05/09/24
Dia: 4 de setembro de 2024
Raquel Lyra sanciona lei que reajusta em 75% o valor do auxílio-moradia concedido pelo Estado
05/09/24
Proae retifica edital do Processo Seletivo Unificado 2024 para o Programa de Assistência de Estudantil
05/09/24
Ascom Univasf
http:/blogfolhadosertao.com.br
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) retificou o Edital Nº 3/2024 do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2024 para o Programa de Assistência Estudantil (PAE). A retificação foi divulgada por meio da Portaria Nº 1.823, de 2 de setembro de 2024. O edital do PSU 2024 visa à formação de cadastro reserva para concessão de bolsas, auxílios e acesso aos serviços do PAE.
As inscrições para o PSU 2024 estão abertas e podem ser feitas até 19 de setembro pelo site do PAE. Serão ofertadas as modalidades Auxílio Permanência, Auxílio Alimentação, Auxílio Creche e manutenção de alimentando e/ou dependente, Bolsa Permanência da Univasf, Restaurante Universitário, Residência Estudantil e Inclusão Digital – Computadores.
Dúvidas podem ser encaminhadas à Proae pelos e-mails proae@univasf.edu.br e servicosocialproae@univasf.edu.br ou pelo telefone/WhatsApp: (87) 99903-1297.
Morro da Conceição: missa de sétimo dia das vítimas do desabamento acontece nesta quinta (5)
05/09/24
Por Raoni Nunes
http://blogfolhadosertao.com.br
Duas pessoas morreram na tragédia no santuário; reitor Emerson Borges vai celebrar a homenagem
De acordo com a a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), duas mulheres, de seguem de 80 e 43 anos de idade, permanecem recebendo acompanhamento multidisciplinar em unidades públicas de saúde.
Uma continua no Hospital Getúlio Vargas e a outra foi transferida para o Hospital Memorial Jaboatão, na tarde desta quarta-feira(04).
Ela passou por novos exames laboratoriais pré-cirúrgicos para avaliação e definição, caso necessário, de programação cirúrgica. O quadro geral de saúde de ambas é considerado estável.
Desabamento do Santuário
Festa do Morro
A realização da tradicional Festa do Morro da Conceição está mantida, segundo Emerson Borges. A edição deste ano será a 120ª do festejo religioso.
As celebrações começam geralmente em 29 de novembro, com a Procissão das Bandeiras, e se estendem até o dia 8 de dezembro, dia da padroeira afetiva do Recife.
Com a tragédia, o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição afirmou que a festa pode adotar um formato diferente.
Visitação
A área onde fica a imagem da santa será liberada para a visitação dos fiéis, em horários específicos. Às 19h30 desta terça deve acontecer o Rosário, que é a leitura do terço. Já a partir desta quarta-feira (4), o local será aberto em dois períodos: das 6h às 8h e das 18h às 21h.
Famílias do CadÚnico podem ter acesso à Tarifa Social pelo Conecta Recife
05/09/24
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
Com a bandeira vermelha anunciada pela Aneel, conta da luz vai chegar mais cara no bolso do brasileiro. No Recife, cerca de 90 famílias são beneficiadas.

O mês de setembro inicia pesando mais no bolso devido ao aumento da conta de energia elétrica. No anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias passarão a operar na bandeira vermelha já a partir desta semana. Para ajudar a pagar a conta, a Prefeitura do Recife disponibiliza dentro do portal Conecta Recife a inclusão no benefício da Tarifa Social, que concede descontos que podem variar entre 10% e 65% aos domicílios em situação de vulnerabilidade e que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Para ter acesso à Tarifa Social, além de estar inserido no CadÚnico e ter os dados atualizados. Não é preciso ser proprietário do imóvel, basta comprovar o aluguel ou que o representante familiar cadastrado no Cadúnico resida no imóvel, mesmo que não seja o titular da conta de energia. O Tarifa Social tem um link disponibilizado na área de destaque do Conecta Recife, que pode ser acessado pelo site (conecta.recife.pe.gov.br) ou pelo aplicativo, de mesmo nome, disponível gratuitamente para smartphones tipo Android e iOS.
Somente no Recife, cerca de 90 mil famílias recebem o desconto na conta de luz por meio da tarifa reduzida. Desse total, 13,2 mil famílias passaram a ter acesso à Tarifa Social por meio do Conecta Recife. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício social administrado pelo Grupo Neoenergia, destinado às famílias de baixa renda. Para a garantia da continuidade do benefício é preciso que cada uma delas mantenha seus dados cadastrais atualizados junto ao CadÚnico a cada dois anos.
Resultado da primeira etapa do concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros é divulgado
Alepe aprova aumento do Auxílio Moradia e Governo vai pagar R$ 350 a 174 famílias
Deolane Bezerra é presa no Recife em operação que investiga jogos ilegais e lavagem de dinheiro
04/09/24
Por Raphael Guerra
http://blogfolhadosertao.com.br
Polícia Civil cumpriu 19 mandados de prisão contra pessoas ligadas a um esquema bilionário de lavagem de dinheiro; Deolane Bezerra é investigada

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa na manhã desta quarta-feira (4), no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ela é um dos alvos de uma operação da Polícia Civil de Pernambuco que investiga a prática de jogos ilegais e lavagem de dinheiro.
