultado, Rubro-negro chegou aos 46 pontos e se recuperou de empate com o Goiás
Sport se recuperou bem do empate com o Goiás na rodada passada. No primeiro de dois jogos longe do Recife, o Rubro-negro esteve longe de ter uma boa atuação, na noite desta segunda-feira (23), em Belém, mas soube ser eficiente para vencer o Paysandu, por 1×0, pela 28ª rodada da Série B.

O resultado foi o necessário para recolocar o Leão no G-4, agora com 46 pontos, na 3ª posição. Em crise, o Papão é apenas o 16º, com 30 pontos ganhos. Na próxima rodada, a equipe de Pepa visita o Mirassol, domingo, às 18h30, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia.

Lesão confirmada

Substituído na última partida com dores no tornozelo, o volante Fabricio Domínguez teve lesão confirmada pelo Sport. De acordo com o clube, o camisa 8 está em tratamento de uma torção no pé direito.

O jogo

A formação mais defensiva fez com que o Sport tivesse um primeiro tempo sem muito brilho em Belém. Aliás, nos 50 minutos iniciais, o que pôde ser visto foi um confronto muito brigado.

Foram quatro cartões amarelos e pouca inspiração de ambos os lados. O goleiro Diogo Silva, do Paysandu, sequer precisou trabalhar com as mãos.

Do outro lado, o Papão só incomodava com Nicolas. Aos 22, o camisa 11 fez boa jogada individual, mas foi travado na hora do chute. Mais tarde, o centroavante aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para defesa de Caíque França.

O goleiro rubro-negro ainda precisou intervir em chute forte de Borasi, fazendo a defesa em dois tempos. O Sport só veio incomodar o Paysandu, aos 36, em finalização de cabeça de Zé Roberto, que foi por cima da meta bicolor.

Em meio à baixa produtividade do time, Pepa acionou Dalbert no lugar de Felipinho, com o intuito de conter o ímpeto do Paysandu pelo lado esquerdo defensivo, e lançou Chrystian Barletta na vaga de Pedro Martins. Assim, no segundo tempo o Sport passou a ganhar campo e marcar presença no ataque.

Foi o primeiro gol do lateral desde que retornou ao clube, em julho. Com a vantagem, o Sport soube se fechar defensivamente para garantir três pontos na capital paraense.

Ficha do jogo 

Paysandu 0
Diogo Silva; Edilson, Wanderson, Lucas Maia e Kevyn; João Vieira, Matheus Trindade (Netinho) e Juninho (Robinho); Jean Dias (Esli García), Borasi e Nicolas (Joel). Treinador: Márcio Fernandes.

Caíque França; Igor Cariús (Alisson Cassiano), Rafael Thyere, Chico e Felipinho (Dalbert); Felipe, Julián Fernández, Pedro Martins (Chrystian Barletta) e Lucas Lima (Luciano Castán); Wellington Silva e Zé Roberto (Dieguinho). Treinador: Pepa.

Local: Estádio da Curuzu (Belém/Pará)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Leonardo Henrique Pereira (ambos de MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG
Gols: Igor Cariús, aos 18′ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Matheus Trindade, Wanderson, Diogo Silva, João Vieira, Borasi (PAY); Julián Fernández, Felipe, Igor Cariús (SPT)

NA RUA: Justiça manda soltar Deolane e outros presos em operação contra jogos ilegais e lavagem de dinheiro

24/09/24

Por: Felipe Resk

http://blogfolhadosertao.com.br

1 – Decisão é do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4ª Câmara Criminal

2- Com o habeas corpus, apenas quatro investigados permanecem com a prisão decretada pela Justiça. São eles: Bóris Maciel Padilha e Thiago Lima Rocha, ambos empresários, o investigado Flavio Cristiano Bezerra Fabricio, além do próprio Gusttavo Lima.copy sharing button

sharethis sharing button
 (Deolane está presa no Agreste de Pernambuco desde 10 de setembro)
Deolane está presa no Agreste de Pernambuco desde 10 de setembro

 

O desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4ª Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), decidiu soltar a influenciadora Deolane Bezerra, a mãe dela e outros 16 investigados na Operação Integration, que apura lavagem de dinheiro do jogo do bicho e de apostas esportivas.

