Número de homicídios cai pelo 4º mês consecutivo e crimes contra patrimônio têm o melhor resultado dos últimos 13 anos em PE

03/09/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 

Número de homicídios cai pelo 4º mês consecutivo e crimes contra patrimônio têm o melhor resultado dos últimos 13 anos em PE

Pelo 4º mês seguido, Pernambuco registrou queda no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Em agosto, de acordo com monitoramento apresentado na reunião do Juntos pela Segurança, na noite de ontem, a redução foi de 10,3% de MVI. Os homicídios caíram 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, sempre comparando com o número registrado no mesmo mês de 2023. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) apresentaram o melhor resultado dos últimos 13 anos. Foram registrados 3.450 casos, o menor índice desde 2011, quando foram assinalados 4.644 CVPs.

“Estamos trabalhando intensamente com todo o time do Governo para alcançar números positivos de segurança para a população no Estado, por isso sempre debatemos os dados e informações durante as reuniões de monitoramento. Continuaremos intensificando os nossos esforços para que os indicadores diminuam cada vez mais, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Foram registrados 271 homicídios em agosto, contra 302 no mesmo mês de 2023. O crime de violência contra a mulher também registrou o quarto mês seguido de redução, com um percentual de -5,7%.

Para a vice-governadora Priscila Krause, que coordenou a reunião do Juntos pela Segurança, essas reduções mostram que o trabalho na segurança pública está seguindo o caminho certo. “A queda dos números de roubos e de homicídios são dados importantes no combate à criminalidade e vamos seguir trabalhando firme, diariamente, para devolver a paz social aos pernambucanos. Esse é um compromisso firmado pela governadora Raquel Lyra com o povo pernambucano”, enfatizou.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou o trabalho das equipes de segurança. “Os dados de redução da criminalidade em Pernambuco são reflexo de um conjunto de trabalho que é realizado dentro do Juntos pela Segurança, que é uma área prioritária do Governo Raquel Lyra. As reuniões de monitoramento acontecem semanalmente para que os ajustes necessários sejam feitos, de forma integrada, entre as operativas e as diversas esferas do Governo e da sociedade”, afirmou o secretário.

MORRO DA CONCEIÇÃO – Ainda durante a reunião, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli, detalhou o trabalho executado pela corporação durante ocorrência da última sexta (31), no desabamento do Santuário do Morro da Conceição, no Recife.

Fotos: Divulgação CICOM / SDS e Mariana Carvalho/Vice-governadoria

Em verdejante: Prefeito Haroldo Tavares consegue liminar em 2a. instância e se mantém no cargo.

03/09/24

 

http://folhadosertao.com.br

Depois de ter o mandato cassado pelo juiz substituto da Vara Única da Comarca de Verdejante, Eduardo Henrique Minosso, na última sexta-feira, 30, Haroldo Tavares conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta terça-feira, 3, e se manteve no cargo de prefeito do município.

O desembargador Carlos Frederico aceitou os argumentos da defesa do prefeito, considerando que seu processo não acarreta a perda de função pública, nem a suspensão de direitos políticos, porque não houve enriquecimento ilícito ou prejuízo ao erário público no ato de improbidade administrativa.

“Portanto, na sentença, o juiz não deveria ter aplicado as sanções da perda da função pública e suspensão dos direitos políticos, de modo que não há razão para a execução da sentença determinando o afastamento do demandante do atual cargo de Prefeito’”, escreveu o desembargador na decisão liminar.

Carlos Frederico suspendeu todas as decisões prolatadas na 1ª instância até o julgamento do mérito da ação rescisória movida por Haroldo contra o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que pediu seu afastamento.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

 

 São José do Egito:  Presidente do PT, Rona Leite, processa   Fredson Brito  por  calúnia e difamação

03/09/24

http://blogfolhadosertao.com.br

Durante  comício,  o candidato  Fredson Brito  disse que o Partido dos Trabalhadores  era ” uma quadrilha que se vendeu ao PSB”

 

