Raquel Lyra encontra-se com Simone Tebet em Brasília. Oposição espera que tucana tome MDB da Frente Popular

28/05/22
Por Jamildo Melo
blogfolhadosertao.com.br

Sem alarde, nesta quarta-feira (27), Raquel Lyra (PSDB) esteve reunida em Brasília com a pré-candidata do MDB nacional à presidência, Simone Tebet

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Raquel Lyra // Na foto Raquel Lyra, Prefeita e Caruaru e candidata ao governo do estado nas eleições de 2022. – FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Sem alarde, nesta quarta-feira (27), Raquel Lyra (PSDB) esteve reunida em Brasília com a pré-candidata do MDB nacional à presidência, Simone Tebet. Em pauta, uma possível movimentação para retirar a legenda da Frente Popular.

A assessoria da Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, confirma o encontro mas não informou o teor das conversas.

Como a coluna adiantou, a saída de João Doria (PSDB) da corrida pela Presidência, abrindo mão para Simone Tebet ser a candidata que represente a união dos tucanos como o MDB e o Cidadania, pode ser positiva para Raquel.

Na oposição, aposta-se que, como o PSDB abriu mão de João Doria em nome da terceira via, agora OS tucanos pedem ao MDB que ajude Raquel Lyra em Pernambuco, tirando o partido da Frente Popular, cujo candidato é Danilo Cabral (PSB).

“Não se trata de uma intervenção em Pernambuco mas apenas que o nacional determine que o MDB se junte a Raquel. O PSDB quer o apoio em Pernambuco” comenta uma fonte da oposição.

O problema eh que hoje o presidente do MDB Raul Henry está na frente popular e ao lado do PSB. No passado recente, o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho tentou levar o partido da oposição mas sem sucesso. Da mesma forma Marília Arraes tenta levar o partido para sua campanha mas as negociações também não prosperaram.

Em tempo, após superar João Doria, o desafio de Simone Tebet para se confirmar como candidata da terceira via é superar os emedebistas do Nordeste, grupo onde muitos desejam caminhar com Lula (PT) na eleição deste ano. Para contornar, ela já conseguiu apoio do senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE).

No MDB local, um influente integrante do partido acha que ela não terá força para fazer a movimentação.

“Ela é uma espécie de Henrique Meirelles (que acabou com 1% da votação, quando saiu candidato a presidente pelo MDB). O partido deve estar avaliando que ter um candidato é melhor do que nçao ter nada, uma espécie de missão partidária”, conta um aliado.

Caso Genivaldo: PRF que matou motoqueiro após abordagem é a mesma que ignorou Bolsonaro sem capacete

28/05/22
Por Roberta Soares
blogfolhadosertao.com.br
Para o cidadão comum – e se for negro ou pobre ainda mais -, a força da lei, a cobrança ao pé da letra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao presidente da República a benevolência e o afago

 

FOTO: ANDERSON RIEDEL/PALÁCIO DO PLANALTO
Presidente em maio de 2021, andando de moto e sem capacete com Luciano Hang na garupa. Genivaldo de Jesus não conseguiu escapar e morreu asfixiado numa “viatura-câmara-de-gás” por não estar conduzindo uma motocicleta sem capacete – FOTO: FOTO: ANDERSON RIEDEL/PALÁCIO DO PLANALTO

A mesma Polícia Rodoviária Federal (PRF) que parou o motoqueiro Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, às margens da BR-101, no interior de Sergipe, por não estar utilizando o capacete – e o teria matado ao trancá-lo na mala da viatura após jogar gás lacrimogêneo no interior do veículo -, é a que fechou os olhos a alguns dos muitos episódios de desrespeito à legislação de trânsito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Isso precisa ser dito e lembrado.