 

A decisão, que foi publicada na noite desta segunda-feira (23), acata um pedido de habeas corpus da defesa do empresário Darwin Henrique da Silva Filho, o CEO da Esportes da Sorte, considerado o pivô do esquema pela Polícia Civil. O cantor Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada nesta tarde, não foi beneficiado pela medida.

 

Para soltar a maioria dos alvos da Operação Integration, Guilliod Maranhão considerou que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pediu para a Polícia Civil investigar mais o caso, antes de oferecer denúncia formal. O inquérito havia sido relatado na semana passada.

 

“Em verdade, a partir do momento em que o Órgão Ministerial não se mostra convicto no oferecimento da denúncia, mostram-se frágeis a autoria e a própria materialidade delitiva, situação esta que depõe contra o próprio instituto da prisão preventiva prevista na norma adjetiva penal”, escreveu o desembargador.

 

“Destarte, a ausência de convicção manifestada pelo requerimento de diligências para identificação da autoria delitiva, de fato, impõe a revogação das prisões preventivas determinadas pelo Juízo”, registrou. “Se inexistem elementos para o oferecimento da denúncia, a prisão dos acusados deve ser imediatamente relaxada sob pena de configuração de constrangimento ilegal.”

 

Em vez da cadeia, o desembargador decidiu impor uma série de outras medidas cautelares, como não mudar de endereço ou se ausentar da comarca onde reside sem prévia autorização judicial.

 

Outras medidas impostas foram “não praticar outra infração penal dolosa”, necessidade de comparecer em juízo para assinar termo de compromisso em até 24 horas e não frequentar ou participar de tomadas de decisão de empresas investigadas no suposto esquema.

 

Os investigados estão proibidos, ainda, de “fazer publicidade ou menção a qualquer plataforma de jogos”.

 

Os bloqueios de bens, no entanto, foram mantidos pelo desembargador.

 

Os beneficiados

 

Além do CEO da Esportes da Sorte e de Deolane e Solange Bezerra, o desembargador decidiu revogar a prisão da mulher dele, Maria Eduarda Quinto Filizola, da irmã, Marcela Tavares Henrique da Silva, da mãe, Maria Aparecida Tavares de Melo, do pai, Darwin Henrique da Silva, da madrasta, Giorgia Duarte Emerenciano, e da tia, Dayse Henrique da Silva.

 

Deolane está detida em Buíque, no Agreste de Pernambuco. Já a mãe dela, no Recife.

 

A medida favoreceu, ainda, Jose André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Trutta Henriques Rocha, que são donos da Vai de Bet e estão foragidos. A mesma situação se aplica ao empresário Edson Antonio Lenzi, sócio da Pay Brokers, e Rayssa Ferreira Santana Rocha, da Zelu Brasil, ambas empresas facilitadoras de pagamentos, que não chegaram a ser presos.

 

Os outros alvos que tiveram a prisão revogada são: Ruy Conolly Peixoto, diretor da Esportes da Sorte e procurador do Jockey Club Cearense, o empresário Thiago Heitor Presser, o outro sócio da Pay Brokers, além de Eduardo Pedrosa Campos, da mãe dele, Maria Bernadette Pedrosa Campos, e da tia Maria Carmen Penna Pedrosa.

 

A decisão aconteceu horas depois de a juíza de primeira instância Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital, do TJPE, rejeitar o pedido de soltura do MPPE, reafirmar todas as preventivas e ainda decretar a prisão do cantor Gusttavo Lima.

 

Com o habeas corpus, apenas quatro investigados permanecem com a prisão decretada pela Justiça. São eles: Bóris Maciel Padilha e Thiago Lima Rocha, ambos empresários, o investigado Flavio Cristiano Bezerra Fabricio, além do próprio Gusttavo Lima.

HFN – Hotel & Food Nordeste traz espaço dedicado à confeitaria e hambúrgueres

24/09/24

Ascom HFN – Hotel & Food Nordeste

http://blogfolhadoseertao.com.br

 

Gourmet Experience e o Espaço Confeitar movimentam o mercado de Food  Service no Nordeste - HFN - HOTEL & FOOD NORDESTE

A HFN – Hotel & Food Nordeste, maior feira de hospitalidade e alimentação fora do lar do Norte e Nordeste, promove mais uma edição do projeto Confeitar, workshop de confeitaria idealizado por Anna Corinna, e também a Arena Burguer, dedicado às hamburguerias. O evento será realizado no Pernambuco Centro de Convenções entre os dias 2 e 4 de outubro, das 14h às 21h, com entrada gratuita para profissionais do setor.

