Sport empata com o Caruaru City pelo Estadual: 1 x 1

11/02/22

Por Rinaldo Pedrosa

blogfolhadosertao.com.br

REPRODUÇÃO/ SPORT RECIFE
O JOGO

Nenhuma das duas equipes conseguiu impôr um ritmo de jogo, o que fez com que a partida não engrenasse e tivesse grandes emoções. Com isso, apenas na segunda etapa a rede balançou. Aos 4 minutos, após cobrança de escanteio, Gustavo apareceu livre na área rubro-negra para cabecear e abrir o placar para os visitantes. Entretanto, logo em seguida, aos 8 minutos, Everton Felipe acertou um belo cruzamento para Cristiano empatar o duelo e dar números finais ao jogo.

O Sport ainda conseguiu marcar dois gols com Renzo e Parraguez, quando o jogo já estava em 1 a 1. Porém, ambos acabaram anulados, o primeiro por impedimento do zagueiro do Sport e o segundo por uma falta no início da jogada.

COMO FICA?

Com o empate, o Sport está na terceira colocação do Campeonato Pernambucano, com sete pontos e está atrás de Santa Cruz e Retrô. O Caruaru City, por sua vez, é o sétimo colocado, com dois pontos ganhos.

Bolsonaro “escala” Gilson Machado para disputar Senado

11/02/22

Por Jamildo Melo
blogfolhadosertao.com.br

Em Pernambuco, Gilson Machado aproveitou o evento em Salgueiro e fez críticas ao governo do Estado.

J
Reprodução/TV Brasil
Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, responsabilizou o governo estadual pela falta de água em Salgueiro – FOTO: Reprodução/TV Brasil

Na live semanal desta quinta-feira, o presidente Bolsonaro disse que o ministro do Turismo, Gilson Machado, vai deixar o governo em abril e deve disputar o Senado, após o desembarque do governo Federal.

Bolsonaro tem defendido que precisa reformar o Senado, com mais aliados, em um eventual segundo governo.

Gilson Machado desde o ano passado dizia que estava preparado para qualquer missão que o presidente lhe desse.

Nesta semana, ele esteve acompanhando o presidente em seu périplo pelo Nordeste, para ligar sua imagem à transposição. Em Pernambuco, Gilson Machado aproveitou o evento em Salgueiro e fez críticas ao governo do Estado.

Como o ministro está hoje no PSC, do deputado federal André Ferreira, irmão do prefeito de Jaboatão e candidato Anderson Ferreira, pelo mesmo PL do presidente Bolsonaro, a articulação pode representar uma enquadrada em Anderson. Gilson poderia ir para o PL sem problemas, com aval nacional. Caso não aceite uma composição para estar junto em uma chapa a favor de Bolsonaro, Anderson Ferreira pode perder o comando do partido, comandado pelo aliado de Bolsonaro Valdemar Costa Neto.

A pretensão de Anderson Ferreira era sair candidato a senador na chapa de Raquel Lyra, mas a presença de Gilson Machado na disputa divide os votos dos conservadores, em especial os evangélicos.

Anderson Ferreira viajou para Brasília para conversar com Valdemar Costa Neto mas não se tem informe do resultado do encontro. O que se sabe é que a posição dele no PL é frágil, na medida em que o diretório local funciona com uma comissão provisória, que pode ser desfeita a qualquer momento pelo presidente Valdemar Costa Neto.

A jogada também obriga Anderson Ferreira, em tese, caso aceite estar ao lado de Gilson Machado, a abandonar o projeto com Raquel Lyra, que tem como presidenciável João Doria, inimigo do peito dos Bolsonaro.

Alepe aprova ampliação das normas de combate à violência contra a mulher

11/02/22

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

A atualização da lei que regula as políticas públicas de combate à violência contra a mulher foi aprovada pela Comissão de Saúde da Alepe nesta quarta. A proposta acrescenta diretrizes às regras atuais, como a promoção de estudos sobre o tema, o atendimento em local especializado, a ampliação do abrigo de mulheres vulneráveis e a abordagem universal, com atenção não só de órgãos de segurança, mas também de saúde, educação, trabalho, renda, justiça, assistência psicossocial entre outros.

