Sport vence o CRB  e volta ao G4 da Série B

16/09/24

Haim Ferreira

http://blogfolhadosetao.com.br

Meia rubro-negro marcou o primeiro gol e deu assistência para o segundo, anotado por Zé Roberto
<i>(Foto: PAULO PAIVA/SCR)</i>
O Sport venceu o CRB por 2 a 0 na noite deste domingo (15), na Arena de Pernambuco, pela 26ª rodada da Série B. O grande destaque da partida foi o meia Lucas Lima, que marcou o primeiro gol e deu a assistência para o segundo, do atacante Zé Roberto.
Com o resultado, os rubro-negros voltaram ao G4 após 12 rodadas, assumindo a 4ª colocação com 42 pontos. O Leão acabou se beneficiando com os tropeços de dois times que poderiam roubar a sua vaga – Vila Nova e Ceará, que perderam para Brusque e Chapecoense, respectivamente.

Além do bom público para acompanhar a estreia do técnico Pepa diante da torcida – mais de 16 mil pessoas -, os pernambucanos ainda chegam aos quatro jogos de invencibilidade na competição, tendo conquistado 10 dos 12 últimos pontos em disputa no Brasileirão.

O Sport agora volta a campo na próxima quarta-feira (18), novamente na Arena de Pernambuco, às 19h, contra o Goiás. A Ilha do Retiro ainda depende da liberação do Corpo de Bombeiros.

O JOGO
<i>(Foto: PAULO PAIVA/SCR)</i>
O Sport fez mais um jogo de imposição sob o comando do técnico Pepa. O português promoveu duas mudanças no time titular, com as entradas de Dalbert e Zé Roberto nos respectivos lugares de Felipinho e Gustavo Coutinho.

Não necessariamente graças a estas mudanças, o Leão dominou o primeiro tempo, tendo o goleiro Caíque França sido um mero espectador na etapa inicial. Quem destoou positivamente foi o meia Lucas Lima.

Com ótima movimentação, o armador conseguiu encaixar ótimas assistências e jogadas em profundidade. Mas foi dos seus próprios pés que saiu o primeiro gol da partida, aos 35 minutos.

Após boa investida pelo lado direito, o camisa 19 driblou dois jogadores e acertou um lindo chute dentro da grande área, sem chances para Matheus Albino. Ele quase ampliou o placar em uma tentativa de gol olímpico durante escanteio.

<i>(Foto: PAULO PAIVA/SCR)</i>
No segundo tempo, os rubro-negros não baixaram o ritmo e foram recompensados cedo. Logo aos oito minutos, a estrela de Lucas Lima voltou a brilhar. Desta vez pelo lado esquerdo, ele acertou um cruzamento milimétrico na cabeça de Zé Roberto, que só escorou para o fundo das redes.
PUBLICIDADE

Com a vitória construída, o Sport passou a jogar com a vantagem debaixo dos braços. Se por um lado o ímpeto ofensivo diminuiu, por outro os pernambucanos também não correram riscos.
Pepa promoveu as entradas de Julián Fernández, Pedro Vilhena, Coutinho, Wellington Silva e Fabinho e só esperaram e só teve o trabalho de controlar a partida. A vitória garantiu ao time comandado por Pepa a volta ao G4 após 12 rodadas. A última vez que a equipe havia estado de maneira definitiva no grupo de acesso havia sido há dois meses.

FICHA DO JOGO

SPORT: 2

Caíque França; Igor Cariús, Chico, Rafael Thyere e Dalbert; Felipe (Julián Fernández), Fabricio Domínguez (Pedro Vilhena) e Lucas Lima (Fabinho); Chrystian Barletta (Wellington Silva), Tití Ortíz e Zé Roberto (Gustavo Coutinho). Técnico: Pepa.

CRB: 0

Matheus Albino; Hereda, Saimon, Segovia e Willian Formiga (Jorge); Falcão (João Pedro), Marco Antônio e Gegê; Mike (Kleiton), Anselmo Ramon, Léo Pereira e Jorge. Técnico: Bruno Pivetti.