Com 12 aulas que abrangem desde bolos decorados a chocolates e sobremesas, o Confeitar é gratuito e traz uma abordagem prática e educativa. A programação inclui aulas com renomados confeiteiros, que ensinarão técnicas contemporâneas e receitas clássicas. Entre os destaques, estão a aula sobre bolo de noiva decorado, tortinhas saudáveis e a famosa decoração com chantilly.

Simultaneamente, a feira se tornará o centro das atenções para os amantes de hambúrgueres. O estande da Seleto Industrial, em colaboração com Quarteiro e Quantum, traz chefs renomados, como Bruno BBQ e João do Creme Americano. Os especialistas realizarão demonstrações ao vivo e degustações, proporcionando aos visitantes uma experiência interativa e cheia de sabores.

Os espaços irão capacitar os participantes e também celebrar a diversidade gastronômica, tornando as regiões Norte e Nordeste um ponto focal para profissionais e entusiastas da culinária. “Além de dicas gastronômicas, é importante destacar que também abordaremos temas de empreendedorismo para impulsionar vendas, promovendo os negócios de alimentação e hospitalidade”, declara a diretoria da Insight Feiras e Negócios, liderada pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes.

A HFN – Hotel & Food Nordeste, a maior feira de alimentação fora do lar e hotelaria do Norte e Nordeste é realizada de forma integrada à  Super Mix. A feira conta com o patrocínio da Pan Cristal, além de apoio da COFAPINOX, ABIMAQ e Mais Vida. O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20, no site https://hfne.com.br .

Serviço

HFN – Hotel & Food Nordeste, a maior feira de alimentação fora do lar e hotelaria do Norte e Nordeste

Data: de 2 a 4 de outubro, das 14h às 21h

Local: Pernambuco Centro de Convenções

https://hfne.com.br

Confira programação do Confeitar:

02 de Outubro

14h30 – Bolo de noiva decorado: Anna Corrinna

16h – Bolo de ganache vintage: Vânia Elihimas

17h30  – Tortinha de morango saudável: Confeitaria do Oliveira

19h – Caseirinhos: Amanda Santos

03 de Outubro

14h30 – Decoração contemporânea com chantilly: Iris Pompeu

16h – Cheesecake trufada com chocolate belga: Luciano Chaves

17h30 – Bolo de frutas vermelhas com buttercream: Anna Corinna

19h – Decoração de bolo com chantilly: Amanda Santos

04 de Outubro

14h30 – Bolo de Rolo Vertical: Ana Amélia

16h – Vintage Cake Natalino: Marcela Soares

17h30 – Brownies Lucrativo: Iris Pompeu

19h – Tartellete – Sorteiro: Amanda Santos

Arena Burguer – rodas de conversa com os mestres

– Bruno BBQ – Mestre das grelhas!

– João do Creme Americano – O chef das criações irresistíveis!

– André da Trato – O mago dos temperos!

– Pedro Valsas (Pão com Carne) – Criador de sanduíches memoráveis!

– Saulo Matos e Marcos Brito – Expert em técnicas de churrasco e carnes premium!


 

Pernambuco é anunciado como primeiro território a participar de laboratório da ONU em investimentos internacionais verdes e justos

24/09/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
O estado de Pernambuco tornou-se o primeiro e único território do mundo a participar do laboratório de transição energética verde e justa da Organização das Nações Unidas (ONU). O Case Pernambuco para o “Finance for Just and Green Energy Transition Laboratory” (FJGET-LAB, na sigla em inglês) foi lançado neste sábado (21), em Nova Iorque (EUA), durante evento da ONU – Summit of the Future (Cúpula do Futuro da ONU). O convite é um reconhecimento da efetividade das ações para Transição Energética Verde e Justa desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco.
 
