Integração : Equovisitas integram terapia para desenvolvimento de crianças com autismo

27/04/23

Midias Sociais

blogfolhadosertao.com.br

 

“É necessário buscar formas de trabalhar com os desafios e promover intervenções que ajudem essa criança e adolescente com o seu transtorno para que essas dificuldades sejam sanadas com mais facilidade”

 

 

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2021, registrou que 8,4% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência, uma média de 17,3 milhões de pessoas. Por isso, não é à toa que se estima que este público chegue a cerca de 5,95 milhões da população brasileira, o que faz com que sejam aplicados medidas e tratamentos adequados para o cuidado e evolução de crianças e adolescentes que se enquadram nos diferentes níveis do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Uma alternativa que tem apresentado bons resultados no processo é a equoterapia, uma forma de terapia assistida por cavalos que é realizada com a ajuda de um profissional de saúde qualificado e um cavalo especialmente treinado, com o objetivo de melhorar as habilidades físicas, emocionais e sociais dos pacientes. “É necessário buscar formas de trabalhar com os desafios e promover intervenções que ajudem essa criança e adolescente com o seu transtorno para que essas dificuldades sejam sanadas com mais facilidade”, comenta Luciene Santos, psicopedagoga que atua com pacientes com TEA há mais de 10 anos.

Para os pacientes com autismo, a equoterapia pode ajudar a melhorar a comunicação, a coordenação motora, a atenção e a interação social. Um estudo publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders mostrou que a equoterapia foi eficaz na melhora de comportamentos sociais em crianças, tanto que nos Centros de Equoterapia Pietra César, em Brasília, observou-se uma média de progresso que saltou de 55,37, para 62,33. “Neste caso, apesar de todas as ações envolvidas, isso não quer dizer que a criança vai deixar de ter dificuldade. Ela vai. Porém, ela vai aprender a conviver com as dificuldades e com isso automaticamente ela passa a aprender e evoluir dentro do contexto em que ela convive. Por isso, é necessário o envolvimento da família nessa jornada”, completa Luciene, que é fundadora do Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, que integra o grupo CEAM.

Por isso, o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar – CEAM tem utilizado esta modalidade como uma forma de ampliar as ações de integração dos pacientes que são cuidados pela clínica. E realiza neste sábado, dia 29 de abril, uma equovisita com crianças e adolescentes, integradas às unidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão, no Centro Pernambucano de Equoterapia, em Gravatá, com a intenção de aproximar pais, familiares e amigos ao processo de inclusão, longe dos estigmas desta condição que envolve um público muito maior do que imaginamos. “Na sociedade, sempre teve muitas pessoas com autismo, porém, ainda não tínhamos um DSM (Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) amplo como temos atualmente. Por isso, podemos ter hoje entre nós pessoas adultas que se enquadram na classificação, por exemplo, do que a maioria da população considera ‘autistas leves’. Mas, agora, a gente consegue ver sintomas de forma mais clara e que não está presa no estigma que temos dos casos mais severos”, destaca psicólogo Italo Gomes, que juntamente com Santos e a sócia Anna Karenina Bittencourt (fonoaudióloga), comanda o CEAM.

O Grupo, que atua há 10 anos com unidades no Recife, Vitória de Santo Antão e em Caruaru, atende cerca de 500 crianças e adolescentes entre os cinco e os 16 anos com Transtorno do Espectro Autista – TEA e, desta forma, busca intensificar o entendimento da condição e massificar a inclusão com processos multidisciplinares que envolvem integração dos pais e responsáveis no trabalho continuado com esses menores para garantir sua evolução progressiva. “De acordo com nossa experiência e todos os estudos que realizamos, todo tratamento tem que ser multidisciplinar para alcançar objetivos concretos de evolução dessa criança e adolescente, por isso, no dia a dia, tem que ter o acompanhamento de um psicólogo, um psicopedagogo, um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta e de outros profissionais da saúde e da educação que, com suas especificações, contribuem para trabalhar de forma adequada esse paciente”, destaca Anna Karenina Bittencourt.