Cartões Amarelos: Felipe (SPO); Mike, Segovia, Saimon (CRB)

Gols: Lucas Lima (35’1T); Zé Roberto (8’2T)

Público: 16.386 

Renda: R$ 339.125,00

Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)

Assistente 1: Marcio Iglesias Araujo Silva (PI)

Assistente 2: Janystony Rabelo de Melo (PI)

VAR: Philip Georg Bennett (RJ)

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos mantém liderança com 77% das intenções de voto

16/09/24

Por Carlos André Carvalho

http://blogfolhadosertao.com.br

Prefeito e candidato à reeleição cresceu um ponto percentual em relação à 1ª rodada da pesquisa

A segunda rodada de pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta segunda-feira (16), assim como a primeira, realizada de 24 a 26 de agosto, indica larga vantagem do prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição.

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, João Campos fica com 77% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que na pesquisa anterior. Em segundo, aparece Gilson Machado (PL), com 7%, que também cresceu um ponto percentual, seguido por Daniel Coelho (PSD), que repete os mesmos 5% da pesquisa anterior.

Assim como na primeira rodada, nesta há um empate técnico entre o segundo e terceiro colocados numericamente. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%. Dani Portela (PSOL) saiu de 3% para 2%, mas ainda empatada tecnicamente com Coelho.

Tecio Teles (Novo) repetiu o mesmo 1% da primeira rodada da pesquisa; Simone Fontana (PSTU) saiu de zero para um 1%; Ludmila Outtes (UP), que não chegou a ser citada por 0,5% dos entrevistados na primeira pesquisa, ficando com zero, nesta segunda não foi mencionada. Já Victor Assis (PCO) ficou com zero nas duas rodadas. Os que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto somaram 5%, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior (6%). Os que não sabem ou não responderam soma 3%, o mesmo da primeira rodada.

.Escreva a legenda aqui

Estratificação
Na estratificação da pesquisa estimulada, Campos tem maioria do seu eleitorado no público feminino (79%), na faixa etária de 16 a 24 anos (79%), com até o ensino fundamental (83%) e nos que ganham até dois salários mínimos (81%).

Gilson detém uma maior parcela do seu eleitorado formado por homens (8%), com 60 anos ou mais (8%), nível superior (13%) e que recebem mais de cinco salários mínimos (13%). Já Daniel Coelho tem a maior parte dos seus eleitores do sexo masculino (6%), com idade de 16 a 24 anos (8%) e grau de instrução até o fundamental e os de nível superior, ambos com 6%. Quanto à renda, figuram os que ganham de dois a cinco salários mínimos e mais de cinco salários (6%).

Espontânea
Na pesquisa espontânea – na qual não são apresentados os nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, João fica com 65% das intenções voto contra 57% da pesquisa anterior. Gilson tem 6% ante 4% da primeira rodada; seguido por Daniel, que possui 3% na última pesquisa, mas estava com 1%.

Dani repetiu o 1% que tinha antes. Tecio, que foi citado na primeira, mas não chegou a 0,5%, ficando com zero; não foi mencionado desta vez. Simone, Victor  e Ludmila não foram citados em nenhuma das duas pesquisas espontâneas. Ninguém/branco/nulo caiu de 8% para 5%. O percentual de não sabe/não respondeu caiu de 28% para 21%.

Preferências
Quanto às preferências do eleitor com relação à gestão do(a) próximo(a) prefeito(a), 58% dos entrevistados querem um prefeito “que dê continuidade à forma como Recife vem sendo administrada” diante 50% da primeira pesquisa. Os que dizem que querem “que mude um pouco a forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras” somam 24%, antes eram 26%.

Os que desejam que “mude totalmente a forma de administrar o Recife” somam 17% contra os 22% do levantamento anterior. O percentual de “não sabe/não respondeu” foi de 2% em agosto e agora.

Para a segunda rodada de pesquisa Folha/IPESPE sobre as eleições do Recife, realizada face a face dos dias 12 a 14 de setembro, foram ouvidos 800 eleitores recifenses. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-08406/2024.

Datena é expulso de debate da TV Cultura por agressão a Pablo Marçal

16/09/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

A agressão aconteceu após Pablo Marçal fazer uma pergunta para Datena e provocar o apresentador e candidato sobre não conseguir agredi-lo

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), durante debate promovido pela TV Cultura para a eleição municipal de São Paulo. A emissora precisou interromper a transmissão ao vivo  e expulsou o tucano.