A governadora Raquel Lyra comemorou o reconhecimento internacional. “Para nós, do Governo de Pernambuco, sustentabilidade é coisa séria e uma das nossas prioridades. Queremos crescer economicamente, mas de forma ambientalmente consciente. Recebemos esse anúncio com a alegria de quem está trilhando o caminho certo para entregar um estado muito melhor às futuras gerações”, afirmou.
 
“No último sábado, consolidamos Pernambuco como único estado no mundo a participar do primeiro Laboratório da ONU de finanças sustentáveis para a transição energética justa e verde (FJGET-LAB) a nível global. Esta iniciativa promete alavancar o nosso processo de atração de investimentos para a promoção dessa nova economia regenerativa em Pernambuco”, pontuou Ana Luiza Ferreira, secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas). 
 
O FJGET-LAB é uma iniciativa que reúne agências da ONU (UNCDF e PNUD), bancos multilaterais e nacionais de desenvolvimento (BID, Banco Mundial, BNDES), fundos soberanos, governos nacionais, universidades e think thanks, com o objetivo de criar novas arquiteturas financeiras que possam reduzir riscos e facilitar o investimento privado de forma ágil e em larga escala dentro do eixo de transição energética verde e justa. O evento está sendo apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Blend Institute. 
 
O laboratório foi idealizado especialmente para a América Latina e Caribe, que concentram boa parte do potencial de produção energética renovável no mundo. No entanto, a região enfrenta desafios significativos na expansão destes investimentos, devido à falta de quadros estruturados para financiamento justo e verde. 
 
Os investimentos globais em tecnologias de transição energética atingiram um máximo recorde de US$ 1,3 trilhões em 2022, mas é necessário muito mais para atingir as metas do Acordo de Paris, estabelecido em 2015. Para que o aquecimento global cresça até 1,5°C, como prevê a meta, os investimentos anuais deverão quadruplicar.
 
“Queremos trazer esses investimentos para Pernambuco e por isso estamos com o braço de capital para o desenvolvimento da ONU (UNCDF), além de outras organizações internacionais. O Case Pernambuco será estudado por essas instituições para mobilizar finanças privadas a investir em projetos que acelerem o processo de transição energética, sobretudo fazendo com que esse processo cada vez mais fomente desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado”, afirmou o secretário-executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), Guilherme Sá.
 
Dentro do escopo do FJGET-LAB, haverá quatro objetos de investimentos distintos: Indústrias verdes; Indústrias Correlatas e de Apoio; Condições de Fatores Habilitantes (infraestrutura, energia, logística, trabalho, etc); e Condições para Desenvolvimento Territorial. 
 
Até 2027, o modelo piloto pernambucano fornecerá uma espécie de base crítica para desenvolver uma solução financeira global replicável e ampliada para permitir essa transição justa e verde também em outros territórios. 
 
MULHERES NAS FINANÇAS – A comitiva pernambucana que está em Nova Iorque (EUA) também foi incumbida de representar o estado no lançamento da Plataforma Global de Mulheres Líderes em Finanças Verdes e Justas (Women in Finance – Global Leaders Platform), evento paralelo à Cúpula do Futuro.
 
A governadora Raquel Lyra foi convidada a participar como palestrante na primeira sessão do diálogo de alto nível do evento, mas devido a compromissos previamente agendados, não compareceu. Ela enviou como representante oficial a secretária Ana Luiza Ferreira. 
 
A iniciativa é liderada por mulheres líderes em finanças globais e que desenvolvem projetos para acelerar o financiamento de políticas de transição justa e climática com igualdade de gênero em escala.
 
Os principais objetivos desta plataforma são reconhecer as contribuições de mulheres líderes em finanças climáticas e de desenvolvimento, lançar um chamado à ação para promover uma ampla gama de soluções financeiras que apoiem os países em desenvolvimento na implementação de uma transição energética justa e verde, com foco na equidade de gênero. 
 
Compõem a delegação de Pernambuco a secretária Ana Luiza Ferreira; o secretário-executivo Guilherme Sá (Sdec); a secretária-executiva da Secretaria de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), Rayane Aguiar; a secretária-executiva de Sustentabilidade, Karla Godoy (Semas); e o secretário-executivo de Meio Ambiente, Walber Santana (Semas).
 
Fotos: Divulgação