 

 

O texto é da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, com substitutivo da Comissão de Justiça. A relatora da matéria no Colegiado de Saúde, Laura Gomes, também do PSB, demonstrou apoio às propostas que fortaleçam o combate à violência contra a mulher. A parlamentar ainda saudou o anúncio de uma seleção simplificada, pelo Governo do Estado, para a contratação de profissionais de serviço social, o que considera essencial para haver continuidade e qualificação na prestação de serviços à população.

Já a presidente da Comissão, Roberta Arraes, do PP,  sugeriu a realização de uma audiência pública pelo Colegiado, no próximo dia 10 de março, sobre a importância da interiorização dos serviços de saúde. A solicitação foi aprovada por unanimidade.

No encerramento da reunião, João Paulo, do PCdoB, lamentou a interrupção da transmissão dos trabalhos legislativos pela TV Alepe e solicitou que a Comissão de Saúde peça esclarecimentos junto à Mesa Diretora, no que foi apoiado pelos demais presentes.

Governos de Pernambuco e Alagoas prorrogam política tributária para o setor sucroenergético

11/02/22
Por Heliane Rosenthal
blogfolhadosertao.com.br

Medida garante a competividade das empresas e a geração de milhares de empregos
Governadores de Pernambuco e Alagoas recebem representantes do setor sucroenergético
Governadores de Pernambuco e Alagoas recebem representantes do setor sucroenergético – Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Os governos de Pernambuco e de Alagoas anunciaram, em solenidade conjunta realizada nesta quinta-feira (10), a prorrogação das suas políticas tributárias para o setor sucroenergético. Através da concessão do crédito presumido do ICMS nas operações mercantis envolvendo etanol e açúcar, as duas gestões têm assegurado a competitividade e a alta empregabilidade do setor. As medidas, que já vigoram, teriam seu prazo encerrado no final de 2022, mas a decisão foi de prorrogá-las até 2026.

No caso de Pernambuco, o secretário da Fazenda, Décio Padilha, a política prevê a concessão do crédito presumido do ICMS equivalente a 12% do montante de saídas do álcool carburante. A medida vale para as operações internas e interestaduais. Já no caso do açúcar, o crédito é de 9% e incide nas comercializações internas, interestaduais e exportações.

“São gestos importantes, principalmente, diante da grande instabilidade do País em que as adversidades são constantes”, ressalta Padilha. Segundo ele, o próprio processo eleitoral de 2022, que terá impacto sobre o câmbio, reforça a importância de que o setor atue com mais segurança.

Durante a solenidade – que contou com a presença dos governadores dos dois Estados, Paulo Câmara e Renan Filho; o presidente do Grupo EQM e da Usina CucaúEduardo de Queiroz Monteiro; além de representantes do setor tanto de Pernambuco, como de Alagoas – o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, reforçou que, além do ganho de competitividade, as medidas permitem um maior investimento em tecnologia por parte das indústrias.

A prorrogação da medida contribui com toda a cadeia produtiva. O setor emprega na atual safra 2021/2022 em Pernambuco – levando em conta a estimativa de produção de mais de 12 milhões de toneladas -, cerca de 220 mil pessoas direta  e indiretamente.

Os governadores de Alagoas e Pernambuco, Renan Filho e Paulo Câmara, respectivamente, e o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Essa é uma política fiscal contemporânea e corajosa dos dois governos e que tem permitido a sobrevivência da indústria sucroenergética. Ela tem nos permitido sermos mais competitivos e também continuarmos inovando, olhando as nossas plantas, renovando a nossa atividade agrícola e investir mais recursos na área de gotejo e de irrigação para que a gente possa elevar a tonelada de cana por hectare”, reforçou o presidente do Grupo EQM. 

Previsibilidade

O governador Renan Filho também reforçou o potencial de geração de empregos advindo dessas medidas. “Isso equilibra, garante competitividade e fortalece a geração de empregos nesse segmento”.