Telio Leite assume comando   da Univasf para quadriênio 2023-2027

27/04/23

Ascom Univasf/Comunicação MEC

blogfolhadosertao.com.br

 

O professor Telio Nobre Leite foi empossado reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) pela ministra da Educação em exercício, Izolda Cela, no final da tarde de ontem (26). A posse ocorreu na sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a presença de autoridades, servidores da Univasf e familiares do novo reitor. Telio Leite estará à frente da Univasf durante o quadriênio 2023-2027.

Assinatura do termo de posse para mandato de quatro anos na Reitoria da Univasf. Fotos: Ascom/MEC

.

O novo reitor da Univasf é o primeiro reitor a ser nomeado na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 5 de abril. Eleito reitor da Univasf em 2019, Telio Leite aguardava a nomeação há três anos. A solenidade de posse ocorreu em meio a muita emoção e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube, onde permanece disponível para visualização.

O evento contou com a presença da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; da senadora Teresa Leitão (PT-PE); dos deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Josias Gomes (PT-BA), Mendonça Filho (União-PE) e Pedro Campos (PSB-PE), do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; e do ex-reitor Julianeli Tolentino de Lima, que exercia o cargo de reitor temporário da Univasf desde janeiro deste ano.

A solenidade teve a presença da ministra em exercício, Izolda Cela, e de parlamentares.

A ministra da Educação em exercício, Izolda Cela, destacou o simbolismo da posse do reitor da Univasf. “Esse momento tem um simbolismo, essa demarcação importante da primeira posse de um reitor”, lembrou. Ela também ressaltou a importância e o potencial das Universidades em contribuir com a sociedade brasileira e com a educação básica. “Desejo que a Univasf fortaleça sua ação e que sigamos com o compromisso com os melhores valores democráticos”, afirmou.

A secretária Denise Pires de Carvalho ressaltou a importância da posse do professor Telio Leite e parabenizou a comunidade acadêmica da Univasf pela superação dos momentos de dificuldades, além de apresentar um pouco da história da Instituição, citando também alguns dos desafios da Universidade. “O reitor Telio assume hoje mais uma Instituição que muito orgulha nosso País. Espero que daqui por diante não tenhamos mais processos de judicialização na escolha democrática dos reitores e das reitoras nesse País”.

Num discurso emocionado, após a assinatura do termo de posse, o reitor Telio Leite destacou que é “tempo de união e reconstrução. É tempo de voltar a sonhar. É tempo de muito trabalho. É tempo de assumirmos nossas responsabilidades e reafirmamos os compromissos firmados durante o processo eleitoral que vencemos em 2019”.

Posse ocorreu na sala de Atos do MEC.

Ele lembrou o longo período de espera que antecedeu o momento da nomeação e ressaltou que irá trabalhar pelo fortalecimento da Univasf e sua relação com as comunidades, pela valorização da pesquisa e inovação, pela melhoria da assistência estudantil e do cuidado ao corpo discente, prosseguindo com as ações afirmativas através de políticas de inclusão e igualdade. Também atuará pelo aperfeiçoamento da gestão e da governança e pelo empoderamento da mulher na universidade, além de fortalecer ações voltadas à formação de professores, contribuindo para a melhoria da educação básica.

“Queremos uma Univasf pública e democrática. Queremos uma Univasf inclusiva, igualitária e antirracista. Queremos uma Univasf que cuida das pessoas e que ajuda a conservar e preservar a nossa fauna e flora. Queremos uma Univasf forte como a caatinga, que veste o Semiárido de resistência e esperança para renovar os sonhos das sertanejas e dos sertanejos”, concluiu o reitor Telio Leite.

