Em Ouricuri, ônibus que transporta alunos atola na estrada de acesso ao IF; e alunos protestam

20/03/22

blogfolhadosertao.com.br

As fotos postadas no Portal Ouricuri  mostram o  ônibus  atolado e os  estudantes  prosseguindo a pé no meio do lamaçal.  Outros problemas: matagal e  falta de iluminação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudante  Júlio Macedo

Em Ouricuri, estudantes  do Instituto Federal de Educação -(IF), denunciaram esta semana –  nas redes sociais e em contato com o Blog Folha do Sertão  (blogfolhadosertao.com.br) que estão enfrentando  sérias dificuldades para  para ter acesso ao educandário  por causa  de problemas  que poderiam ser evitado, caso a Prefeitura de Ouricuri  cumprisse com a sua responsabilidade  constitucional e administrativa, cuidado bem das estradas e da própria malha viária urbana, que precisa ser bem iluminada.

Dia 15,  aconteceu o pior: um ônibus lotado de estudantes atolou na via de acesso ao IF, deixando dezenas de alunos e alunas  no chamado “meio do tempo”,  tendo que sujar os calçados de lama e fazer o percurso a pé, numa situação  indesejável e que poderia ser evitada se a Prefeitura se Prefeitura tivesse o mínimo de zelo  pela coisa pública.

O aluno Júlio Macedo (que já foi candidato a prefeito do município)  demonstrlou sua indignação com o descaso do poder público. Em vídeo  que circula nas redes sociais, Macedo   fez o seu protesto mostrando  a situação de uma das estradas  de acesso ao Instituto Federal (IF) da cidade:  com atoleiro, lama, mato e escuridão.   ‘O local tem muito mato e está sem iluminação”, denunciou. 
“Esta  é estrada que os estudantes têm para chegar ao Instituto Federal. Aqui, o mato durante o dia, dá pra chegar. O pior mesmo é durante a noite, que não tem iluminação”, explica Macedo. “Como os estudantes vão chegar aqui?”, questionou.
Os protestos tomaram conta das redes sociais: 

1  – É verdade, só tem mato aí, muito perigoso a noite, pela falta de iluminação.Pior mesmo é o batalhão que é bairro de “falso rico” pq não tem nem luz, nem lugar p colocar lixo, tem mil e quatrocentos cachorro comendo o lixo e altas crateras e o povo da prefeitura passa lá todo dia e parece que não ver, acho que não ver pq tá tudo escuro 🤦‍♀️Isso de batalhão ser bairro de rico é lenda. Uma tristeza isso, muito perigoso aí, já fui de bike e ia sendo assaltada.

esde 2016 que é pra asfaltarem essa parte aí e nada … 🤡
3-   Cadê os fiscais do povo? “Vereadores (as) Hummm! Tinha esquecido que pra fiscalizar precisa de pedir autorização da Câmara… Absurdo isso!!!
4  – Além  de o onibus ser de Sao Paulo😂😂😂😂(brincadeira)
5 – Tudo normal por aí… Nunca andaram 10 ou 15 pra irem pra escola…
6 -Vota direito na próxima…
7 – Novo tempo de trabalho👏👏👏👏👏👏
8 – E ainda tem gente pra defender uma situação dessa que é de responsabilidade da prefeitura.
9 – Lamentável isso não ter agilidade numa pequena obra de calçamento e asfalto pra cidade!😢
Pior é o que a prefeitura disponibiliza para os estudantes de Araripina. É um caos! Fora que vive quebrando. Essa gestão não tem um pingo de comprometimento com os alunos.
11 –  Prefeito Ricardo Ramos não valoriza If Campus Ouricuri, pois nunca priorizou fazer estradas de qualidade para dar acesso essa importante instituição
12-  Uma falta de respeito com alunos, professores.. que tomem logo as providências, hj novamente tinha carro atolado. Ontem foi uma van e um ônibus, hj foi um carro de professores, que eu vi, acho q tiveram mais! Uma tristeza aff
13 – O prefeito de ouricuri está devagar aqui na santa Maria 2 está uma cituasão crítica quando chove não tem como a pessoa sai com tanta lama faz é vergonha a pessoa mora em um bairro em uma cituasão dessas parece até que não existe prefeito em ouricuri 😠😠😠
14 -Aquele bairro tem muitas casas boas mas as ruas , a maioria, não tem calçamento, infelizmente. É uma extensão do Bairro Batalhão/Quixadá pegando pela Estrada do Tamboril que precisa de muita atenção porque o valor imobiliário ali é total. Interessante é que o Loteamento Colinas do Tamboril com quase a mesma extensão tem todas ruas pavimentadas e quase não existe casas. Essa a diferença do privado para o público no que pertine a gestão. É a Estrada Parque da Vaquejada com a Avenida Engenheiro Camacho. Mas, acredito que ali precisa de recursos do Governo de Pernambuco e Federal pois são muitas ruas sem pavimentação. Sofrimento quando chove e a lama toma de conta!!!😮😮😮

