Doria e Leite cobram pressa, e PSDB quer prévias nesta semana com o mesmo app

22/11/21

Folhapress

blogfolhadosertao.com.br

 

A votação foi suspensa no domingo (21) por instabilidade no aplicativo, mas as empresas de tecnologia envolvidas no processo trabalham para cumprir a meta do partido

O governador de SP, João Doria (esq.), e o governador do RS, Eduardo Leite

Depois de os três candidatos das prévias presidenciais do PSDB afirmarem que desejam concluir nesta semana a votação, suspensa no domingo (21) por instabilidade no aplicativo, as empresas de tecnologia envolvidas no processo trabalham para cumprir essa meta.

A ideia seria abrir um dia de votação para os tucanos com mandato e um ou mais dias para os tucanos filiados ainda nesta semana. A decisão final, porém, deve ser tomada apenas na tarde desta segunda (22), após novas reuniões com representantes dos candidatos.

A inconclusão da votação apenas agravou a divisão interna entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS). A disputa está acirrada e o resultado está em aberto. O terceiro concorrente, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, não tem chances de vencer e, na prática, se alia a Doria.

Em nota, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou nesta segunda que “várias instituições e empresas de tecnologia, todas muito respeitadas, participaram da concepção e estão envolvidas no processo de correção da falha para que a votação continue”.

“Todas as nossas energias estão concentradas para você que ainda não votou escolha quem será seu candidato à presidência da República. Contem com o nosso total e absoluto empenho para concluirmos a votação o mais rápido possível”, conclui.

Diante do fiasco da votação no domingo (21), com aplicativo travado desde 8h30 da manhã até o fim do dia, parte dos tucanos ainda vê com ceticismo a hipótese de manter a votação pelo app, que foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

Na noite de domingo, Doria e Virgílio defenderam retomar a votação no domingo (28), enquanto Leite afirmou que a eleição interna deveria ser definida até terça-feira (23).

Araújo, no entanto, afirmou, no domingo, que a viabilidade técnica do app, ou seja, o prazo para a correção dos problemas é que será central na definição de novas datas -e não a vontade de cada um.

Para estabelecer esse prazo, várias reuniões entre o partido e as empresas de TI foram ficaram acertadas para esta segunda.

“Nos últimos meses, de forma exaustiva, toda equipe que faz o PSDB preparou com muito carinho e enorme dedicação uma festa para no último domingo escolhermos o primeiro candidato à Presidência com a participação de todos os filiados. É antes de tudo uma aposta na democracia. Eu mesmo, como voluntário do partido, tenho me dedicado integralmente ao projeto”, diz a nota de Araújo divulgada nesta segunda.

“Lamentamos muito que um problema técnico no aplicativo desenvolvido para as prévias nos obrigou a não concluir uma comemoração que começou bonita pela manhã”, afirma o presidente do PSDB.

A ideia de utilizar urnas eletrônicas, defendida por Doria, voltou a ser aventada após o problema com o app, mas é vetada por Leite.

No domingo, o PSDB fez uma votação híbrida. Num evento grandioso em Brasília, feito para anunciar o vencedor, mas que terminou de forma melancólica sem conclusão, puderam votar por meio de urnas eletrônicas os prefeitos e vices, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e vices e os ex-presidentes do partido.

Os filiados sem mandato e os vereadores deveriam votar pelo aplicativo, que não funcionou. A votação, que seria das 7h às 15h, foi ampliada para 18h e acabou suspensa. Outros tucanos do alto clero que não viajaram a Brasília e preferiram votar pela ferramenta online tampouco conseguiram votar.

O embate sobre a utilização exclusiva de urnas esbarra em dois fatores. O primeiro é de ordem prática: a capacidade logística do PSDB de espalhar urnas eletrônicas por todo o país. A ideia foi considerada inviável pelo alto custo.

A segunda questão diz respeito à oposição entre Doria e Leite. Enquanto o PSDB de São Paulo, que concentra os tucanos do país e os apoiadores de Doria, tem organização para mobilizar filiados e levá-los até o local de votação, isso não ocorre nos estados aliados a Leite.