Secom realiza encontro sobre comunicação pública com alunos da Rede Estadual de Ensino

27/04/23

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
—————————————————————————————————————————–
A Escola Técnica Estadual Dom Bosco, localizada no bairro da Tamarineira, no Recife, tem promovido uma das melhores educações profissionalizantes da rede pública do Estado. A instituição de ensino é a única de Pernambuco que oferece curso técnico de Publicidade, e a única que possui uma Agência Experimental em Publicidade e Marketing, na América Latina. Na manhã desta quarta-feira (27), os estudantes de Publicidade e Marketing participaram de uma roda de conversa na Secretaria de Comunicação, no Palácio do Campo das Princesas, para um debate sobre comunicação pública.
 
“É animador conhecer parte da nova geração em Pernambuco, sobretudo sabendo que estão trabalhando e inovando na comunicação a partir da ETE Dom Bosco. A Secom e o Governo sempre estarão de portas abertas para conversar e apoiar iniciativas inovadoras e que criem oportunidades em Pernambuco”, destacou o secretário de Comunicação do Estado, Rodolfo Costa Pinto.
 
Durante o encontro, mediado pela secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito, os alunos tiraram suas dúvidas e falaram sobre suas experiências na Agência de Comunicação que funciona na unidade de ensino. “É sempre importante conversarmos com os estudantes, falar um pouco da nossa rotina, de todos os processos e a importância da comunicação pública, como serviço e cidadania. Estamos à disposição de todos que queiram entrar em contato conosco. Serviço público é a nossa prioridade”, enfatizou a secretária executiva.
 
A gestora da ETE Dom Bosco, Andrea de Kássia, falou sobre a importância da pauta. “Foi um momento de muito aprendizado. Primeira vez que tivemos contato com a equipe de comunicação do Governo do Estado e, tenho certeza de que os meninos saíram daqui com muito conhecimento. Foi um divisor de águas na história da nossa escola”, enfatizou.
 
“Esse encontro agregou muito para nós, que estamos entrando no mercado de trabalho, para entendermos como funciona a dinâmica da Comunicação no Estado. Foi importantíssimo conhecer um pouco mais sobre as demandas, até para termos uma noção de como é o fluxo dos serviços que provavelmente vamos vivenciar após o curso”, concluiu a estudante do curso de Marketing, Beatriz Hipólito.
 
Fotos: Janaina Pepeu/ Secom

Granito vive clima de Festa Esportiva com os Jogos escolares 2023

27/04/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

A Prefeitura de Granito definiu toda a programação dos Jogos Escolares do município que acontecem dias 04 e 05 de maio,  sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de toda a estrutura esportiva local.

Reconhecidamente Granito faz todo um esforço para apoiar a juventude na promoção de eventos sociais, culturais e esportivos. Dessa forma, os jogos escolares estão sendo esperados com animação e uma verdadeira confraternização entre os estudantes da rede municipal e estadual de ensino e todas as famílias granitenses.

Criada  CPI mista para investigar o ataque às sedes dos três poderes em 8 de janeiro

27/04/23

Agência Câmara

blogfolhadosertao.com.br

 

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, criou nesta quarta-feira (26) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia 8 de janeiro. A criação se deu com a leitura, no Plenário do Congresso, do requerimento apresentado pelo deputado André Fernandes (PL-CE), que obteve número regimental de assinaturas (1/3 dos membros de cada Casa). Os próximos passos são a publicação do ato de criação e a indicação dos integrantes pelos líderes partidários. Pacheco informou que ainda não definiu o prazo para indicação dos integrantes ou marcou a instalação do colegiado porque a Mesa do Congresso precisa definir quantos integrantes cada partido terá direito na nova comissão.

“Nós vamos definir a proporcionalidade, publicar, e, aí, partirá ofício da Presidência aos líderes de blocos e de partidos, para que façam a indicação. Essa diligência será realizada o mais breve possível, mas não há uma definição de prazo”, disse. De acordo com o requerimento, a comissão será constituída por 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes, sendo um deles representante da Minoria em cada Casa. O grupo terá prazo de 180 dias. Definidos os integrantes, Pacheco deverá convocar a reunião de instalação da CPMI, quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente e definido o relator do colegiado. A eleição é secreta e o presidente escolhe o relator, cujo partido será definido pela proporcionalidade partidária.