A agressão aconteceu após Pablo Marçal fazer uma pergunta para Datena. O candidato do PRTB questionou  quando Datena pararia com a “palhaçada” e desistiria da candidatura à prefeitura de São Paulo.

“A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali”, disse Marçal.

PROVOCAÇÕES E DISCUSSÃO

Logo em seguida, as provocações continuaram, e Marçal disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, realizado no dia 8 de setembro, finalizando que o candidato “não é homem nem para fazer isso”. Após essa fala, Datena já apareceu nas imagens arremessando uma cadeira contra Marçal.

“A decisão da televisão foi de expulsar o candidato Datena do debate, conforme estava previsto no regulamento assinado e aceito por todos”, disse o mediador do encontro que reúne os candidatos à prefeitura de São Paulo.

No primeiro bloco do debate, já havia ocorrido atritos entre os dois candidatos quando Marçal relembrou um caso de assédio sexual envolvendo Datena.

O influenciador perguntou se o tucano teria chegado a tocar nas partes íntimas da vítima. Marçal fez referência a uma acusação de uma ex-repórter do programa Brasil Urgente contra Datena, em 2019. Em reposta, o apresentador respondeu que o processo foi arquivado. “A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório. Pediu desculpas a mim e para minha família”, afirmou. Após o ocorrido, o debate prosseguiu sem a presença de Datena e de Marçal, que pediu para não participar por não estar em condições apropriadas após a agressão.

Lia de Itamaracá e Big Band da Ciranda farão show inédito no Rock In Rio

16/09/24

Michelle Assunção
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

No dia 22 de setembro, o festival Rock in Rio receberá uma apresentação histórica de Lia de Itamaracá, mestra da ciranda, ícone da cultura popular brasileira e Patrimônio Vivo de Pernambuco. O show acontecerá no mais novo espaço do festival, o Global Village, que ocupa 7.500 metros quadrados e promete oferecer uma experiência imersiva, reunindo lojas, restaurantes e culturas de diversos países. Com um palco imponente de 18,50 metros de altura e 35 metros de comprimento, inspirado por arquiteturas icônicas como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o espaço será um verdadeiro manifesto pela paz e diversidade, promovendo a união entre as culturas globais através da música, tradição e inovação.

É nessa atmosfera de celebração intercultural que Lia de Itamaracá, aos 80 anos e vivendo o auge de sua trajetória artística, subirá ao palco com sua Big Banda da Ciranda, que traz uma fusão de tradição e contemporaneidade. Acompanhada por um grupo de músicos excepcionais, a formação instrumental é robusta e diversa: Lia será acompanhada pelas Irmãs Baracho, Biu e Dulce, nos vocais; Ganga Barreto, Toinho e Tony Boy, na percussão; Danda do Sax, Deco do Trombone, Biu Negão e Bibiu, nos sopros; Erick nos teclados e baixo; Max na bateria e percussão; e Lígia Matos, na guitarra. O Rock in Rio marcará a trajetória de Lia não apenas pela grandiosidade do evento, mas também pela inauguração desta banda mais potente, que passará a acompanhar a artista em shows internacionais, consolidando ainda mais sua carreira fora do Brasil.

A equipe envolvida na apresentação, composta por técnicos e produtores do Rio de Janeiro e de Recife, conta com mais de trinta profissionais. A direção artística é assinada por André Brasileiro, com iluminação de Natalie Revoredo e projeções visuais da VJ Mary Gatis. O intuito é proporcionar uma experiência impactante em som e imagem, especialmente para um público diverso, muitos dos quais terão o primeiro contato com a arte de Lia. Outra novidade está no figurino exclusivo, criado por Júlio César, estilista que vem desenvolvendo peças inspiradas em Lia e na vibrante estética da cultura pernambucana.

Além da super banda, o show de Lia no Rock in Rio inspirou a criação da campanha “Lia in Rio”, que se comporá de uma série de produtos exclusivos, incluindo camisetas, ecobags, postais, fotos, canecas, cangas de praia e outros itens. Esses produtos serão lançados em breve na loja online própria da artista. Paralelamente, está sendo produzido um documentário que irá capturar os bastidores da preparação de Lia para o Rock in Rio, incluindo seus shows nas cidades de Arcoverde e Itamaracá, com a nova banda, até a produção do figurino e todos os preparativos para o momento glorioso de sua apresentação no festival. A equipe do documentário, com direção de Beto Hees e Ytallo Barreto, também registrará os melhores momentos de Lia no palco do Global Village. O filme será lançado posteriormente e poderá circular nas exposições itinerantes sobre a vida e obra de Lia, atualmente em exposição permanente na Embaixada da Ciranda, na Ilha de Itamaracá.