Deolane, que é pernambucana de Vitória de Santo Antão, estava em um prédio na orla da praia de Boa Viagem e foi levada para o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste da capital.
Além do Recife, outros mandados foram cumpridos em Campina Grande, na Paraíba, Barueri, em São Paulo, Cascavel e Curitiba, no Paraná, e Goiânia, em Goiás.

Operação
A investigação foi iniciada em abril de 2023, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática de Jogos Ilegais e Lavagem de Dinheiro.
No total, estão sendo cumpridos 19 (dezenove) Mandados de Prisão, 24 (vinte e quatro) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, Sequestro de Bens e Valores, Bloqueio Judicial de Ativos Finaceiros e outras Medidas Cautelates Diversas da Prisão, todos expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Criminal da Comarca de Recife.
Na execução estão sendo empregados 170 (cento e setenta) Policiais Civis, entre
Delegados, Agentes e Escrivães.
Deolane Bezerra
Um dos mandados de prisão foi emitido para a advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra. Na noite da última terça-feira (3/9), Deolane postou nas redes sociais que estava em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco.
Nas batidas aceleradas do coração, coco de roda, samba e pagode, Festival Pernambuco Meu País já deixa saudade
04/09/24
Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Sem Compromisso (SP), Dudu Nobre (RJ) e Psirico (BA) fizeram o grand finale do evento, após oito etapas, já na madrugada desta segunda-feira (2)

O coração já estava batendo de saudade quando o público começou a chegar na última noite do Festival Pernambuco Meu País 2024, em Buíque (Agreste), oitava etapa do evento. É claro que não poderia terminar de outra forma que não fosse ao som de uma batucada. Apenas uma não, várias. No polo que dá nome ao festival, subiram o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, o grupo de pagode Sem Compromisso (SP), o sambista Dudu Nobre (RJ) e a banda Psirico (BA) para animar uma Praça de Eventos que acabou a noite praticamente lotada.
Apesar de ser de um município vizinho, fazia tempo que o Samba de Coco Raízes de Arcoverde não se apresentava em Buíque. Foi preciso um convite do Festival Pernambuco Meu País para que isso acontecesse. Ícone do gênero e muito querido pelo público que aprecia as manifestações populares, o grupo fez seu show tradicional, em que mistura temas de sua autoria com outros tradicionais e versões até mesmo da música pop que tem inspiração na cultura popular. E é aí que mora uma das principais curiosidades sobre o trabalho de conjuntos como o SCRA.
Quando inclui em seu repertório canções como Jack Soul Brasileiro, de Lenine, cantor, instrumentista e compositor que sempre bebeu na fonte do regionalismo pernambucano, o SCRA passa a integrar uma cadeira cultural que se retroalimenta, interage dentro de si mesma e consequentemente se autorrenova. Com 11 integrantes de vozes e percussão, sete homens e quatro mulheres, sob o comando do mestre Assis Calixto, o conjunto reveza seus membros na voz principal e nas coreografias.
No palco, O SCRA também é didático quando pela do samba de coco de roda para o foguete de roda, um estilo mais rápido do gênero, instigando a plateia formar círculos de mãos dadas e dançar. No mesmo ritmo fez ainda versões de marchinhas de Carnaval como A Jardineira, Chachaça Não É Água e Allah-La-Ô.
Em atividade desde 1986, o Sem Compromisso traz no nome uma contradição, pois é um dos grupos mais longevos engajados com o pagode. O que o deixa habilitado não apenas para tocar suas composições como também para revisitar os maiores sucessos do gênero. E foi o que o conjunto, liderado pelo vocalista Ney Rocha, fez em Buíque.
Além de temas próprios como Mariana Parte e Minha e Alguma Coisa, o Sem Compromisso fez uma sequência ininterrupta de sucessos de Os Morenos (Minha Fé), Revelação (Coração Radiante, Deixa Acontecer), Arlindo Cruz (Camarão que Dorme a Onda Leva, Bagaço da Laranja), Zeca Pagodinho (Coração em Desalinho), Só pra Contrariar (Essa Tal Liberdade, Depois do Prazer), Exaltassamba (Me Apaixonei pela Pessoa Errada), Jeito Moleque (Pela Vida Inteira), Art Popular (Temporal), Raça Negra (É Tarde Demais) e Beth Carvalho (Samba de Arerê, Vou Festejar). A multidão, claro, cantou junto e dançou.
O nível só aumentou quando subiu no palco Dudu Nobre e sua banda para fazer um espetáculo completo, com um roteiro quase cinematográfico, de início, meio, clímax e fim. Ao que sugere ser pensado minuciosamente, em cada detalhe, o cantor logo na abertura botou mais lenha no fogo aceso na plateia com os hits A Grande Família, Faixa Amarela e No Mexe Mexe no Bole Bole. Em seguida, já tocando cavaquinho, seguiu interpretando Vou Botar Teu Nome na Macumba, Posso Até Me Apaixonar e É Preciso Muito Amor.