A violência contra Genivaldo de Jesus foi gravada por populares – que poderiam ter demonstrado mais revolta diante das cenas, o que também é verdade – e, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, ele morreu após sofrer insuficiência respiratória aguda provocada por asfixia mecânica.
Para além da violência absurda e que demonstra um nível impressionante de despreparo daqueles policiais rodoviários federais brasileiros na abordagem ao cidadão, é impossível não comparar os critérios da instituição nos dois casos. São dois pesos e duas medidas.

Thiago Lucas
Homem morre após ser abordado e colocado em porta-malas de viatura da PRF – Thiago Lucas

Para o cidadão comum – e se for negro ou pobre ainda mais -, a força da lei, a cobrança ao pé da letra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao presidente da República a benevolência e o afago. A normalização de qualquer ato irregular no trânsito, que no Brasil é uma máquina de fazer mortes, vale ressaltar. Mais de 32 mil mortos e pelo menos 300 mil sequelados anualmente.

 

É claro que o não uso de equipamento de segurança como um capacete é razão para abordagem da fiscalização de trânsito. Não questionamos esse aspecto. Até porque é considerada infração gravíssima (multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH), além de resultar na perda “imediata” da CNH (ou seja, independentemente da pontuação, ela gera a suspensão do direito de dirigir).

E que, o que é mais importante, o não uso do capacete condena o motociclista à morte ou a sequelas gravíssimas no caso de um sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se diz. Entenda a razão).

Mas alimenta um gosto de injustiça ao ver uma instituição como a PRF fazer o que fez com um homem sem capacete e fechar os olhos às imprudências do chefe maior do País – que deveria ser o primeiro a dar os melhores exemplos posssíveis.

Conduzindo uma moto sem capacete, Bolsonaro deseduca o Brasil, um País que mata 30 mil pessoas por ano no trânsito
O mau exemplo de Bolsonaro no trânsito. De novo e de novo

Para quem não lembra, Bolsonaro já sapateou sobre o CTB pelo menos três vezes e, na mais grave delas – quando conduziu uma motocicleta de alta cilindrada sem capacete e transportando um passageiro também desprotegido – estava nas “barbas” dos PRFs.

RELEMBRE

Em maio de 2021, com o Brasil ainda chorando seus mortos por covid-19, o presidente Jair Bolsonaro pilotou uma motocicleta sem capacete e ainda levou na garupa passageiros famosos, também sem os equipamentos de segurança – o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Ferreira, e o empresário Luciano Hang.

Era a inauguração da Ponte do Abunã, sobre o Rio Madeira, na BR-364, em Rondônia (RO), que ainda não tinha sido liberada ao tráfego de veículos. Era uma cerimônia. Por isso, o presidente, mesmo que não fosse o presidente, não poderia ser multado.

Mas, caso a via estivesse aberta e Bolsonaro não fosse o presidente da República, teria cometido duas infrações ao mesmo tempo: conduzir motocicleta sem capacete e transportar passageiro sem o equipamento de segurança. Somaria 14 pontos na CNH de uma só vez. E se fosse notificado por cada um dos passageiros transportados, esse número ultrapassaria os 20 pontos na CNH.

REPRODUÇÃODENÚNCIA Imagens gravadas por testemunhas mostram momento em que vítima é trancada no porta-malas – REPRODUÇÃO

Dois meses depois, o presidente aprontou de novo, também sob o olhar dos fiscalizadores do trânsito. Dessa vez foi durante uma motociata no Rio de Janeiro. Conduziu uma motocicleta com o capacete errado, indicado para uso da prática de skate. Bolsonaro deveria estar com um equipamento apropriado para a moto.

Um capacete modular – que protege efetivamente a cabeça, inclusive a zona frontal –, com viseira, utilizada sempre fechada durante a condução do veículo. E, caso fosse usar um capacete para a prática de motocross, que não tem viseira integrada, deveria obrigatoriamente estar com óculos de proteção.

Mas, como presidente da República, passou ileso em todas as situações, mesmo cercado da fiscalização de trânsito em todos os seus níveis.