Ao todo, 44,7 mil tucanos (cerca de 3% do 1,3 milhão de filiados) se inscreveram para a votação indireta, em que cada grupo representa 25% da pontuação: filiados; prefeitos e vices; vereadores e deputados estaduais; deputados federais, senadores, governadores e vices, ex-presidentes do PSDB e o atual.

São Paulo, pela concentração de mandatários e filiados cadastrados, larga com 35% de peso nas prévias. Além do Rio Grande do Sul, Leite tem o apoio de estados chave no tucanato, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O saldo de domingo para o PSDB foi de vexame e mais tensão entre Doria e Leite, que trocaram acusações. Como mostrou o Painel, da Folha de S.Paulo, líderes de partidos da chamada terceira via veem o PSDB em frangalhos -uma união da sigla em torno do vencedor das prévias parece cada vez mais distante.

Araújo informou que de 62% a 65% dos votos, considerando os pesos desiguais dos grupos de votação, foram dados neste domingo, pela urna e aplicativo. Os resultados não serão apurados até que haja a votação complementar.

Ainda assim, o presidente do PSDB defendeu as prévias como um processo a ser adotado daqui em diante, afirmando que o partido se tornou protagonista no xadrez eleitoral de 2022. Disse ainda que o aplicativo não teve registros de ataques à segurança.

Para ele, o aplicativo é a ferramenta que chega ao maior número possível de tucanos. “A ousadia traz preço e risco”, resumiu.

Paulo Câmara debate Transporte Escolar no TCE-PE

22/11/21

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

Evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado tratou de parcerias, desafios e avanços para melhoria dessa política pública

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (22.11), do evento “Transporte Escolar em Pernambuco: parcerias, desafios e avanços”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, no auditório do Sebrae-PE. O encontro teve por objetivo aprimorar a prestação do serviço do transporte escolar, além de consolidar e divulgar os resultados dos trabalhos na área realizados pelo TCE durante o ano de 2021.

“É sempre motivo de satisfação participar de eventos onde se discute a melhoria e os avanços de um tema que é fundamental para o futuro de qualquer nação, estado ou município. Precisamos cada vez mais de um transporte escolar seguro, que garanta o ir e vir dos alunos. Essa é, inclusive, uma das formas de combatermos a evasão escolar”, destacou Paulo Câmara.

O presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, ressaltou que, em muitos casos, o serviço de transporte escolar representa a única conexão viável entre a residência do aluno da zona rural e o ambiente escolar. “Estamos disponibilizando soluções, boas práticas e novas ferramentas para que gestores municipais e estaduais consigam impulsionar a qualidade e acessibilidade daqueles que mais precisam desse serviço para ir à escola”, reforçou.

No evento, foi assinado acordo de cooperação técnica entre o TCE-PE, a Escola de Contas do Estado, a Secretaria estadual de Educação, o Sebrae e a Neoenergia Pernambuco visando a melhoria dessa política pública. “Acreditamos que essa parceria e o estudo que foi apresentado nos ajudarão a avançar no nosso modelo de transporte escolar. É uma parceria que pode oferecer ganhos de escala, conforto, e certamente trará melhorias aos nossos estudantes”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, reforçando que hoje, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), Pernambuco atende a 169 municípios, e há três meses foi feito reajuste de cerca de 40% no valor repassado. “Com isso, acreditamos que teremos uma adesão de 100% dos municípios pernambucanos ao PETE”, concluiu.

Também participaram do encontro o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano; o diretor-presidente da Neoenergia-PE, Saulo Cabral; o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota; o presidente da União dos Dirigentes Municipais (Undime), Natanael Silva; o diretor da Escola de Contas, Valdecir Pascoal; e o deputado federal Danilo Cabral.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Primeiro dia do Enem 2021 tem 26% de abstenção

22/11/21
Estadão Conteúdo
blogfolhadosertao.com.br
O ministro disse que o conteúdo da prova visto neste domingo (21) mostrou que não “tem cabimento” denúncias sobre interferência no Enem

 

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Movimentação dos estudantes no primeiro dia de prova do Enem, na Unibra – FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21) teve 26% de abstenção. O exame deste ano já havia registrado queda histórica no número de inscritos. Compareceram à prova 2,3 milhões de candidatos apenas. Em edições anteriores, o Enem recebia o dobro de candidatos.