                   O  empresário e candidato a prefeito  de São José do Egito, Fredson Brito (foto) ,  pelo  Partido Republicanos, está sendo processado pelo  presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores  no município,  ex-vereador  Rona  Leite,   com base nos artigos  138 e 139  do Código  Penal (calúlia e difamação) .
                   Rona Leite  lembra na acusação  que   no domingo, dia 18 de  agosto, durante um comício  realizado no distrito de São Sebastião do Aguiar,  o candidato a prefeito da oposição  em meio ao seu discurso, fez declarações extremamente ofensivas e injuriosas contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Essas declarações não apenas ultrapassam os limites da liberdade de expressão, como também configuram crimes de calúnia e difamação”.
              O dirigente do PT diz também na peça acusatória que   ” na presença de diversos eleitores e simpatizantes, e posteriormente amplamente divulgado nas mídias sociais e digitais, Fredson  Brito  proferiu as seguintes palavras“…A quadrilha do PT de São José do Egito, que tá lá, que fique pra lá, que aqui é o povo, aqui é o povo…”. Ao referir-se ao PT de São José do Egito como uma “quadrilha”, crime que a partir da vigência da Lei nº 12.850/13, art. 24, que alterou o art. 288 do Código Penal (CP), passou a ser denominado de “associação criminosa” o candidato imputa falsamente a prática de condutas criminosas ao partido, seus representantes e filiados”.
                 Rona Leite  chama a atenção  para o fato de que  ” a imputação de fato criminoso a alguém, quando sabidamente inverídica, caracteriza o crime de calúnia, tipificado no artigo 138 do Código Penal Brasileiro e que ao proferir tais declarações, Fredson Brito ultrapassou o direito à crítica política, transformando seu discurso de ódio em uma falsa acusação de prática delituosa, causando grave lesão à honra do Partido dos Trabalhadores de São José do Egito”.
                  ” Não satisfeito com a gravidade do primeiro ataque, Fredson Brito  prosseguiu com suas ofensas e afirmou: “…Eles que se venderam, o PT que tá lá é um PT vendido, é um PT que vende a sigla para o PSB…”. Neste trecho, o candidato sugere que o partido, teria se corrompido ao “vender” sua sigla partidária, o que afeta diretamente a integridade moral do Partido dos Trabalhadores PT de São José do Egito, configurando o crime de difamação, previsto no artigo 139 do Código Penal.”
              Rona Leite conclui afirmando que  ‘ que tais afirmações foram gravadas em vídeo, amplamente compartilhado nas redes sociais, aumentando o alcance das ofensas proferidas e expondo ainda mais o Partido dos Trabalhadores de São José do Egito, ocasionando danos à sua reputação e abalo a imagem do partido. A difusão dessas falas em meios digitais amplia o dano causado, tornando a ofensa ainda mais grave e profunda”.

Sport vence Ituano de virada na Arena e acaba jejum na Série B

03/09/24

Sport 3 x 2 Ituano pela Série BAutor de dois gols, Zé comemora com Thyere, que enfim voltou a jogar. Foto: Paulo Paiva/Sport.

 

O scout de finalizações, com 22 x 8 a favor do Sport sobre o Ituano, sendo 9 x 3 nos chutes certos, mostra um domínio evidente do time pernambucano. E a vitória efetivamente saiu, acabando a sequência de três derrotas na Série B. Contudo, o placar de 3 x 2 mostra que o técnico Pepa terá bastante trabalho para corrigir o rota. O português, que ainda não havia sido oficializado, assistiu ao jogo na Arena Pernambuco num camarote ao lado do presidente Yuri Romão. Em campo, César Lucena como interino em mais uma transição de comando.

Mais Soso, menos Guto

Atento, o treinador de 43 anos, que dirigiu o Cruzeiro durante 25 jogos em 2023, viu um time atacando em velocidade pelas duas pontas, algo que não vinha acontecendo. Tanto Wellington Silva quanto Barletta criaram boas situações, inclusive para Gustavo Coutinho, que não estava numa noite precisa – acertou o travessão num lance, chegou atrasado em outro e furou em mais um. Falando em atenção, ou falta dela, também viu a defesa cortar mal uma bola com apenas 50 segundos. Gerou o gol do Ituano. Roteiro parecido, hein?

Mais uma vez o Leão teria que batalhar para virar o jogo no Brasileirão, uma dificuldade nesta edição. Desta vez, o Sport conseguiu. Porque a característica dominante foi imposta em seguida, tendo 58% de posse. O empate veio ainda no 1º tempo, com Chico – que ganhou, com justiça, a vaga de Castán. Teve boas chances pra virar, mas os erros na saída de bola também geraram contragolpes perigosos. Aos 17 minutos do 2º tempo, já pressionado pela torcida, com 8.870 presentes, César acionou Zé Roberto no lugar de Coutinho.

Técnico português terá 16 jogos

A troca acabou sendo determinante, pois o centroavante reserva sofreu um pênalti e converteu, virando o jogo, e ainda ampliou de cabeça no finzinho. Era pra ter sido uma vitória tranquila, mas para ficar bastante claro que o ajuste defensivo é urgente, Felipe errou um passe bobo na entrada da área e o Ituano diminuiu aos 48, com a partida se estendendo até os 54 minutos. Ao contrário da sonolência contra o Brusque, a atitude para segurar os três pontos evitou qualquer susto. Alívio na arquibancada em São Lourenço.

