Operação Errantes: Vereador Gaturiano Cigano, de Petrolina foi preso pela PRF com fuzil e pistolas

16/02/22
Segundo a Policia Rodoviária Federal, as armas são de uso restrito. Além de Gaturiano, outros dois homens, que se identificaram como PMs de Pernambuco, estavam no veículo. Vereador  também é alvo de operação da Policia Federal

 

Gaturiano Cigano, vereador de Petrolina — Foto: Divulgação / Câmara de vereadores de Petrolina

Armas apreendidas no carro dirigido pelo vereador Gaturiano Cigano — Foto: Divulgação
Armas apreendidas no carro dirigido pelo vereador Gaturiano Cigano (foto 01) — Foto: Divulgação

 

O vereador de Petrolina, Gaturiano Cigano (União Brasil), foi preso na noite da terça-feira (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante abordagem realizada no KM 180 da BR 428, a PRF encontrou várias armas no carro dirigido pelo vereador. Além de Gaturiano, outros dois homens, que se identificaram como policiais militares de Pernambuco, estavam no veículo.

De acordo com PRF, no veículo foram encontrados duas espingardas calibre 12 com 26 munições; um fuzil calibre 223/.556 com 117 munições; duas pistolas calibre 9mm com 64 munições; uma pistola calibre.40 com 10 munições; uma pistola calibre 380 com 28 munições; um revólver calibre 38 com cinco munições; e duas armas brancas. Também foram encontrados cinco coletes à prova de bala.

Segundo a PRF, do armamento transportado, não foram apresentados a guia de tráfego do fuzil, o registro de uma das pistolas 9mm e do revólver calibre .38.

Gaturiano Cigano, vereador de Petrolina — Foto: Divulgação / Câmara de vereadores de Petrolina

Ainda segundo a PRF, os presos são suspeitos de participação de uma tentativa de homicídio na cidade de Mirandiba, em Pernambuco. O crime aconteceu na tarde da terça-feira. Eles teriam atirado contra a delegacia, para matar um desafeto.

O vereador e os dois homens, as armas e o carro apreendido foram levados para a delegacia da Polícia Civil em Petrolina.

Operação Errantes

Policia Federal faz operação sobre possíveis crimes contra a previdência em Petrolina

16/02/22

blogfolhadosertao.com.br

São 24 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Petrolina, Tabira (PE) e Filadélfia (BA).

 

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, deflagrou, nesta quarta-feira (16), a Operação Errantes, que investiga supostos crimes contra a Previdência Social cometidos por organização criminosa que atua no município de Petrolina e região.

A Justiça autorizou o cumprimento, pela PF, de 24 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Petrolina, Tabira (PE) e Filadélfia (BA).

De acordo com o MPF, investigações realizadas ao longo de meses, inclusive com uso de ação controlada, “revelaram a existência de organização criminosa extremamente ramificada, com divisão interna de funções, que atua de forma duradoura e estável praticando golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”.

Até o momento, estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja superior a R$ 45 milhões.

Os possíveis crimes consistem na obtenção, mediante diversas fraudes, de benefícios assistenciais e previdenciários. “Os líderes do esquema auferem os lucros decorrentes dos pagamentos de centenas de benefícios irregulares. Na execução dos crimes, são auxiliados por várias pessoas, recrutadas por eles para atuar como operadores do esquema ou laranjas”, afirma o MP.

“Esses laranjas – na maioria pessoas analfabetas ou com pouca instrução e de idade avançada – são usados para emissão de documentos de identidade falsos, depois utilizados nos requerimentos de benefícios perante o INSS. Os operadores das fraudes viajam por diferentes estados para providenciar as emissões dos documentos de identificação irregulares, como registros gerais (RGs) e certidões de nascimento. Um mesmo laranja chega a ter dezenas de RGs fraudulentos”, alega o Ministério Público Federal.

De acordo com as apurações do MPF, a suposta organização criminosa “também movimenta um verdadeiro comércio paralelo de aluguel, venda e permuta de cartões de saques de benefícios irregulares”. “Em virtude dos ganhos com os crimes, os líderes da organização criminosa possuem patrimônio elevado, cujos bens de alto valor são registrados em nome de terceiros, e ainda praticam outras atividades ilícitas, a exemplo de agiotagem, como forma de alavancar os ganhos”, frisam os investigadores.

As provas colhidas durante a operação serão analisadas pelo MPF, para aprofundamento das investigações e adoção das medidas judiciais cabíveis.