As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Pode convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes. Debates O tema dominou os debates da sessão desta quarta-feira do Congresso. Inicialmente contrários à CPMI, os governistas afirmaram agora que o colegiado será o foro para desvendar os financiadores, os participantes e os incitadores da tentativa de golpe realizada no dia 8 de janeiro com a depredação da sede dos três  Poderes.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) afirmou que os parlamentares poderiam esperar as investigações do Supremo Tribunal Federal, mas a oposição pressionou pela instalação da comissão. “Nós poderíamos aguardar as investigações que a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal já vêm fazendo sobre esse dia e sobre os seus antecedentes. No entanto, houve essa insistência e, a partir da manipulação de vídeos do Palácio do Planalto, desencadeou-se um processo para a instalação dessa CPMI”, disse. O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) afirmou que a CPMI vai mostrar que as instituições da República funcionaram contra a tentativa de golpe.

“Queremos saber onde se encontram os financiadores dos acampamentos das unidades do Exército em todo o país e, a partir daí, vamos conhecer os algozes da democracia brasileira”, disse. Para o deputado Ivan Valente (Psol-SP), a comissão vai encerrar as diferentes narrativas. “Esta CPMI vai mostrar que o golpe foi televisionado. Não há como torcer a verdade”, afirmou. Oposição Para a oposição, a CPMI vai trazer à tona fatos que ainda não foram revelados. O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) afirmou que será o indicado do partido Novo para participar da CPMI.

“Espero que possamos fazer um trabalho de investigação de fatos que seja independente, além da oposição ao do governo”, disse. Ele saiu em defesa de pessoas que foram presas no dia do ato e no decorrer das investigações. “É necessário corrigir toda e qualquer injustiça que tenha sido cometida contra quem está neste momento ainda pagando injustamente pelos crimes de outros”, disse.

Nesta semana, 100 pessoas viraram réus no Supremo Tribunal Federal por crimes contra o Estado Democrático de Direito. O senador Magno Malta (PL-ES) também afirmou que os trabalhos da CPMI vão desmontar a narrativa de golpe de Estado. “Aqueles que estão na filmagem recebendo água do general, nenhum está preso. Eu visito a Papuda, eu visito a Colmeia, nunca vi nenhum deles lá. Estão livres e soltos”, disse. Magno Malta também fez críticas ao governo e ao interventor do Distrito Federal, Ricardo Capelli, que assumiu o Gabinete de Segurança Institucional com a saída do general Gonçalves Dias, após a revelação de imagens do militar no Palácio do Planalto durante a invasão. A criação da CPMI gerou troca de acusações entre parlamentares.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que o autor do pedido, deputado André Fernandes, não poderia compor o colegiado “por supostamente ter divulgado mensagens favoráveis” e “ser investigado no Supremo Tribunal Federal”. “Vamos atrás de tudo: os atos preparatórios, a depredação em Brasília, o não reconhecimento das eleições. Nós não vamos recuar”, disse. André Fernandes rebateu as acusações e disse que o petista se vale de “discursos falaciosos”. “Eu falo para o deputado Lindbergh que ele tenha muito cuidado com esse disse-me-disse, sobe à tribuna e fala algo sem saber as fontes e sem saber se procede”, disse. Os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também saíram em defesa de Fernandes.

 

Delegado e mais 3 policiais são presos em operação da Polícia Civil de Pernambuco

27/04/23
Raplhael Guerra/JC
blogfolhadosertao.com.br

Segundo as investigações, o delegado teria envolvimento com grupo suspeito de crimes como roubo, extorsão, concussão e abuso de autoridade

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Delegado Joaquim Braga foi um dos alvos de operação da Polícia Civil de Pernambuco – FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Um delegado e mais três policiais civis foram presos durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, na manhã dessa terça-feira (25). Joaquim Braga Neto, que durante anos comandou investigações de homicídios no Estado, é suspeito de integrar uma organização criminosa.

A Operação Espórtula, como foi denominada, cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão.