Edir Macedo usa jornal da Igreja Universal para fazer campanha contra Lula e o PT e favorecer Bolsonaro

20/03/22
Por Gustavo Kaye
blogfolhadosertao.com.br

Folha Universal, com tiragem de 1,7 milhão de cópias, associa ex-presidente a inferno e a totalitarismo

 

Bispo Macedo e Bolsonaro

A Igreja Universal, do Bispo Macedo, dono também da Record TV,  tem utilizado seu jornal impresso semanal para desferir ataques a Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT. A  igreja é apoiadora de Bolsonaro (PL) que hoje está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente petista.

A Folha Universal, que completou 30 anos de existência neste mês e tem tiragem de 1,7 milhão de exemplares, tem publicado seguidos textos que contêm ataques ao principal concorrente eleitoral do atual presidente.

Alguns artigos, embora identificados como “editoriais” são assinados pelo advogado Denis Farias, do Pará, que é fiel da igreja e já ocupou cargo em governo do Republicanos, partido associado à denominação neopentecostal. Outros não têm assinatura.

Em nota, a assessoria de comunicação da Universal diz que “todo texto de opinião assinado pelo autor que é publicado na Folha Universal, ou em qualquer jornal, sempre reflete o ponto de vista de quem o redigiu, e pode, ou não, coincidir com as convicções do veículo.”

Os editoriais são considerados espaços nobres e de destaque, nos quais são publicados textos que expressam a visão consolidada de um jornal.

Em sua edição desta semana, a Folha Universal apresenta o editorial “As Portas do Inferno Não Prevalecerão…”, assinado por Farias.

O texto abre com uma citação: “Jesus Cristo encorajou o apóstolo Pedro e seus discípulos, garantindo que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja que Ele iria edificar (Mateus 16:18)”.

O artigo então segue para exemplos de governos comunistas e socialistas, inspirados pelas “ideias satânicas de Karl Marx”, que se voltaram contra o Evangelho e passaram a perseguir os cristãos.

O autor diz que, no Brasil. “temos a chance de deter o avanço do comunismo e do socialismo”. A forma de fazer isso seria “rechaçando nas urnas Lula e a sua legião de partidos de esquerda nas eleições para presidente e para o Congresso Nacional. Tal como para as demais casas legislativas e governos estaduais.”

A tiragem desta edição é de 1,7 milhão de exemplares. Em 2021, a igreja publicou 80.016.875 de cópias da Folha Universal.

* Com informações da coluna Painel da Folha de São Paulo

Especial de domingo : Arraes e Neruda

20/03/22

blogfolhadosertao.com.br

 

*Por Ítalo Rocha Leitão

 

Paris, primavera de 1965. Arraes caminha pelas ruas da capital francesa à procura de um endereço onde um amigo querido do Brasil estava hospedado na casa de uma família chilena e o esperava para lhe entregar um presente. Poucos meses antes, os militares brasileiros, responsáveis pelo famigerado golpe de 64, haviam retirado Arraes, à força, da cadeira que ele ocupava, no Palácio do Campo das Princesas, como governador de Pernambuco.