Maílson salva e Sport empata sem gols com o Ceará pela Copa do Nordeste

16/02/22

Por Haim Ferreira

blogfolhadosertao.com.br

 

Goleiro rubro-negro foi o grande destaque da partida, evitando vários gols do Ceará

 

Com atuação de gala do goleiro Maílson, o Sport empatou em 0x0 com o Ceará, na noite desta terça-feira (15), na Copa do Nordeste. A partida aconteceu no Castelão, em Fortaleza.

O arqueiro rubro-negro fez cinco defesas difíceis no primeiro tempo, salvando o Leão das investidas ofensivas do Vozão.

Os rubro-negros ainda tiveram o desfalque do zagueiro Fábio Alemão, que foi expulso aos 28 minutos da etapa final.

Ceará x Sport: Acompanhe ao vivo o jogo da Copa do Nordeste

Deu moral! Perfil do Milan deseja boa sorte ao Sport na Copa do Nordeste; entenda o motivo

CEARÁ X SPORT: confira as escalações para o duelo da Copa do Nordeste

TV JORNAL AO VIVO: Maílson faz sequência de milagres e salva o Sport no primeiro tempo contra o Ceará; veja lances

O resultado não alterou as posições de nenhuma das duas equipes na tabela. O Sport se mantém na 3ª colocação do Grupo A, com sete pontos, enquanto o Ceará é o líder do Grupo B, com nove.

O Sport volta a entrar em campo no próximo sábado (19), contra o Santa Cruz, às 21h30, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano.

Já o Ceará tem compromisso marcado na mesma data, mas novamente pelo Nordestão. O adversário será o Atlético-BA, fora de casa, às 16h.

Ficha do jogo:

CEARÁ – 0: João Ricardo; Michel Macedo, Luiz Otávio, Messias (Gabriel Lacerda) e Victor Luis; Fernando Sobral, Richard (Gabriel Santos) e Lima (Erick); Mendoza (Cleber), Vina e Zé Roberto (Iury Castilho). Técnico: Tiago Nunes.

SPORT – 0: Mailson; Ezequiel, Rafael Thyere, Chico, Fábio Alemão e Sander; Blas Cáceres e Ronaldo; Everton Felipe (Italo); Luciano Juba (Ray Vanegas) e Búfalo (Flávio > Sabino). Técnico: Gustavo Florentín.

FOTO: KELY PEREIRA

Náutico vence Atlético-BA por 3 a 0, pela Copa do Nordeste

16/02/22

Jc

blogfolhadoseertao.com.br

Com o resultado, Timbu assumiu o segundo lugar do Grupo B, com oito pontos; já a equipe baiana está na 5ª posição do Grupo A

 

Sob os olhares do técnico Felipe Conceição, que por não ter sido regularizado não pôde comandar a equipe à beira do gramado, o Náutico venceu o Atlético-BA por 3 a 0, nos Aflitos, em jogo válido pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Jean Carlos, no primeiro tempo, além de Leandro Carvalho e Robinho, na etapa final, marcaram os gols. Com o resultado, o Timbu assume a segunda colocação do Grupo B, com oito pontos. Já o Atlético-BA está na 5ª posição do Grupo A, com quatro.

  • Próximos jogos

    O Náutico volta a campo pela Copa do Nordeste no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Antes, porém, enfrenta o Vera Cruz, na quinta-feira, pelo Campeonato Pernambucano. Já o Atlético-BA recebe no sábado, às 16h, o Ceará, pelo Nordestão.

  • O nome do jogo

    No seu aniversário de 30 anos, o meia Jean Carlos marcou o seu 30º gol com a camisa alvirrubra, o que abriu o caminho para a vitória por 3 a 0. O jogador acabou susbtituído no segundo tempo sob aplausos do novo técnico Felipe Conceição.

  • O primeiro gol

    A partida também marcou o primeiro gol do atacante Leandro Carvalho com a camisa do Náutico. O jogador foi susbstituído logo em seguida, sentindo dores musculares.

    Leandro Carvalho, atacante do Náutico

    Leandro Carvalho, atacante do Náutico (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

  • Das cadeiras

    Por não ter tido seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF, o técnico Felipe Conceição assistiu a partida das cadeiras dos Aflitos, ao lado da diretoria. No segundo tempo, desceu para o setor das sociais e orientou os atletas que entraram em campo. Sua estreia oficial pelo Timbu deverá ser na quinta-feira, contra o Vera Cruz, pelo Campeonato Pernambucano. Possivelmente, com uma equipe alternativa em campo.

    Felipe Conceição, técnico do Náutico

    Felipe Conceição, técnico do Náutico (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

  • Timbu em campo

    Com o Náutico já vencendo a partida por 3 a 0, um personagem inusitado aparece na partida. Um timbu, mascote oficial do clube pernambucano, passou a passear ao redor do gramado. Deu sorte.