Para garantir a prorrogação da política tributária, o governador Paulo Câmara encaminhou, nesta quinta-feira mesmo, um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, mas disse acreditar que ele será aprovado rapidamente. “Hoje, Pernambuco e Alagoas dão importante segurança e previsibilidade ao setor para que ele possa continuar trabalhando, a gerar emprego e renda, a inovar, a ser produtivo e a ajudar Pernambuco e Alagoas a ultrapassar os momentos de dificuldades”, concluiu o governador.

Também estavam presentes na solenidade os empresários pernambucanos Marcos Antônio Dourado, da Usina Ipojuca, e Frederico Petribu Vilaça, da Usina São José. De Alagoas, vieram ao Recife, Fernando Lopes de Farias (Usina Caeté); Marcos Luiz Lorencatto e Francisco Vital (Usina Coruripe); e Ernesto Maranhão Neto (Grupo Maranhão), além do secretário estadual da Fazenda, George Santoro, e do chefe de Gabinete Civil, Fábio Farias.

Leia também
• Secretários de Fazenda aprovam congelamento do ICMS sobre combustíveis
• Pernambuco fecha 2021 com a maior geração de empregos dos últimos dez anos
• Indústrias crescem 2,9% em dezembro e fecham ano com alta de 3,9%

Fies: Prazo para renegociação será de 7 de março a 32 de agosto

11/02/22

Por Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

O início das negociações para quitação do saldo devedor está previsto para o dia 7 de março e se estenderá, inicialmente, até 31 de agosto

 

 A expectativa é de que a iniciativa atenda pouco mais de 1 milhão de estudantes
A expectativa é de que a iniciativa atenda pouco mais de 1 milhão de estudantes – Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O governo federal regulamentou nesta quinta-feira (10) os procedimentos para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O início das negociações para quitação do saldo devedor está previsto para o dia 7 de março e se estenderá, inicialmente, até 31 de agosto. Ao todo, cerca de 1,3 milhão de estudantes estão aptos a participar da revisão dos contratos.

A renegociação das dívidas do Fies foi lançada no final do ano passado, por meio de uma Medida Provisória, a MP nº 1.090. De acordo com as regras, para os estudantes que possuem dívidas com 90 a 360 dias de atraso, a medida prevê desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. Para inadimplência superior a 360 dias, a MP prevê desconto de 86,5% no saldo devedor, também com eliminação dos encargos.

Caso o estudante esteja inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e seja beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. Além disso, o valor remanescente dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes, com pagamento de parcela mínima de R$ 200.

“Estamos falando aqui diretamente de um milhão de brasileiros que podem ser beneficiados, sendo que 850 mil, segundo nossos dados, vão obter até 92% de desconto nessa negociação. Além disso, o [saldo] remanescente pode ser, alguns casos, observada a parcela mínima, um parcelamento de até R$ 200. Ele vai parcelar até 150 vezes. Essas medidas vão beneficiar os estudantes e não apenas aqueles já formados, que desistiram, mas estão com os nomes negativados. E até os fiadores, que estão aí também preocupados”, destacou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante cerimônia, no Palácio do Planalto, para anunciar os prazos e procedimentos da renegociação.

Segundo o MEC, atualmente, dos 2,6 milhões de contratos ativos formalizados até 2017, mais de 2 milhões estão na fase de quitação, com um saldo devedor de R$ 87,2 bilhões. Desses, mais de um milhão de estudantes estão inadimplentes, com mais de 90 dias de atraso no pagamento. Isso representa uma taxa 51,7% de inadimplência e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas.

“A molecada não tem como pagar e temos que ter uma alternativa. Imagine você ter menos de 30 anos com uma dívida média de R$ 44 mil. A garotada, mais de um milhão de jovens, terá a oportunidade de pagar a dívida. É uma proposta tentadora, vai tirar essa turma da inadimplência”, comemorou o presidente Jair Bolsonaro, em discurso durante o evento.

Como renegociar

Os contratos do Fies estão vinculados ao Banco do Brasil (BB) e à Caixa Econômica Federal. Nas duas instituições financeiras, os estudantes poderão realizar todo o procedimento de renegociação da dívida por meio digital.