 

Na Rue l’Ancienne Comedie, nº 88, no Quartier Latin, bairro boêmio frequentado pela intelectualidade parisiense, Arraes encontrou o número que procurava. Foi recebido afetuosamente pelo conterrâneo Celso Furtado, que trouxera do Chile uma encomenda muito especial.

Tratava-se de um livro de Pablo Neruda, o poeta chileno, que seis anos depois ganharia o Prêmio Nobel de Literatura. O livro, de 1.924 páginas, intitulado Obras Completas, estava oferecido a Arraes por um grupo de brasileiros que cumpria um exílio recente no Chile por força do golpe militar brasileiro. Ao abrir, o ex-governador de Pernambuco se deparou na primeira página com as assinaturas de Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Almino Afonso, Arthur da Távola, Tiago de Melo e Paulo Freire. Na dedicatório, cada um escreveu uma mensagem de conforto ao colega de exílio. Arraes ficou emocionado. Na mesa, vinho e queijo. Na sala, o governador deposto de Pernambuco folheava e comentava sobre a obra de um dos maiores poetas da América do Sul, que já há algum tempo ganhara fama no continente europeu.

Quando a noite atingia um estágio já bem avançado e o vinho também, a campainha da residência tocou. Celso Furtado e os donos da casa, meio perplexos, indagaram, em voz alta, quem seria essa visita não anunciada e numa hora já incomum para se ir à casa de alguém? No portão, aquele homenzarrão se destacava não só pela altura, mas pela elegância e por um casquete que lhe encobria a calvície e lhe dava um charme a mais. Era Pablo Neruda, de carne e osso. Arraes o conheceu naquele momento e nunca mais esqueceu aquele encontro. Mais vinho foi servido, agora com uma taça a mais. O presente que Arraes acabara de receber foi mostrado ao poeta chileno, que pôs de imediato o seu autógrafo. Aquela coincidência teve um significado tão forte e místico para Arraes que ele levou a lembrança daquele momento para o resto da vida.

Quase quarenta anos depois daquele encontro, Arraes deu o livro, recheado não só de poemas, mas também de história e de emoções, ao seu filho Luiz Cláudio Arraes de Alencar, numa ocasião muito especial para um pai: Lula, como é conhecido, acabara de concluir o doutorado em Medicina. E, assim, aquela noite parisiense, tão singular, se perpetuou para sempre no seio da família Arraes.

 

*Ítalo Rocha Leitão é jornalista

Santa Cruz vence Caruaru City e avança para as semifinais do Campeonato Pernambucano

20/03/22
Pernambuco Press
blogfolhadosertao.com.br
RICARDO FERNANDES/SPIA PHOTO/SANTA CRUZ

 

  • Resumão

    O Santa Cruz está na semifinal do Campeonato Pernambucano. Na partida que marcou o reencontro com a torcida no Arruda, o Tricolor bateu o Caruaru City por 3 a 0 em jogo único pelas quartas de final da competição. O atacante Rafael Furtado e o meia Esquerdinha (duas vezes) fizeram os gols do triunfo em casa. Agora, o Santa vai encarar o Náutico no Clássico das Emoções na primeira semifinal, enquanto o City se despede da temporada 2022.

    Santa Cruz x Caruaru City - Melhores Momentos

    Santa Cruz x Caruaru City – Melhores Momentos

  • Primeiro tempo

    O primeiro tempo teve o Santa Cruz como dono das ações, o que acabou gerando um protagonista no time adversário. O goleiro Igor Leonardo, do Caruaru City, fez boas defesas – sendo duas de maior destaque: em chute no ângulo de Mateus Anderson, aos 26, e em cabeceio de Eduardo Guedes quase à queima-roupa, aos 34. O City praticamente só teve uma chance que assustou a torcida coral, um chute de Candinho que passou “tirando tinta” da trave de Klever.