Já Genivaldo de Jesus não conseguiu escapar e morreu asfixiado numa “viatura-câmara-de-gás” por não estar conduzindo uma motocicleta sem capacete.

No boletim, os policiais admitiram que usaram espargidor de pimenta e gás lacrimogêneo quando Santos já estava no porta-malas, uma vez que, de acordo com a equipe da PRF, a vítima teria resistido a permanecer no compartimento. Os dois foram afastados das funções de rua, a única punição por enquanto.

Fim de semana deve ter mais chuvas intensas em Pernambuco

28/05/22
Por Fábio Nóbrega
blogfolhadosertao.com.br
Temporal que se aproxima do Estado será causado por fenômeno que vem do Oceano
Chuvas devem seguir em regiões de Pernambuco neste fim de semana
O sábado (28) e o domingo (29) devem ser de continuidade de chuvas fortes em Pernambuco, segundo indica a previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

– PUBLICIDADE –

A agência identificou a aproximação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), composto por nuvens carregadas que se formam sobre o Oceano Atlântico e avançam para o leste da região Nordeste, entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. O fenômeno deve intensificar as chuvas durante o fim de semana.

No início da tarde desta sexta-feira (27), a Apac emitiu um aviso meteorológico de estado de alerta, o mais alto dos três níveis. O comunicado, válido até 23h22 do sábado (28), considera a previsão de condição extrema dos fenômenos meteorológicos com risco muito alto e intensidade excepcional.

Segundo a Apac, o sistema, ao chegar na costa nordestina, provoca precipitações significativas. Com essa previsão, o fim de semana dá sequência a uma semana de muita chuva com registro de uma série de transtornos para moradores da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, com a notificação de, ao menos, quatro mortes e quase mil pessoas fora de casa.

Para esta sexta-feira, a chuva deve ser de intensidade ainda de fraca a moderada na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, mas a chegada do DOL eleva o nível de atenção e as precipitações podem ser de moderadas a fortes, de acordo com os modelos meteorológicos. Em alguns locais das regiões, inclusive, essas precipitações podem ser ainda mais fortes.

Segundo o meteorologista da Apac Thiago do Vale, as chuvas desta sexta-feira (27) ainda não fazem parte do distúrbio e esta é uma época considerada normal para as precipitações – a quadra chuvosa na Região Metropolitana do Recife começa em abril e segue até julho.

“Na madrugada de hoje [sexta] para amanhã [sábado], existe a possibilidade da entrada do DOL, principalmente na Mata Norte”, explica o meteorologista. Com o passar do sábado, a tendência é que o distúrbio se desloque em direção à Mata Sul e provoque chuvas com intensidade de moderada a forte em todo o Litoral do Estado.

O sistema, que ainda não chegou ao Estado, já está ativo devido às condições oceânicas e deve persistir durante o fim de semana, de acordo com Thiago. Há, ainda, a possibilidade de chegada ao Agreste pernambucano. Para o Sertão, a previsão é de chuva fraca e isolada.

A Apac recomenda acompanhar seu perfil no Instagram e o site para a emissão de eventuais avisos meteorológicos.

– PUBLICIDADE –
Distúrbio Ondulatório de Leste
O distúrbio que irá causar as chuvas significativas no Estado no fim de semana é uma configuração dos ventos que favorece a elevação da umidade de baixos níveis para altos níveis.“Quando essa umidade encontra certa altura, transforma-se em nuvens e, dependendo da quantidade de umidade, transforma-se em nuvens de tempestade”, detalha Thiago do Vale.

Temperatura
Com a nebulosidade presente na região, a tendência é de diminuição das temperaturas, segundo Thiago do Vale. “Temos também ventos mais frescos, que vêm de nuvens, os ventos de rajada”, completa.

Para esta sexta-feira, prevê a Apac, as temperaturas na Região Metropolitana do Recife e na Mata Norte devem variar entre 22º C e 29º C. Na Mata Sul, entre 20º C e 28º C. No Agreste do Estado, a mínima pode chegar aos 17º C e a máxima aos 28º C. No Sertão, varia de 19º C a 30º C.