SHOW – A apresentação no Rock in Rio começará com uma homenagem aos orixás, abrindo com Exu e seguindo com canções para Yemanjá, Oxum e Xangô, criando uma atmosfera de conexão espiritual e ancestralidade. No segundo bloco, Lia trará ao palco uma seleção de cirandas clássicas, como “Eu Sou Lia”, “Minha Ciranda”, “Preta Cirandeira”, “Vim a Recife” e “Frevo Ciranda”, celebrando a tradição que a consagrou como a rainha da ciranda. O terceiro bloco será dedicado aos cocos de roda, uma homenagem a Dona Selma do Coco, com músicas “Moreninha Dente de Ouro”, “Dalê Manoel” e “Areia”. No quarto bloco, Lia surpreenderá o público com ritmos e arranjos diferenciados, explorando gêneros como merengue e bolero, e interpretará canções como “Rosa Maria”, “Vizinha”, “Desde Menina” e “Bom Dia Meu Amor”. Para encerrar o espetáculo, Lia retornará às cirandas tradicionais, finalizando com uma interpretação poderosa de “Dorme Pretinho”, uma adaptação de “Duerme Negrito”, de Mercedes Sosa, que ganhou uma releitura emocionante na voz da cirandeira.

O show Lia e a Big Band da Ciranda marcará não apenas a trajetória da artista, mas também a presença da cultura pernambucana no cenário nacional e internacional, celebrando a diversidade que o Rock in Rio, este ano, tão bem representa. Será um momento de valorização da inclusão, da união entre povos e tradições, em sintonia com a atmosfera de celebração cultural promovida pelo festival.

MAIOR VISIBILIDADE  – Lia será o destaque em uma entrevista especial no programa Sem Censura, conduzido pela apresentadora Ciça Guimarães e exibido pelo canal TV Brasil e também transmitido pelo YouTube. A entrevista, que irá ao ar no dia 20 de setembro, contará com a presença de Daúde (cantora e parceira musical de Lia), Beto Hees (empresário e produtor de Lia) e da jornalista e escritora Michelle de Assumpção, biógrafa e assessora de comunicação da artista. Além de focar na vida e obra de Lia de Itamaracá, o programa fará um especial musical com Lia, que estará acompanhada pelo Quarteto da Ciranda, uma formação que costuma levar para apresentação mais intimistas.

Não existe confisco de dinheiro depositado em contas bancárias, diz Governo Federal

16/09/24

http://blogfolhadosertao.com.br

– Não existe confisco de dinheiro depositado em contas bancárias

NOTA OFICIAL

Governo Federal esclarece que é falsa a informação de que haverá confisco do dinheiro dos brasileiros depositados em contas bancárias

Projeto de Lei 1.847/24, discutido e aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, trata de valores que cidadãos ou empresas esqueceram em algum banco, consórcio ou outra instituição, e não foram reclamados ou movimentados por mais de 25 anos.
A previsão para incorporação desses recursos pelo Tesouro Nacional não é novidade, está prevista em legislação há mais de 70 anos, na Lei 2.313 de 1954.
Isso não representa confisco.
O objetivo do Projeto de Lei é a incorporação desses valores pelo Tesouro Nacional após 30 dias da publicação da lei. No entanto, isso não significa que os cidadãos perderão o direito a esse dinheiro.
O Ministério da Fazenda publicará um edital no Diário Oficial da União com informações sobre esses valores e o recolhimento poderá ser contestado pelos que tiverem direito.
A lei aprovada por deputados e senadores servirá para garantir como compensação para garantir a manutenção da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia e dos municípios com até 156 mil habitantes. Esses recursos serão considerados para fim de cumprimento de meta primária, o que é bom para o Brasil.
Vale lembrar ainda que, desde o dia 7 de março de 2023, o Banco Central disponibiliza em seu site as informações sobre quem possui recurso esquecido em conta bancária e como requisitar o resgate de eventuais valores.
O acesso e resgate desse dinheiro está disponível inclusive para familiares de pessoas que já faleceram.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República