Tendo ainda dois jogos a menos, o Sport chegou a 35 pontos e subiu de 10º para 7º lugar, ficando a 4 pontos do G4. Ou seja, o grupo de acesso voltou a ficar ao alcance matemático com os jogos pendentes. O resultado foi fundamental. E que Pepa, que viu o jogo inteiro, mantenha a sua característica de marcação alta e ataque com mais jogadores. Terá 16 jogos para isso. Ainda que o Sport tenha oscilado bastante nesta temporada, foi jogando assim que viveu seus melhores momentos, e não com setores espaçados e muitas bolas esticadas.

Escalação do Sport, 3 (melhores: Zé Roberto, Chico e Wellington; pior: Felipe)
Caíque França; Igor Cariús (Allyson), Chico, Rafael Thyere (Luciano Castán) e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez e Titi Ortiz. Chrystian Barletta, Wellington Silva (Lenny Lobato) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: César Lucena (interino)

Escalação do Ituano, 2 (melhor: Jefferson Paulino)
Jefferson Paulino; Marcinho, Claudinho, Gui Mariano e Guilherme Lazaroni; Rodrigo (Xavier), Miquéias e José Aldo (Yann Rolim); Vinícius Paiva (Leozinho), Bruno Xavier (João Carlos) e Thonny Anderson (Álvaro). Técnico: Alberto Valetim

Histórico geral de Sport x Ituano

10 jogos (todos os mandos)
4 vitórias do leão (40%)
2 empate (20%)
4 vitórias paulistas (40%)

Fórum Nordeste 2024 e a energia das alianças

03/09/24
Por Betânia Santana
http:blogfolhadosertao.com.br
Evento organizado pelo Grupo EQM, presidido pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, ganha força
Pensar em energia sustentável não é coisa do futuro. É presente. Não é assunto para o eixo Sul-Sudeste e às vezes Centro-Oeste. Descortina o potencial da Região Nordeste. A 13ª edição do Fórum Nordeste, realizado pelo Grupo EQM, presidido pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, aponta para isso: uma aliança nacional, uma pauta em comum, passando por todas as regiões do país, discutindo a transição energética.
O encontro de ontem, no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, abraçou do produtor de cana-de-açúcar ao industrial. A fusão dos setores primário e secundário revela outra marca da região: o poder de articulação política, a capacidade de juntar iguais e diferentes, com um olhar voltado para novos horizontes, novas possibilidades.

O Recife se firma como polo importante não apenas na geração de energia, mas na discussão com especialistas e representantes de vários setores.

Não à toa estavam no evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin,a governadora Raquel Lyra, a vice Priscila Krause, o prefeito do Recife, João Campos, deputados estaduais e federais, secretários estaduais e municipais,  representantes de diversas entidades.

“O Fórum vem se credenciando na agenda nacional da descarbonização (reunindo fontes renováveis e limpas)”, declara o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, vislumbrando a sintonia com a reunião do G20, em novembro, no Rio de Janeiro, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém, no próximo ano.

“Esses encontros vão abordar prevenção aos desastres climáticos que têm afetado de forma negativa a humanidade”, constatou.

Satisfeito com a pujança do encontro, que acontecia a cada dois anos e agora passou a ser anual, o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro atesta os avanços do encontro.

“Sem dúvida, a coisa mais importante que o fórum está mostrando e certificando é que estamos todos sob a égide de uma pauta comum em um governo que constrói”, analisa.

Sem esconde-esconde

Diferentemente do que afirmam os opositores, o candidato a prefeito de Olinda pelo PT, Vinicius Castello, nega estar escondendo o postulante a vice. O empresário Celso Muniz (Republicanos) votou no ex-presidente Jair Bolsonaro e sua presença na chapa teve repercussão negativa na militância. “Celso sempre foi de direita, mas sempre foi muito coerente em fortalecer empreendedorismo, emprego e renda. É o empresário que gerou mais de 5 mil empregos na cidade”, defendeu em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Leque amplo

Vinicius Castello admitiu ter havido um erro gráfico em parte do material de campanha e ela acabou ficando sem o nome de Celso Muniz. “Queremos governar para a esquerda, para a direita e para o centro. A polarização não beneficia ninguém. Pelo contrário, destrói famílias e o debate público.”

Toffoli manda prender condenados pelo incêndio na Boate Kiss

03/09/24

Agência Brasil

Decisão foi tomada após recurso apresentado pelo Ministério Público
sharethis sharing button
 (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (2) a prisão de quatro condenados pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

Com a decisão, voltam a valer as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.