  • Segundo tempo

    O Santa voltou disposto a espantar qualquer a zebra e garantir logo resultado. Aos 5 minutos, Dudu Mandai cruzou pra área e Rafael Furtado, de cabeça abriu o placar. O City até tentou responder, mas aos 28 minutos Henrique errou a saída, Esquerdinha roubou a bola, avançou e chutou de fora da área no canto esquerdo de Igor para ampliar. O meia Esquerdinha ainda fez o terceiro. No finzinho, aos 46, ele aproveitou desvio de João Cardoso para tocar de cabeça e decretar a classificação.

    Rafael Furtado comemora gol marcado em Santa Cruz x Caruaru City

    Rafael Furtado comemora gol marcado em Santa Cruz x Caruaru City (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

  • Reencontro com a torcida

    Depois de esperar mais de dois anos, a torcida do Santa Cruz, enfim, reencontrou o time no Arruda. Foram 3.591 torcedores, com capacidade do estádio reduzida. A última vez que a torcida havia assistido a um jogo com público no José do Rêgo Maciel tinha sido no dia 12 de março, na vitória por 3 a 0 diante do Botafogo-PB, em confronto pela Copa do Nordeste.

    Torcida do Santa Cruz no Arruda após mais de dois anos

    Torcida do Santa Cruz no Arruda após mais de dois anos (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

  • Muralha derrubada

    O goleiro Igor Leonardo até tentou, mas não conseguiu evitar a queda do Caruaru City. O arqueiro foi o grande destaque da equipe caruaruense na partida e fez boas defesas ao longo dos 90 minutos. Duas de maior destaque: em chute no ângulo de Mateus Anderson, aos 26 do primeiro tempo, e em cabeceio de Eduardo Guedes quase à queima-roupa, aos 34 também da etapa inicial.

    Igor Leonardo, goleiro do Caruaru City, contra o Santa

    Igor Leonardo, goleiro do Caruaru City, contra o Santa (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

  • Próximos jogos

    Com a classificação, o Santa Cruz vai encarar o Náutico na primeira semifinal em jogo único. O Clássico das Emoções será disputado nos Aflitos. Já o Caruaru City se despede da temporada 2022. Confira a tabela do Campeonato Pernambucano.

Náutico vence Globo-RN e garante vaga nas quartas da Copa do Nordeste

20/03/22
Globo FC
blogfolhadosertao.com.br
  • Resumão

    Com tranquilidade, o Náutico venceu o Globo por 2 a 0 no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste. Com o resultado, o Timbu terminou na terceira colocação do Grupo B, com 14 pontos, e agora encara o Botafogo-PB, em João Pessoa, em jogo único eliminatório. Os gols da partida foram marcados no primeiro tempo com os atacantes Léo Passos e Robinho.

    Robinho, atacante do Náutico, marca contra o Globo

    Robinho, atacante do Náutico, marca contra o Globo (Foto: Gabriel Leita/CNC)

  • Próximos jogos

    A CBF ainda irá confirmar a data da partida única das quartas de final entre Botafogo-PB e Náutico, no Almeidão, em João Pessoa, que pode ser realizada na próxima terça ou quarta-feira. Já o eliminado Globo, agora foca suas atenções no Campeonato Potiguar.O próximo compromisso da Águia será no dia 27, fora de casa, contra o ASSU

  • Premiação

    Pela classificação às quartas de final do Nordestão, o Náutico fatura uma cota de R$ 300 mil. Em caso de classificação para as semifinais, a premiação será de R$ 350 mil.

  • Revanche de 2019

    Para o Náutico, o confronto contra o Botafogo-PB também pode servir de revanche da eliminação nas semifinais da COpa do Nordeste de 2019. Na ocasião, também em jogo único em João Pessoa, o Timbu perdeu por 2 a 1 e ficou fora da decisão. O Belo perdeu a final para o Fortaleza.