O delegado atualmente está aposentado. Além dele, outros três policiais civis (incluindo um que foi demitido em 2019 pela acusação de roubar mercadorias e dinheiro após invadir a casa de um chinês) também foram presos na operação.

De acordo com a Polícia Civil, a  investigação conduzida pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) foi iniciada após a denúncia de um comerciante em 2016, com o objetivo de identificar e desarticular um grupo criminoso voltado à prática dos crimes de roubo, extorsão, concussão (se utilizar do cargo público para exigir vantagem indevida) e abuso de autoridade.

“Esses policiais, à época lotados na Delegacia de Água Fria, passaram a perseguir comerciantes do ramo tabagista e a confiscar as cargas que eles comercializavam, sabendo que ali havia uma quantia expressiva de dinheiro. Após selecionar a dedo suas possíveis vítimas, os agentes de segurança pública perseguiam as vítimas e arrebatavam as cargas sob pretexto de que elas seriam falsificadas”, explicou o delegado Jorge Pinto, responsável pela investigação.

“O que se deveria esperar em um caso desse é que o procedimento fosse conduzido até a delegacia, onde fosse formalizado. Mas, não. A carga era revendida para outros comerciantes. Os agentes públicos lucravam duas vezes, porque as vítimas posteriormente eram conduzidas às delegacias e eram constrangidas a pagar propina como forma de se evitar uma prisão em flagrante”, pontuou o delegado.

Ainda segundo o delegado, vários comerciantes chagaram a se mudar do bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, porque não aguentavam mais as investidas dos policiais. “Começamos a investigar o caso após uma vítima procurar o GOE porque não aguentava mais a situação. Era muito dinheiro que esses agentes de segurança conseguiam. A gente imagina uma média de R$ 30 mil por carga”, disse Pinto.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel), contando ainda com o apoio operacional da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social.

PCPE/DIVULGAÇÃO
Operação da Polícia Civil de Pernambuco – PCPE/DIVULGAÇÃO
OPERAÇÃO CONTOU COM 40 POLICIAIS

Os mandados de prisão foram expedidos pela Vara de Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária da Capital.

Na operação foram empregados 40 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

“O delegado (preso) tinha muita má fama na corporação. Os inquéritos presididos por ele sempre chegavam com problemas e isso já chamada a atenção”, revelou uma fonte da Polícia Civil.

Sport derrota Coritiba e carimba ida às oitavas da Copa do Brasil


27/04/23

Por Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Leão volta a figurar entre os 16 melhores times da competição após seis anos
Ewerthon marcou o primeiro gol da vitória sobre o Coxa

Sport segue na Copa do Brasil. Após quatro anos de vexames sendo eliminado de forma precoce do mata-mata nacional, o Leão venceu o Coritiba na noite desta quarta-feira (26). Depois do empate em 3×3, no Couto Pereira, pelo duelo de ida, o Rubro-negro derrotou os paranaenses, por 2×0, na Ilha do Retiro com 23.105 torcedores e garantiu vaga nas oitavas de final do certame depois de seis anos. O time da Praça da Bandeira ainda embolsou R$ 3,3 milhões como premiação pela classificação. Os gols da vitória foram marcados por Ewerthon e Wanderson, em mais uma partida de brilho de Luciano Juba, que contribuiu com duas assistências. O próximo adversário dos pernambucanos será conhecido através de sorteio realizado pela CBF, na próxima terça-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro.

Antes mesmo da partida começar, havia uma preocupação em relação ao estado do gramado da Ilha do Retiro. No início do dia, fortes chuvas atingiram o Grande Recife, castigando a casa rubro-negra. No entanto, com a melhora do tempo, o campo teve condições de receber o duelo.

O jogo

Com a bola rolando, um Sport cheio de mudanças teve um início arrasador perante o Coxa-Branca. Como de costume quando atua sob seu domínio, o Leão impôs um ritmo forte, no intuito de desestabilizar o adversário e abrir o placar. Logo aos três minutos jogados, o objetivo foi alcançado. Em blitz ofensiva, Juba cruzou da esquerda e Ewerthon apareceu no meio da área para desviar para o fundo do gol.

