Morre o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor aos 81 anos.

15/02/22

Notícias Brasil

blogfolhadosertao.com.br

Conhecido nacionalmente pelos comentários em telejornais, Jabor dirigiu filmes como “Toda Nudez Será Castigada”e “Eu Te Amo”

Morre Arnaldo Jabor aos 81 anos após sofrer um AVC em dezembro. A informação é do jornal Folha de São Paulo. O jornalista e cineasta estava internado desde o dia 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês. Diretor do filme “Toda Nudez Será Castigada”, Jabor integrou a geração do Cinema Novo, que revolucionou o audiovisual nacional.

Desde 1990, o jornalista se destacou nacionalmente com os comentários em jornais da TV Globo sobre assuntos diversos como política, cultura e economia.

Adaptação da peça de Nelson Rodrigues, “Toda Nudez Será Castigada” se tornou um sucesso de público ao levantar temas polêmicos nas telas. Outro sucesso de bilheteria foi o longa-metragem “Eu Te Amo”, protagonizado por Sônia Braga.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Ao longo da carreira, publicou também coletâneas como “Os Canibais Estão na Sala de Jantar”, de 1993, e “O Malabarista – Os Melhores Textos de Arnaldo Jabor”, de 2014.

 

 

Prefeitura e Sebrae formam parceria para desenvolver o artesanato em Granito

15/02/22

AscomPMG

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Oficinas  ajudam a desenvolver a articulação e  proporcionar mais conhecimento  dos artesãos 

 

 

A prefeitura de Granito tem trabalhado junto ao Sebrae na implantação de programas inovadores que visam melhorar o empreendedorismo e a produção local. Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, foi realizada uma oficina de gestão da qualidade para produtos do artesanato, numa parceria da prefeitura, através da secretaria de Cultura, com o Sebrae e Senac.

Os artesãos granitenses  receberam  informações do passo a passo para ingressar no programa do artesanato brasileiro.

Todas as oficinas tiveram uso de metodologia ativa e simulações de fuxico, customização, corte e costura, bonecos de pano, pesos para porta e crochê.

Na avaliação do prefeito João Bosco, o principal desafio  “é assegurar comercialização dos produtos que são muito ricos em qualidade com o capricho desses artesãos que além da arte,  têm vocação para trabalhar os detalhes que fazem um grande diferencial no artesanato sertanejo”.

Apoiar o artesanato é uma forma de valorizar a produção local, gerando oportunidade e estimulando as pessoas melhorarem a renda familiar.

Sindicato da Polícia Civil decreta greve em Pernambuco, contrariando decisão da Justiça

15/02/22

JC

blogfolhadosertao.com.br

Sinpol-PE alega que o governo ofereceu um reajuste abaixo da inflação do período

Divulgação / Sinpol-PE
Policiais Civis de Pernambuco decretaram estado de greve – Foto: Divulgação / Sinpol-PE

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) decretou, nesta segunda-feira (14), greve geral da categoria. O ato que marcou o início da paralisação das atividades aconteceu em em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, com dezenas de policiais protestando contra a falta de valorização da categoria e por melhores salários.

Em entrevista ao programa O Povo na TV, o presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti, falou sobre a luta que o sindicato vem travando com o governo para obter melhores condições para os policiais civis. “A greve tem início de forma imediatada em todo o Estado de Pernambuco. Nenhuma atividade da Polícia Civil será realizada. A gente vinha alertando isso, tanto à sociedade, quanto ao Governo do Estado. Fizemos tudo o que poderia ser feito para construir um caminho dialogado e dissemos que se essa greve saísse seria culpa do governo”, contou o representante sindical.

Ainda de acordo com Rafael Cavalcanti, o que foi oferecido pela Secretaria de Defesa Social foi bem abaixo do esperado. “Já sofremos com a falta de estrutura e de efetivo e, além disso, o que foi oferecido pelo governo sequer cobre a inflação do período. Completamos quatro anos sem reajuste e temos um dos piores salários do País. Diante disso, a categoria não aguentou mais”, esclareceu o presidente do Sinpol-PE.