Não à toa, Dudu Nobre já chegou sabendo onde estava pisando, Buíque, parte deste Pernambuco Meu País, e rendeu sua reverência. Nas palavras do sambista, ele entende que Pernambuco respeita sua ancestralidade tanto quanto as pessoas que, como ele, são nascidas e criadas no samba. Foi a deixa para homenagear do gênero com um repertório que contemplou Adoniran Barbosa (Trem das Onze), Dorival Caymmi (Maracangalha), Martinho da Vila (Madalena do Jucu), Beth Carvalho (Tristeza), João Bosco & Aldir Blanc (Kid Cavaquinho) e Alcione (Não Deixe o Samba Morrer).
Na sequência, Dudu beijou a pedra do Cacique de Ramos destilando hits de Fundo de Quintal (Insensato Destino, Conselho, O Show Tem que Continuar, Ô Irene), Jorge Aragão (Eu e Você Sempre) e Arlindo Cruz (Maneiras). Lembrou ainda de quando foi introduzido no samba, aos 5 anos de idade, e depois quando foi inserido oficialmente, ao 12, ilustrando com canções como Tá Escrito (Revelação), Alguém Me Avisou (Dona Ivone Lara) e Verdade (Zeca Pagodinho). “E vai virar Carnaval”, avisou o cantor, para anunciar o clímax/fim do espetáculo regado a sambas-enredos, inteiros e em forma de pout-pourris.
O clima de reverência a Pernambuco continuou com a banda Psirico, que detonou em Buíque um baile de pagodão, brega-funk e suingueira. Ao som do sucesso Lepo Lepo, o vocalista Márcio Victor foi logo subindo ao palco lembrando do percussionista Naná Vasconcelos, um dos homenageados desta edição do festival, com que esteve no Panorama Percussivo Mundial (Percpan), em Salvador. “Um dos maiores astros do mundo”, honrou. Outro saudoso artista pernambucano lembrado por Márcio foi Chico Science, a quem prestou tributo cantando Maracatu Atômico (Jorge Mautner & Nelson Jacobina).
A partir daí, o Psirico levou o público à loucura com o que estava no script: pagodão, brega-funk e suingueira, com canções autorais e de artistas similares. No repertório, Xenhenhém, Ela É da Bagaceira, Casca de Bala, Jogação, Parabéns, Sambadinha, Elas Gostam, Não Vale Mais Chorar por Ele, Piriri Pom Pom, Metralhadora, Abaixa que É Tiro, Rapunzel, Perna Bamba e Chupeta.
Engajado, Márcio pronunciou mensagens contra o racismo e a favor da mulher. Ainda prestou tributo ao samba clássico, com Alguém Me Avisou (Dona Ivone Lara) e terminou em clima de festa, brincando, revisitando temas apenas ao som do DJ e fazendo Buíque estremecer, já na madrugada da segunda-feira (2).
Pesquisa Folha/IPESPE/Petrolina: Simão Durando lidera disputa, com 53%
04/09/24
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Prefeito tem 53% da intenção de voto contra 22% de Júlio Lóssio. Gestor ainda possui menor rejeição
O levantamento, feito de 30 de agosto a 1º de setembro, mostra também que Simão Durando é o que apresenta menor rejeição. Entre os 500 entrevistados, 24% não votariam nele. Júlio Lóssio e Lara Cavalcanti empatam nesse quesito com 39%, cada. O petista é quem registra a maior rejeição: 55% não votariam nele de jeito nenhum.
“Cada voto que vocês depositarem em Simão é como se estivessem votando em Miguel”. Sua imagem está no guia, nas redes sociais, no material de campanha.
Também no guia aparecem o ex-senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado Fernando Filho. Discreto, o parlamentar tem ajudado com emendas, e ressalta qualidades do prefeito. Nas ruas, o deputado licenciado Antônio Coelho reforça o time.
Longe da polarização
Candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro, Izabel Urquiza afirma não ter dificuldade de estar no palanque do PL nem se incomoda que adversários tenham a governadora Raquel Lyra ou o prefeito João Campos como cabo eleitoral. “As pessoas ficam preocupadas com padrinhos políticos, mas eu tenho uma história na política”, afirmou à Rádio Folha FM 96,7. A candidata quer evitar a polarização. “Meu compromisso é com Olinda. O que a gente pode fazer para melhorar as condições do cidadão?”.
De paraquedas
Izabel Urquiza enfatizou não ter caído de paraquedas na disputa pela Prefeitura de Olinda Apontou existirem candidaturas não preparadas para um projeto tão desafiador. “A mim compete mostrar o meu trabalho e ao povo de Olinda, julgar os mais preparados.”
Movimento Olinda
Presidente do PSB na Marim dos Caetés, a deputada Gleide Ângelo prepara evento para reforçar a candidatura de Vinicius Castello (PT) e Celso Muniz Filho (PCdoB) na cidade. Na tarde do dia 14 pretende juntar, pelo menos, 400 apoiadores de vários segmentos. Maracatus, bonecos gigantes, blocos e troças farão um arrastão pelas ruas. A apoteose será em frente à sede da prefeitura.