No sábado, a RMR e a Mata Norte devem registrar temperaturas entre 22º C e 28º C. Na Mata Sul, os termômetros ficam entre 20º C e 28º C. No Agreste, entre 17º C e 27º C. E no Sertão, entre 19º C e 31º C.

Veja como acionar a Defesa Civil
Diante das fortes chuvas, a Defesa Civil recomenda que a população de áreas de risco fique em alerta e, ao menor sinal de perigo, procure um outro local para abrigar-se, levando documentos pessoais e roupas.

Em caso de ocorrências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de seu município:

Codecipe (Defesa Civil Estadual): 199 ou (81) 3181-2490
Recife: 0800.081.3400
Olinda: (81) 9.9266-5307
Jaboatão: (81) 3461-3443 ou (81) 9.9195-6655
Camaragibe: (81) 2129-9564 ou (81) 9.9945-3015 ou 153
Abreu e Lima: (81) 9.9933-6380
São Lourenço da Mata: (81) 9.8338-5407
Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
Paulista: 153
Moreno: (81) 9.8299-0974 ou (81) 9.8128-2018
Ipojuca: (81) 9.9231-8607
Itamaracá: (81) 3181-2490 ou 199
Igarassu: (81) 9.9460-9073

Proposta: Danilo firma compromisso com Agreste Setentrional para geração de emprego e melhoria na infraestrutura

28/05 /22

blobfolhadosertao.com.br

 

 

 

Em entrevista à Rádio Integração FM de Surubim, nesta sexta-feira (27), o pré-candidato a governador Danilo Cabral (foto) destacou o conjunto de ações que a Frente Popular levou para o Agreste Setentrional em quase 16 anos de trabalho ininterrupto pelos pernambucanos. Danilo, que está cumprindo agenda na região, também falou de futuro com o povo da sua terra; reforçando que Surubim e aquele Agreste viverão um novo tempo de desenvolvimento a partir de janeiro de 2023, com foco, sobretudo, na geração de emprego, educação profissional e melhoraria da infraestrutura.

“Nós tivemos aqui um conjunto de inovações e avanços que chegaram nesses 16 anos da Frente Popular. A primeira estrada que fizemos lá atrás foi a ligação para Casinhas, tirando Casinhas do isolamento. Vocês conhecem a realidade que a gente falou aqui, de fazer o acesso à Santa Cecília. Lembro que a primeira obra que a gente fez foi o acesso à Vertente do Lério. A gente também recuperou a PE-90. Novas obras chegaram, mas a gente precisa pensar para frente”, argumentou Danilo, que estava acompanhado do governador Paulo Câmara, da prefeita Ana Célia e da deputada estadual Teresa Leitão; além de deputados, vereadores e outros prefeitos da região.

Danilo garantiu ao povo da região ainda mais investimentos. “Nós fizemos chegar a escola em tempo integral, farda, merenda, livro didático. Duas escolas técnicas chegaram por meio da nossa ação como secretário de Educação, em Limoeiro e Surubim. Faltava chegar o ensino superior, que está chegando com a UPE. A gente tem sonhos que foram conquistados. Mas, a cada sonho conquistado, a gente tem que buscar novos sonhos. Eu acho que a gente tem que investir agora em um novo salto de qualidade na educação de Pernambuco, na questão da profissionalização. O desafio do emprego, não é? Esse o principal desafio que vem, sobretudo, no pós-pandemia”, explicou.

O pré-candidato citou ainda ações para alavancar o polo de confecções da região. “Polo de confecções que é o grande ativo daqui; que emprega muita gente. Vamos qualificar a mão de obra. Ontem, eu tive uma reunião nesse sentido com o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto. Já estive com o Sistema S também. Esse é o salto de qualidade que queremos dar. Queremos incorporar às escolas em tempo integral a educação profissional, a tecnologia”, argumentou Danilo.