Nota da SDS-PE

A Secretaria de Defesa Social esclarece que, na tarde desta segunda-feira (14), reuniu-se com o presidente e diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) para apresentar a proposta de 20% de reajuste salarial para todas as categorias profissionais representadas pela entidade. No entanto, após a reunião, a SDS foi surpreendida com a decretação de greve. O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que greves na segurança pública são ilegais. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a cobrança de multa de R$ 300 mil ao Sinpol por dia em caso de paralisação de qualquer natureza. O Sinpol foi devidamente notificado dessa decisão na semana passada.

O diálogo e o esforço do Governo de Pernambuco resultaram em uma proposta que aliou avanços na remuneração para as categorias e a responsabilidade fiscal com as contas públicas, em um cenário de sucessivos anos de retração econômica e pandemia. A disposição para o diálogo será mantida, na busca de soluções que não penalizem a população e garantam a valorização profissional. A SDS não transigirá na adoção de todas as providências cabíveis no sentido de manter a prestação de serviços de segurança pública aos pernambucanos.

Decisão da Justiça

Na última quarta-feira (9), a Justiça determinou a intimação do Sinpol-PE para que seus filiados se abstenham de realizar paralisação de suas atividades, sob qualquer forma, modalidade ou denominação, com a advertência de que o descumprimento da ordem acarretaria em multa.

Naquele momento, o sindicato organizava uma paralisação das atividades para o dia seguinte, isto é, a quinta-feira (10).

Univasf: Bônus de inclusão regional regional será adotado para ingresso em todos os cursos no Sisu 2022

15/02/22

Por Renata Freitas

blogfolhadoseertao.com.br

 

 

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adotará o bônus de inclusão regional para ingresso nos cursos de graduação presenciais. Esta ação afirmativa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni), por meio da Decisão Nº 110/2021, e estará em vigor no Sistema de Seleção Unificada 2022 (Sisu 2022), cujas inscrições começam nesta terça-feira (15). A bonificação será adotada para ingresso em todos os 29 cursos de graduação ofertados nos sete campi da Instituição, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI).

O bônus de inclusão regional corresponde a um acréscimo de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem 2021). Podem aderir à bonificação os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das Regiões Geográficas Intermediárias onde a Univasf possui campus, que são: Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Petrolina (PE) e São Raimundo Nonato (PI). Estas regiões são estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os municípios que integram cada uma delas estão descritos no Anexo I da Decisão Nº 110/2021.

A bonificação incidirá apenas sobre a modalidade Ampla Concorrência, pois o Sisu não permite a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Por isso, o candidato que tem direito ao bônus de inclusão regional precisará optar se deseja concorrer pela bonificação ou pela reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, classificados por renda familiar per capita e por critérios de autodeclaração (pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência).

Mais informações sobre o bônus de inclusão regional e o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG 2022) da Univasf no Portal do Ingresso Discente.

Governo e cúpula do Congresso vão ao TSE para saber se é legal reduzir impostos dos combustíveis

15/02/22

Ag?ência O Globo

blogfolhadosertao.com.br

1 – Baixar o preço dos produtos é assunto prioritário entre deputados e senadores
2 – A cúpula do Congresso Nacional e integrantes do governo Jair Bolsonaro vão consultar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esclarecer se a redução de impostos sobre os combustíveis fere a lei eleitoral.

 

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, vão se reunir com os ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF)  Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes nesta segunda-feira para tratar do assunto.

A redução dos preços dos combustíveis com a desoneração dos impostos sobre os produtos é um dos principais temas em discussão entre o governo e o Congresso.

A preocupação com a lei eleitoral foi levantada por técnicos da Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência da República. A legislação eleitoral veda “a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior” durante o de eleições.

Para integrantes do governo, a redução dos impostos pode ser interpretada como um “benefício”, podendo criar problemas jurídicos para a campanha de reeleição de Bolsonaro. Por isso, o ministro da AGU e a cúpula do Congresso vão consultar ministros do TSE para saber se, de fato, há um impedimento legal para a redução dos impostos.

Na Câmara, o deputado governista Christino Áureo (PP-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com aval do Planalto para reduzir os tributos federais sobre todos os combustíveis.

No Senado, uma proposta apresentada pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT) é mais ampla e foi apelidada de “PEC Kamikaze” pela equipe econômica. O Senado também deve votar nesta semana um projeto que permite reduzir o tributo sobre o diesel.

Em todos os casos, a redução é autorizativa e caberia a Bolsonaro optar por reduzir os impostos.