Buscando não acusar o golpe, o Coritiba aos poucos foi se encontrando dentro de campo, e chegou a ter uma posse de bola maior que a dos donos da casa. No entanto, sem ameaçar a meta de Renan, viu o Sport perder duas grandes oportunidades. Primeiro, Juba, de frente, mandou para fora. Em seguida, Vagner Love ficou perto de ampliar o placar na reta final do primeiro tempo. O camisa 9 foi lançado na área e tentou de voleio antes da chegada de Gabriel, mas a bola saiu por cima da meta alviverde.

Wanderson entra e decide

Sem Labandeira, baixa por um mês por conta de trauma no joelho, além de Eduardo e Edinho, ausências por desgaste físico, o Sport voltou para o segundo tempo sem modificações. Estreando no comando técnico do Coritiba, Antônio Carlos Zago também optou por voltar com o time que iniciou a partida, após corrigir os erros no intervalo. Atrás no placar e com a necessidade de balançar as redes, o time paranaense, inclusive, passou a tomar conta das ações da partida. Mas, ineficiente no último terço do campo, voltou a ser castigado pelo Leão.

Bem postado defensivamente, o Sport buscava os contra-ataques para tentar assustar o Coritiba. Aos 25 minutos, em jogada construída por Vagner Love, o Rubro-negro voltou a fazer a festa da torcida. O camisa 9 lançou Juba na esquerda e o prata da casa cruzou medida para Wanderson, que acabara de entrar no jogo, ampliar de cabeça e garantir a vitória leonina.

Ficha do jogo

Sport 2

Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Felipinho (Igor Cariús); Pedro Martins (Ronaldo), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Paulinho (Wanderson), Luciano Juba e Vagner Love (Matheus Vargas). Técnico: Enderson Moreira.

Coritiba 0
Gabriel; Natanael, Kuscevic, Bruno Viana e Victor Luís (Liziero); Trindade, Willian Farias (Bruno Gomes) e Jamerson (William Pottker); Kaio César, Alef Manga (Zé Roberto) e Rodrigo Pinho (Boschilia). Técnico: Antônio Carlos Zago.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA/RS)
Gols: Ewerthon, aos 3’ do 1T, Wanderson, aos 25’ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Jamerson, Kaio César (CFC)
Público: 23.105 torcedores
Renda: R$ 449.420,00

Produtos eletrônicos apreendidos poderão ser doados para alunos da rede pública

27/04/23

AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br

 

Celulares, tablets e notebooks apreendidos em Pernambuco, em razão de crimes ou ilícitos fiscais, poderão ser doados a instituições e alunos da rede pública de ensino. A proposta foi acatada, nesta quarta, pelas comissões de Administração Pública e de Educação da Alepe. A ideia é que esses equipamentos eletrônicos passem a ser utilizados em atividades pedagógicas.

O texto aprovado é um substitutivo que reuniu dois Projetos de Lei, de autoria dos deputados João Paulo Costa, do PCdoB,  e Delegada Gleide Ângelo, do PSB. Na Comissão de Administração, o parecer favorável foi do deputado Joãozinho Tenório, do Patriota. Já a relatora na Comissão de Educação foi Dani Portela, do PSOL. Ela lembrou que o material apreendido fica amontoado e, depois, muitos são incinerados, e elogiou a iniciativa dos projetos, pelo valor social e pedagógico.

A proposta é justamente que seja destinado pra alunos da rede estadual, que esses objetos apreendidos eles possam retornar e dar uma função social a tudo que foi apreendido e acho que isso também favorece a escola, português e educação e a gente parte de um princípio que seria meramente punitivo para um princípio pedagógico, eu acho que a gente cumpre uma função social importante aprovando essa matéria”.