    Botafogo-PB x Náutico, Copa do Nordeste, Botafogo-PB, Enercino, Meia Enercino

    Botafogo-PB x Náutico, Copa do Nordeste, Botafogo-PB, Enercino, Meia Enercino (Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB)

  • Primeiro tempo

    O Náutico já deixou claro a sua superioridade logo nos minutos iniciais do primeiro tempo contra o Globo, criando e desperdiçando oportunidades. Mas após duas bolas no travessão do goleiro Iago Hass, o Timbu abriu o placar com Léo Passos, aos 32 minutos, após saída errada da defesa do time potiguar. Foi o segundo gol do atacante, que já havia balançado as redes no clássico da última quarta-feira, contra o Santa Cruz, pelo Pernambucano. Aos 40, Robinho, após ótimo passe de Jean Carlos, fez o segundo.

    Globo x Náutico - Barretão

    Globo x Náutico – Barretão (Foto: Gabriel Leite/CNC)

  • Segundo tempo

    Com a vantagem no marcador, o Náutico apenas administrou o resultado no segundo tempo. O Globo, ainda tentou ir ao ataque, mas esbarrou em suas limitações. Com isso, mesmo sem forçar, as melhores chances ainda foram dos pernambucanos. Na melhor delas, Léo Passos perdeu cara a cara com o goleiro Iago Hass.

    Globo-RN x Náutico - Barrettão

    Globo-RN x Náutico – Barretão (Foto: Gabriel Leite/CNC)

Sport vence Floresta e encara o CSA nas quartas do Nordestão

 20/03/22
blogfolhadosertao.com.br
Rubro-negro não passou sustos e venceu o rival por 3 a 0, com gols de Juba, Parraguez e Ray Vanegas
  • Ray Vanegas balança as redes pela terceira vez no jogo contra o Floresta (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

     

    O Jogo

    Sem grandes dificuldades, o Sport venceu o Floresta por 3 a 0, na noite deste sábado, na Ilha do Retiro, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Luciano Juba, no primeiro tempo, Javier Parraguez e Ray Vanegas, no segundo tempo, decretaram os gols do triunfo rubro-negro. O ‘El Búfalo’, inclusive, balançou as redes pela quinta vez nesta temporada – todas nos últimos três jogos.

  • Rumo a Maceió

    Terceiro colocado com 14 pontos somados, o Sport, que já garantiu a classificação antecipada para o mata-mata do Regional, vai encarar o CSA no Rei Pelé pelas quartas de final, na próxima terça ou quarta-feira. O Azulão, adversário do mesmo grupo (chave A) que o rubro-negro, terminou em segundo lugar, com a mesma pontuação que o Leão, mas vencendo no critério de saldo de gols (5 x 4). Por isso, terá a vantagem em decidir em casa e em jogo único uma vaga nas semifinal da Copa do Nordeste.

  • A parte que faltava…

    Não falta mais. Com público liberado, a torcida rubro-negra voltou à Ilha do Retiro e quase esgotou a capacidade máxima de 4.600 permitida pelo Governo. Depois de atuar com apoio dos leoninos somente na partida contra o Caruaru City, no dia 10 de fevereiro, pelo Campeonato Pernambucano, 4.063 torcedores do Sport compareceram ao estádio.

     

    O Sport controlou o jogo, sem passar grandes sustos. Desde o início, se impôs diante do Floresta, não permitindo que o adversário, desatento defensivamente, construísse seu jogo. E foi assim que o Leão abriu o placar. Com facilidade, após bobeada na defesa cearense, Luciano Juba aproveitou e bateu seco, sem chances para Marcão. Em nova investida, o Rubro-negro quase ampliou o placar. E de novo com Juba. O lateral bateu falta no canto do goleiro do Floresta, que espalmou. Minutos depois, Ewerthon aproveitou bom lançamento de Parraguez e por muito pouco não marcou o segundo. No fim do primeiro tempo, veio a melhor chance do Floresta – e que quase seria um gol contra do Sport. Rafael Thyerre tentou evitar lançamento na área e cabeceou praticamente contra a meta de Mailson.