“Mais importante não é o número de inscritos, mas o número de quem veio realmente fazer a prova”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Ele rebateu as críticas de que as ausências têm relação com falhas do MEC em melhorar o ensino em meio à pandemia. Como o jornal O Estado de S. Paulo mostrou, entre os jovens que desistiram de fazer a prova estão aqueles que não se sentiam preparados.

“Foi um número significativo porque sem o Enem uma série de outros passos da educação brasileira sofreria atraso que poderia prejudicar mais ainda os jovens que querem acender ao ensino superior”, disse Ribeiro. “São pessoas que resolveram enfrentar todas as dificuldades.”

Ribeiro reforçou que o MEC não refutou esforços para o retorno às aulas ao longo do ano e disse que professores que não retornaram antes às salas de aula não podem cobrar agora. “A questão de alguns professores que não retornaram e de alguns parlamentares que, inclusive, apoiaram o não retorno às aulas, não pode ser cobrado agora”, afirmou.

O ministro disse ainda que o conteúdo da prova visto neste domingo mostrou que não “tem cabimento” denúncias sobre interferência no Enem. Caíram no teste questões sobre luta de classes, racismo, desigualdade de gênero e temática indígena.

“Tentaram politizar a prova, não houve nenhuma interferência. Talvez, se tivesse interferência, poderia ser que algumas perguntas nem estivessem ali. Não houve qualquer interferência e escolha de perguntas”, afirmou o ministro.

Depois, tentou se explicar: “Quis salientar que, se dependesse de uma visão radical, de que o governo é radical, existem questões que tocam alguns temas que numa visão mais conservadora são mais caros ao nosso governo.”

O Enem foi realizado em meio à crise de servidores no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

Servidores afirmam que houve pressão para a troca de questões da prova.

Nautico perde para o Avaí : 2 x 1

22/11/21

Davi Saboya
blogfolhadosertao.com.br
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Referência no Náutico, Jean Carlos pouco apareceu no duelo contra o Avaí – FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Sem pretensões, o Náutico perdeu por 2×1 para o Avaí, neste domingo, nos Aflitos, em parida válida pela 37ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Getúlio, Renato e Djavan. Enquanto o time catarinense ainda briga pelo acesso, o Timbu já está em clima de férias e apenas cumpre tabela na competição.

Na última sexta-feira, o técnico Hélio dos Anjos já revelou que pretende muitos jogadores do time principal deve entrar de férias no início da semana. Sendo assim, o Náutico deve encerrar a participação na Segundona, na quinta-feira, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte, com o time cheio de reservas.

O Timbu dificilmente perde a oitava colocação da Série B. Com 52 pontos, ele só pode ser ultrapassado pelo Vasco. Para que isso aconteça, o time carioca precisa vencer a próxima partida e tirar uma diferença de seis gols no saldo. Além disso, o Náutico precisa perder para o Cruzeiro. O Avaí assumiu a terceira colocação com a vitória sobre o time pernambucano e somou 61 pontos.

O JOGO

Precisando da vitória para se manter vivo na Série B, o Avaí partiu para cima do Náutico assim que a bola rolou no estádio dos Aflitos. Tanto que quase que o atacante Getúlio abriu o placar com menos de um minuto de jogo. Enquanto isso, o Timbu não conseguiu sair da defesa.>

 

Pressionado, o time alvirrubro não conseguiu segurar o adversário. Aos 10 minutos, Matheus Jesus errou na saída de bola e foi desarmado por Bruno Silva. Ele arrancou para o ataque e tocou para Getúlio, que passou livre pelo lado esquerdo. O atacante dominou, avançou e bateu cruzado para o fundo do gol.