Na Caixa, por exemplo, cuja dívida média é de R$ 35 mil, o interessado já pode consultar via internet e verificar se pode ou não pedir a renegociação e qual desconto e parcelamento poderá ter.

Depois da abertura do período de adesões, em 7 de março, e após confirmar seu enquadramento nas regras e simular a renegociação, os estudantes devem gerar o boleto para pagamento da primeira parcela ou, caso optem pela quitação de uma só vez, da parcela única.

No BB, a adesão poderá ser feita diretamente pelo aplicativo do banco na internet, acessando a opção Soluções de Dívidas e clicando em Renegociação Fies. Por meio da solução, segundo o banco, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas.

De acordo com o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a partir do dia 19 de fevereiro, aqueles que têm direito à renegociação receberão uma oferta ativa na tela de entrada do aplicativo do banco, pelo celular, informando as condições de quitação.

Leia também:
• Bolsonaro diz que renegociação de dívida do FIES será regulamentada nesta semana
• Fies terá até 92% de desconto para inadimplentes, diz ministro
• Ministro: renegociação do Fies não é ‘incentivo ao calote’

Policia Militar recebe novos smartphones para agilizar registros de ocorrências

11/02/22
Imprensa PE
blogfolhadosertao.com.br
Entrega foi feita pelo governador Paulo Câmara durante reunião do Pacto Pela Vida. Aparelhos vão dar celeridade aos registros no Boletim Integrado de Defesa Social
Miniatura do anexo
Governador Paulo Câmara e gestores das Policiais Civil e Militar

Para dar mais celeridade ao trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o governador Paulo Câmara entregou, nesta quinta-feira (10.02), 1.304 smartphones de última geração. Os aparelhos, entregues durante reunião do Pacto Pela Vida, servirão para compartilhar informações no Boletim Integrado de Defesa Social (Bids), lançado em setembro do ano passado.

“Os novos aparelhos vão dar mais agilidade ao Boletim Integrado de Defesa Social, uma iniciativa que desenvolvemos para informatizar os processos que antes eram feitos de forma manual. Essa é mais uma forma de melhorarmos o desempenho das atividades das forças de segurança do nosso Estado”, destacou Paulo Câmara.

Os novos equipamentos estão sendo distribuídos aos batalhões, companhias independentes, batalhões especializados e companhias especializadas – as chamadas Organizações Militares Estaduais (OMEs) – na Região Metropolitana do Recife e no interior. Com isso, haverá pelo menos um smartphone por viatura, com pacote de ligações e dados de 20 gigabytes.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Secretaria de Defesa Social, tenente-coronel Policarpo de Freitas, os novos equipamentos vão permitir que as viaturas iniciem os procedimentos no momento exato da ocorrência. “Esse é o principal benefício para a população. Teremos mais viaturas nas ruas, já que o tempo do registro da ocorrência e outros procedimentos serão reduzidos. Agora, tudo passará a ser eletrônico e, com isso, ganhamos cerca de 50 minutos por ocorrência. É o fim do papel!”, reforçou.

A aquisição possibilitará que o efetivo operacional nas ruas esteja interligado a todos os aplicativos e sistemas da segurança pública, a exemplo do Alerta Celular, Alerta Bike, Polícia Ágil, Infopol e outros, além de registrar os fatos e fazer as devidas consultas em tempo real.

BIDS — O Boletim Integrado de Defesa Social é um programa que informatiza e integra o trabalho cotidiano das forças de segurança, fazendo especialmente a interface entre as polícias Civil e Militar, desde o chamado via 190 até os procedimentos de Polícia Judiciária. O sistema foi desenvolvido ao longo de dois anos, sob a coordenação da Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Defesa Social.

Estiveram presentes à reunião os secretários estaduais Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), coronel Carlos José (Casa Militar), Ana Elisa Sobreira (Mulher), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e as Drogas), Eduardo Figueiredo (Justiça e Direitos Humanos) e o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; além do subcomandante da PMPE, coronel Fernando Aníbal; o comandante-geral do CBMPE, coronel Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Científica, Fernando Benevides; e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI