Pau de arara e cabeça chata. O que há por trás dos termos usados por Bolsonaro?

12/02/22

<Por Cajueira

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

Chuvas alagam ruas centrais de Salgueiro e atingem Estádio Cornélio de Barros

12/02/22

Por Fábio Nóbrega

blogfolhadosertao.com.br

De acordo com a Apac, foi registrado um acumulado de 55 milímetros de chuva. O prefeito Marcones  Sá disse que  volume  das precipitações foi foi maior
Imagens aéreas mostram gramado do estádio completamente alagado

A cidade de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, foi castigada por fortes chuvas   na madrugada desta sexta-feira (11). O temporal atingiu principalmente a área central do município e assustou a populaça com trovões e ralâmpagos durante mais de duas horas.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foi registrado um acumulado de 55 milímetros de chuva – o índice é considerado forte, já que ocorreu em um curto intervalo de tempo. O prefeito do município, Marcelo Sá,  disse que a precipitação passou de 70  milímetros.

Não  foi registrado desabamento  de prédios nem  acidentes com  vítimas. Os moradores contabilizam os estragos e tentam reaver os prejuízos causados pelo temporal. Parte do comércio foi prejudicado com o aguaceiro que deixou o Bairro Santa Margarida (antigo Alto do Cortume)  isolado do centro da cidade.   A Prefeitura cedeu dois veículos para fazer o transporte de pessoais que tinham compromissos no centro comercial da cidade, e vice-versa.

O gramado do Estádio Cornélio de Barros, onde o Salgueiro Atlético Clube manda suas partidas, ficou completamente alagado.  “O estádio do Salgueiro é no centro da cidade, é uma área baixa. As águas vieram da rua e entraram no estádio, mas já foi drenado, dentro de uma ou duas horas não haverá mais água no gramado. Se tivesse jogo domingo, o estádio estaria pronto”, disse à Folha de Pernambuco o presidente do Salgueiro, José Guilherme.

Imagens compartilhadas por José Guilherme  mostram o gramado ainda encharcado por volta das 10h30, mas com um nível de água muito menor que o registado no início da manhã.  A próxima partida da equipe em casa será apenas em 23 de fevereiro contra o Santos, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Equipes da Prefeitura de Salgueiro se deslocaram nas primeiras horas da manhã desta sexta para analisar a situação e trabalhar na desobstrução das vias da cidade.

“O trabalho está sendo feito visando o escoamento da água o mais breve possível para minimizar os impactos trazidos pela chuva e evitar maiores transtornos à população”, escreveu o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, em publicação em rede social.

Mais cedo, na quinta-feira, a cidade de Carnaíba, no   Sertão do Pajeu, na mesma região onde fica Salgueiro, registrou chuva, ventos e granizo. Segundo o blog de Nill Júnior, houve danos a um posto de gasolina, a uma escola e a vários imóveis.

Imagem   mostra o transbordamento do Açude Velho que alagou   algumas ruas   do  centro cidade de Salgueiro (Foto: Divulgação)

Chuvas devem continuar ao longo do fim de semana
O meteorologista da Apac Roni Guedes explica que a região do Sertão Central, onde fica Salgueiro, está sob a incidência de um sistema convectivo, que geralmente se desenvolve durante a madrugada.

“Houve precipitação significativa em alguns municípios. O sistema se desenvolve durante a madrugada devido ao calor que está na região e sem chover há algum tempo. É de madrugada porque a região está mais aquecida e o é o horário que tem mais umidade”, detalha Roni.

A expectativa, acrescenta o meteorologista, é de que a região tenha chuvas de moderadas a fortes nas duas próximas madrugadas, de sábado e de domingo. “Nossa previsão é que a região continue favorável à ocorrência desse sistema”, completa. As nuvens desse sistema têm topo alto e propiciam a ocorrência de raios.

A temperatura na região, segundo a Apac, deve variar entre 16º C e 35º  C. Para o restante do Estado, a previsão para o longo desta sexta-feira é de chuva rápida e isolada de intensidade fraca.

Leia também
• Chuva com granizo e vendaval surpreende moradores de Flores, no Sertão do Pajeú; entenda fenômeno
• Cinzas de vulcão em Tonga, na Oceania, deixam céu rosado no Grande Recife; entenda fenômeno
• Glória do Goitá: família de Jailma Muniz faz vaquinha para casa

Técnico Hélio dos Anjos deixa o Clube Náutico Capibaribe

12/02/22
Por William Tavares
blogfolhadosertao.com.br
Treinador deixou o Timbu após reunião nesta sexta (11), com a diretoria, no Centro de Treinamento Wilson Campos
Hélio dos Anjos, técnico do Náutico

Chegou ao fim mais uma passagem do técnico Hélio dos Anjos pelo Náutico. Após a derrota por 2×1 para o Retrô, nesta última quarta (9), nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano, ele e o auxiliar, Guilherme dos Anjos (demitido por justa causa), encerraram o trabalho no clube.

O profissional esteve nesta sexta (11), no Centro de Treinamento Wilson Campos, selando a despedida de um projeto iniciado em novembro de 2020, com um intervalo de um mês após pedido de saída do próprio profissional. Um desfecho pesado nos bastidores, principalmente após a confusão recente envolvendo atletas e torcedores, além das declarações do auxiliar do comandante nas redes sociais.

“A minha saída está definida, mas a situação envolvendo isso ainda passará pela minha advogada (Manoella Molon) e o jurídico do clube. Tive uma reunião hoje com Ari Barros (executivo de futebol) e Roberto Selva (vice de futebol) e agora estou esperando o Náutico se posicionar oficialmente para seguirmos para os próximos passos”, informou o técnico, indicando que, se dependesse dele, o desfecho seria outro.

“De maneira alguma (queria sair). Ontem mesmo, eu recebi uma ligação de um clube da Série B, com uma proposta, mas neguei. E não me arrependo. Achei que não era o ideal. Daqui a pouco tem outra equipe (para trabalhar). Vida que segue”, frisou.

Após o tropeço pelo Estadual, um torcedor do Náutico foi até o vestiário cobrar o grupo pelo mau desempenho. O ato causou revolta por parte dos jogadores, que foram tirar satisfação. No tumulto, integrantes de uma organizada do clube, atletas e membros da comissão técnica trocaram insultos. O atacante Kieza era um dos mais nervosos. A Polícia Militar precisou ser acionada para acalmar os ânimos.

No dia seguinte ao fato, o Náutico fechou a entrada da Imprensa no Centro de Treinamento Wilson Campos. Horas antes, o auxiliar do clube e filho do treinador Hélio dos Anjos, Guilherme dos Anjos, postou um desabafo em uma rede social, com críticas à diretoria do clube.

“Algumas coisas do futebol cansam. Trabalhamos em média 12 horas por dia, sem final de semana, abdicamos de muitas coisas, atrasos salariais recorrentes, quatro ou cinco meses sem receber, sem décimo terceiro, férias, FGTS e sem satisfação nenhuma das pessoas responsáveis. Muitas vezes sem um mínimo de estrutura, sem segurança, sem respeito. Nunca vou aceitar nada disso com tranquilidade, nunca serei conivente. Isso precisa acabar, vou lutar sempre por essa mudança”. Como em qualquer meio, o futebol é resultado. Lutamos pelo melhor assim como adversário. É inadmissível o que ocorreu ontem e todos sabemos que poderia ser evitado, pois não foi a primeira vez. Vou seguir trabalhando forte, mas nunca compactuando com o errado”, completou.

Antes de encerrar o vínculo com Hélio, o Náutico se pronunciou nas redes sociais afirmando que é contra qualquer tipo de violência, seja ela de quem for, além de que “a segurança de atletas, funcionários e torcedores sempre será uma das prioridades do clube”. A diretoria prometeu isolar o local de acesso aos vestiários e reforçar a segurança.

Essa foi a quarta passagem do técnico Hélio dos Anjos no Náutico. A primeira foi em 1993, com apenas 14 jogos no comando do clube, no Brasileirão da época. Depois, retornou na reta final da Série B de 2007, ajudando o Timbu a conquistar o acesso à Série A.

A terceira aparição foi em 2020, também na Segundona, desta vez com a missão de evitar o rebaixamento. Ao conseguir o objetivo, permaneceu no cargo e comandou o Náutico na campanha do título do Campeonato Pernambucano de 2021. Na Série B, fez o Timbu engatar a maior sequência invicta (contando desde o início da competição), mas terminou deixando a equipe após uma sequência de cinco derrotas.

Um mês depois da saída, Hélio retornou ao Náutico, mas não conseguiu fazer o clube ascender de divisão. Na passagem mais recente, foram 17 jogos, com oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas (não citando o duelo ante o Brasil/RS, na Segundona, quando estava suspenso), entre compromissos pela Série B, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano. Somando os duelos de 2020, foram  30 vitórias, 18 empates e 16 derrotas.

Mais cedo, o auxiliar-técnico do clube, Guilherme dos Anjos, publicou uma carta explicando que não direcionou as críticas ao clube. Confira abaixo:

Na data de ontem fui surpreendido com o recebimento de uma carta de demissão por justa causa completamente infundada aplicada pelo clube. Não iria me posicionar publicamente sobre a questão da justa causa, pois esse sim é um tema que deve ser discutido por outros meios e não por meio dos veículos de comunicação. Contudo, como o clube deu publicidade à situação me vejo obrigado a me posicionar sobre o ocorrido.