A decisão do ministro foi tomada após apresentação de recurso pelo Ministério Público para anular decisões da Justiça do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspenderam as condenações.

Nas instâncias inferiores, as defesas dos acusados conseguiram anular as sentenças ao alegarem que as condenações pelo Tribunal do Júri foram repletas de nulidades.

Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.

Ao analisar a questão, Toffoli disse que as ilegalidades deveriam ser contestadas durante o julgamento.

“Estando também preclusa tal questão, o seu reconhecimento pelo STJ e pelo TJRS, a implicar a anulação da sessão do júri, viola diretamente a soberania do júri”, afirmou o ministro.

Ação de Governo: Raquel Lyra sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

03/09/24
Imprensa PE
Miniatura do anexo
 
A governadora Raquel Lyra sancionou, nesta segunda-feira (2), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. A Lei 2142/2024 prevê R$ 54,7 bilhões de estimativa de receitas totais no próximo ano, R$ 56,8 bilhões em 2026 e R$ 57 bilhões em 2027. A sanção ocorreu no Palácio do Campo das Princesas com a presença do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto.
 
“Acabo de sancionar a LDO, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, por imensa maioria. Agradeço a parceria da Casa de Joaquim Nabuco. Mantemos o diálogo com os deputados estaduais em tudo aquilo que tem sido encaminhado para a Alepe, e, desta forma, garantimos que esses investimentos possam acontecer em Pernambuco, que está retomando sua trajetória de crescimento”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Para a totalidade das receitas tributárias (impostos, taxas e contribuições de melhoria) foi estimado um crescimento de 5,3% para 2025, 6,4% para 2026 e 6,3% para 2027. A estimativa considerou, além do crescimento da economia (PIB) e a inflação do período, o esforço arrecadatório da fazenda estadual. “Tudo aquilo que for bom para os pernambucanos e chegar na Assembleia Legislativa de Pernambuco, iremos trabalhar para aprovar”, garantiu o presidente da Alepe, Álvaro Porto.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Tribunal da Venezuela ordena prisão do opositor Edmundo González

03/09/24
Afp
http://blogfolhadosertao.com.br
González Urrutia, 75 anos, foi convocado a depor no MP em três ocasiões
Edmundo González Urrutia
Um tribunal venezuelano emitiu uma ordem de prisão contra o opositor Edmundo González Urrutia, que reivindica sua vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais o presidente Nicolás Maduro foi declarado vencedor em meio a denúncias de fraude, informou nesta segunda-feira (2) o Ministério Público (MP).

“O tribunal de primeira instância em funções de controle a nível nacional concorda com a ordem de apreensão contra Edmundo González Urrutia por graves crimes”, escreveu o MP em sua conta no Instagram, minutos depois de anunciar que solicitava a prisão.

O MP solicitou a um tribunal com jurisdição sobre terrorismo o mandado de prisão contra González Urrutia por supostos crimes relacionados às eleições, que incluem “desobediência das leis”, “conspiração”, “usurpação de funções” e “sabotagem”.

González Urrutia, 75 anos, foi convocado a depor no MP em três ocasiões. Não compareceu a nenhuma delas, embora a terceira tenha coincidido com um apagão em todo o país na última sexta-feira, 30 de agosto.

O diplomata – em clandestinidade desde 30 de julho – argumentou que o MP estava atuando como um “acusador político”, que o submeteria a um processo “sem garantias de independência e do devido processo”.

As convocações estavam focadas em um site no qual a oposição publicou cópias de mais de 80% das atas de votação, arquivos que afirmam comprovar a vitória de González Urrutia em 28 de julho e a fraude de Maduro.

O governo, por sua vez, acusa a oposição de “usurpar” as funções da autoridade eleitoral e de publicar material fraudulento.

A Suprema Corte, acusada de favorecer o chavismo, ordenou uma investigação após validar o resultado oficial do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que proclamou Maduro como vencedor do pleito com 52% dos votos. Não foi publicado, no entanto, o detalhamento da contagem mesa por mesa, como exige a lei.

Maduro pediu que González Urrutia e a líder da oposição María Corina Machado, também em clandestinidade, fossem presos. O presidente os responsabiliza por atos de violência nas manifestações pós-eleições que resultaram em 27 mortos – dois deles militares -, quase 200 feridos e mais de 2.400 detidos.

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, já havia anunciado uma investigação criminal contra ambos por “incitação à insurreição” militar, após um apelo aos militares para que reconhecessem a vitória de González Urrutia.