De acordo com o substitutivo aprovado, os aparelhos a serem doados deverão ter permanecido em apreensão por mais de 60 dias sem reclamação do responsável, ou então nos casos em que não for possível identificar o proprietário. Já os beneficiários da doação deverão ter renda mensal familiar inferior a um salário mínimo ou serem inscritos em programas sociais de transferência de renda.

Comissão de Finanças também esteve reunida  nesta quarta. O vice-presidente do colegiado, deputado Lula Cabral, do Solidariedade, distribuiu 12 matérias para análise pelos membros da comissão. Na pauta do do grupo está o projeto que autoriza o Governo do Estado a tomar empréstimos de até 3,4 bilhões de reais, que deverá ser discutido na próxima semana.

Raquel Lyra prestigia solenidade em comemoração aos 80 anos do Senai Pernambuco

27/04/23

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Referência na oferta de serviços de tecnologia e inovação a setores de desenvolvimento no Estado, o Senai Pernambuco comemorou os seus 80 anos de fundação. Na noite desta quarta-feira (26), uma cerimônia de comemoração foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra  (foto) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). 
 
“Eu acredito, sempre, que não há nada que supere a capacidade de trabalho da nossa gente, a capacidade de inovar, de ousar, de exportar inteligência, de implantar as novas tecnologias que Pernambuco possui. Quero parabenizar o Senai por poder manter, ao longo do tempo, essa coesão e fazer do nosso Estado sempre uma referência”, destacou a governadora.
 
O presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, abriu a celebração ressaltando os avanços do Senai. “Estamos comemorando 80 anos de uma existência longa, que começou treinando os trabalhadores como torneiros mecânicos, que era uma profissão importantíssima para a indústria. E hoje vemos um Senai renovado e pensando no futuro”, comentou.
 
Durante a solenidade, um documento foi assinado para nomeação da gestão dos clusters de inovação industrial de Suape e Petrolina. Esses clusters são cooperações conjuntas de instituições para o desenvolvimento de novos projetos, a fim de aumentar o desempenho e a produtividade do setor industrial. O cluster de Suape trabalhará com foco na transição energética, manufatura avançada e logística. O de Petrolina terá como foco o desenvolvimento da indústria como fornecedora de tecnologia avançada para a agroindústria.
 
Assinaram o documento a governadora Raquel Lyra, Ricardo Essinger, Guilherme Cavalcanti (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico), Camila Barreto (diretora regional do Senai em Pernambuco) e Guilherme Coelho (presidente da Abrafrutas e Assessor Especial do Governo de Pernambuco).
 
Também participaram do evento as secretárias estaduais de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal. Além delas, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, o ex-senador Armando Monteiro Neto, o prefeito do Recife, João Campos, deputados, empresários, economistas e outras personalidades do Estado prestigiaram a celebração.
 
Foto: Hesíodo Góes/Secom

Justiça Federal determina suspensão do Telegram em todo o país

27/04/23

    blogfolhadosertao.com.br

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão temporária do aplicativo Telegram no Brasil. A medida foi tomada porque a plataforma não enviou à Polícia Federal dados completos sobre perfis e administradores neonazistas solicitados pela corporação.

De acordo com a PF, uma investigação sobre o ataque a uma escola no município capixaba de Aracruz mostrou a ligação do assassino com grupos neonazistas. E a interação entre eles estava sendo feita pelo Telegram.

Além da suspensão temporária das atividades, a Justiça impôs multa de até R$ 1 milhão, por dia, por recusa de fornecimento dos dados. Em Fortaleza, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou sobre as sanções impostas ao Telegram.

Na decisão, o juiz Wellington Lopes da Silva também determinou o envio de ofícios a diversas operadoras de telefonia para garantir a suspensão do funcionamento do Telegram em todo território nacional ainda nesta quarta-feira (26). Isso inclui a remoção do aplicativo nas lojas App Store e Google Play Store.

De acordo com o relato de usuários, até o fim da tarde desta quarta-feira (26), a plataforma ainda estava no ar. Nós tentamos entrar em contato com o Telegram para esclarecimentos, mas não obtivemos retorno até o fechamento dessa edição.