  • Primeiro tempo

    Náutico e Atlético-BA fizeram uma partida movimentada no primeiro tempo, com os alvirrubros sendo mais perigosos principalmente explorando o lado direito, com o lateral Hereda. Foi assim que o time abriu o placar, aos 14 minutos, com Jean Carlos, em um lance de sorte. A bola bateu na trave e nas costas do goleiro Fábio Lima antes de entrar. O time baiano chegou a pressionar em busca do empate e colocou duas bolas na trave.

  • Segundo tempo

    O Náutico sacramentou a vitória logo nos minutos iniciais do segundo tempo. Em dois lances parecidos. Aos três minutos, Leandro Carvalho chutou rasteiro, tirando do alcance do goleiro de Fábio Lima. No minuto seguinte, Robinho, também em chute de fora da área, ampliou. Depois disso, os alvirrubros administraram a partida, mas deram espaços na frente da área. Faltou ao Atlético-BA calibrar mais as finalizações (acertou mais uma bola no travessão).

Covid-19: Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira

16/02/22

Por Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

 

Imunizantes serão entregues ao Ministério da Saúde

 

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou o primeiro lote da vacina contra a Covid-19 feita 100% no país (foto). Fabricado em parceria com a AstraZeneca, o imunizante será entregue ao Ministério da Saúde para ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aprovação de qualidade ocorreu nessa segunda-feira (14), mas a informação só foi divulgada nesta terça-feira (15).

 

“O primeiro lote de vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais foi liberado pelo controle de qualidade nesta segunda-feira. A Fiocruz vem alinhando junto ao Ministério da Saúde a agenda dessa entrega, segundo a demanda da pasta. Outras informações sobre a vacina nacional serão divulgadas em breve”, informou a fundação em nota.

O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) – principal insumo do imunizante – enviado pela China.

A necessidade de adquirir o IFA na China fez com que a entrega de imunizantes da AstraZeneca pela Fiocruz sofresse atrasos no ano passado. Essa situação mostrou a importância de se concretizar a capacidade de produção do ingrediente no Brasil.

O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o recebimento do primeiro lote 100% nacional nem a quantidade de vacinas que será entregue.

Leia também

  • Pernambuco recebe novas doses de AstraZeneca para vacinação de reforço• Senado promove sessão com desinformação sobre vacina contra a Covid-19• OMS pede maior esforço de vacinação contra Covid-19 no Leste Europeu• Uma criança morreu a cada três dias por Covid enquanto país debatia vacinação• Vacinação itinerante contra Covid-19 acontece em cinco comunidades do Recife até este sábado (19)

Senadores ameaçam pedir impeachment de Aras se PGR não avançar com denúncias da CPI

16/02/22

PorGazeta do Povo

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Senadores da CPI da Covid ameaçam protocolar um pedido de impeachment contra o procurador-geral da República, Augusto Aras ( foto), se ele não encaminhar os pedidos de indiciamento feitos pela comissão. Cabe ao Senado decidir sobre o afastamento de um procurador-geral. A cúpula da CPI se manifestou nesta terça-feira (15) durante a inauguração do Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 no Senado.

“A jurisdição sobre a fiscalização dos trabalhos [da PGR] cabe ao Senado Federal e nós vamos ter de exercer isso, haja o que houver, sob pena de não estarmos dando o encaminhamento necessário que a Constituição manda”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que foi relator da CPI. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi vice-presidente da comissão, disse que já tem um documento pronto para pedir o afastamento do procurador-geral.

Ele ressaltou que deve esperar até depois do Carnaval para apresentar o pedido. Segundo Randolfe, cerca de 10 senadores estariam dispostos a apoiar o requerimento. “Vou acreditar na boa vontade da PGR, mas tem algo que pressiona a nossa paciência, que são mais de 600 mil mortos. A memória deles paira como fantasma sobre cada um de nós”, disse Randolfe.

Em outubro do ano passado, os senadores entregaram o relatório final da comissão à PGR pedindo o indiciamento de 80 pessoas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro (PL). Os senadores pressionam Aras a avançar na investigação desde então. O procurador-geral defende que deu andamento em todos os indiciamentos apresentados pela CPI da Covid.

Na semana passada, a cúpula da CPI concordou em encaminhar novo desmembramento dos arquivos levantados pela comissão até esta sexta-feira (18). Os senadores se reuniram no último dia 9 com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para pedir que as investigações encaminhadas pela PGR sejam tornadas públicas.