08/02/22
Por Correio Braziliense
blogfolhadosertao.com.br
crédito: Raphael Ribeiro/BCB |
O Banco Central (BC) divulgou como serão os próximos passos para retomar o serviço de consulta a “dinheiro esquecido” pela população em instituições financeiras — que entrou em colapso após o grande números de acessos, ainda dia 24 de janeiro. Será criado uma nova página na internet, em que as pessoas poderão fazer a consulta, isso já no próximo dia 14 de fevereiro.
O novo site será o https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
Ele ainda não está funcionando, mas dentro do link, o BC já explicou como funcionará os passos para reaver o dinheiro deixado nos bancos. A instituição também deixa claro: “Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução”.
O primeiro destaque é o lembrete de que esses valores não poderão mais serem feitos no site da BC, somente neste novo link. Os passos para resgatar os valores são os seguintes:
- Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir do dia 14/02;
- Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
- Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
- Se você perder sua data de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.
Golpes:
A BC também faz importante alerta para que a população não fique vulnerável a golpes. Confira:
- O único site para consulta e solicitação desses valores é aqui (valoresareceber.bcb.gov.br).
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!