Fui dispensado por justa causa sob a alegação de que teria supostamente ofendido a honra do clube ao realizar uma postagem na minha rede social, bem como por ter me “envolvido em evento lamentável no pós jogo de 09/02/2022 de confronto com torcida.”

No que se refere a postagem feita esclareço que em nenhum momento me referi diretamente ao Náutico, mas sim a uma realidade recorrente no futebol brasileiro (a qual é de conhecimento público e notório) com atrasos nos pagamentos e falta de segurança. E isso precisa acabar, o futebol não é diferente de nenhum outro ambiente de trabalho, as normas e leis trabalhistas valem ali, e precisam ser respeitadas. Sempre defenderei essa melhora. Nunca ofendi ou denegri a imagem do clube, pelo contrário, sempre desejei mudanças para possibilitar melhores resultados e condições de trabalho no futebol.

Sempre me dediquei ao máximo ao clube com um trabalho incansável pelos melhores resultados ao Náutico. Minha consideração e respeito pelo Timbu não podem ser questionados. Tanto que retornei ao clube justamente para desenvolver um trabalho sério e duradouro (até, no mínimo, dezembro/2022, fim do contrato) com um único objetivo: levar o clube o mais longe possível. 

No que tange ao episódio ocorrido no dia 09/02/2022 eu, assim como os demais companheiros de equipe, fomos vítimas de agressões (na entrada do vestiário) que não podem ser admitidas no futebol e nem em qualquer outro ambiente de trabalho. 

Lamento profundamente a decisão (equivocada) escolhida pelo clube para encerrar este ciclo de trabalho, pois sempre acreditei muito no grupo e no projeto que vinha sendo desenvolvido.

Guilherme dos Anjos.

Governo reajusta piso salarial dos professores da rede estadual

12/02/22

Portal Folhape
blogfolhadoseertao.com.br
Aumento será de 35% e valor base passará para R$ 3,9 mil
Paulo Câmara
 

 

O governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), um reajuste de 35% no piso salarial dos professores da rede pública estadual. Agora, a base para os profissionais com carga horária de 200 horas mensais passará de R$ 2.886,15 para R$ 3.900,00, valor acima do piso nacional. Os 36.124 professores efetivos e temporários e 33.499 aposentados e pensionistas serão beneficiados pelo reajuste.

De acordo com o governador, o reajuste reforça o compromisso do estado na valorização dos professores e também de dar continuidade ao processo de melhorias na educação de Pernambuco. 

“Nós nos empenhamos incansavelmente em garantir às professoras e aos professores uma remuneração digna e, sobretudo, compatível com a imensa responsabilidade que é a de preparar nossos jovens para uma vida profissional dinâmica e a cada dia mais exigente”, afirmou Paulo Câmara.

No Brasil, apenas Pernambuco superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação em todas as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), desde a sua criação, em 2007.

“Esse reajuste reforça o compromisso do governador Paulo Câmara com a educação. Queremos valorizar ainda mais nossos professores, profissionais que estão sempre em busca de estratégias para oferecer melhorias aos estudantes, principalmente neste momento de pandemia, que impôs tantos desafios para toda a educação”, enfatizou o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

Boletim atualizado sobre os dados da covid-19 no Estado até ontem (11/02)

12/02/22

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

 

retomada.png

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (11/02), 6.282 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 76 (1,2 %) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 6.206 (98,8%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 754.321 casos confirmados da doença, sendo 56.891 graves e 697.430 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente 19 óbitos (12 masculinos e 7 femininos), ocorridos entre os dias 28/01/2022 a 09/02/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios do Arcoverde (1), Camaragibe (1), Garanhuns (1), Goiana (1), Ipubi (1), Jupi (1), Lagoa Grande (1), Orobó (1), Petrolina (2), Recife (7), Serra Talhada (1) e Timbaúba (1). Com isso, o Estado totaliza 20.808 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 25 e 101 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 40 a 49 (1), 50 a 59 (4), 60 a 69 (2), 70 a 79 (4) e 80 e mais (7). Do total, 15 tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (8), diabetes (4), doença respiratória (3), doença renal (3), câncer (3), obesidade (2), doença neurológica (2), tabagismo (2), imunossupressão (1), hipertensão (1), doença de Alzheimer (1), etilismo (1), dislipidemia (1) e histórico de AVC (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Quatro seguem em investigação.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 16.451.230 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.665.209 aplicações (cobertura de 86,37%). Do total, 6.660.247 pernambucanos (75,05%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.487.146 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 2.125.774 (cobertura de 32,18%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.