Depois de sofrer o gol, o Náutico pareceu ter acordado na partida. Já o Avaí, por precaução, recuou e viu o Timbu cerca o gol de Gledson. Porém, o máximo que conseguiu produzir foi uma cabeçada de Matheus Jesus em cima do arqueiro catarinense após cruzamento pela direita.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEMUma confusão entre os jogadores esquentou o fim do jogo entre Náutico x Avaí – BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Após o intervalo, no segundo tempo, a partida continuou com o mesmo panorama. O Náutico tentando fechar a temporada dentro de casa com uma vitória e o Avaí cauteloso para não deixar escapar os três pontos importantes. Principais jogadores do Timbu, Jean Carlos e Vinícius pouco produziram.

O técnico Hélio dos Anjos aproveitou o confronto para gerar uma maior minutagem ao jovem e prata da casa Juninho Carpina. Apesar da oportunidade, o meia mostrou que ainda está muito “verde” e ainda precisa de uma maior maturidade.

No fim da partida, o jogo ganhou uma estranha emoção. Aos 39, Copete lançou Renato, que arrancou pela direita, e bateu na saída de Anderson para ampliar a vitória. Pouco tempo depois, o lateral-direito Iury foi expulso e gerou uma grande confusão no jogo.

O jogador do Avaí foi desarmado por Djavan, deu um carrinho no volante do Náutico por trás e ainda se “estranhou” com Marciel. O clima esquentou, mas apenas Iury recebeu o cartão vermelho. Em seguida, aos 44, Djavan arriscou de fora da área e diminuiu a vantagem do Avaí. Com um a mais, o Timbu tentou colocar “água no chope” do time catarinense, mas não teve jeito.

FICHA DO JOGO – NÁUTICO 1X2 AVAÍ

Náutico – Anderson; Thássio, Rafael Ribeiro, Camutanga (Carlão) e Guilherme Nunes (Marciel); Trindade (Djavan), Matheus Jesus e Jean Carlos; Juninho Carpina (Murillo), Vinícius e Álvaro (Tailson). Técnico: Hélio dos Anjos.

Avaí – Gledson; Edilson (Iury), Alemão, Betão e João Lucas; Bruno Silva, Jean Cleber (Marcos Serrato) e Vinícius Leite (Renato); Lourenço (Wesley Soares), Getúlio (Rômulo) e Copete. Técnico: Claudinei Oliveira.

Local: estádio dos Aflitos, Recife-PE. Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ). Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ). Gols: Getúlio aos 10′ do 1ºT e Renato aos 39′ e Djavan aos 44′ do 2ºT. Cartões amarelos: Matheus Jesus, Marciel, Trindade e Jean Carlos (Náutico). Rômulo (Avaí). Cartão vermelho: Iury (Avaí).

Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

22/11/21

 

blogfolhadosertao.com.br

 

O projeto do Campus da Univasf em Salgueiro virou uma “novela mexicana”

 

Estamos praticamente no final de 2021 e os embaraços  causados por uma birra político-partidária  resultaram  em   um atraso significativo ao projeto para a construção do novo Campus da Univasf em Salgueiro. Pode-se dizer, sem medo de errar, que  2021 foi um ano perdido e que ao invés de andar, o projeto  estancou de uma vez. Ninguém fala mais nisto ! Mas a  população do município sabe quem são os verdadeiros culpados deste caso de “desinteligência” política  e arrogância pessoal que colocam de um lado o prefeito Marcones Sá (hoje no terceiro mandato) e do outro a bancada majoritária  de oposição na Câmara  de Vereadores  do município mais importante do Sertão Central.   É uma estupidez política que não cabe na cabeça de ninguém, pois  estão travando (jogando para debaixo do tapete e no mundo do esquecimento) um importante  projeto  para o  desenvolvimento de um município que sofre há muito tempo por causa de questões  pequenas, que poderiam ser resolvidas  na base da boa conversa, num diálogo sadio e civilizado.  A implantação do Campus da Univasf  não pertencerá  a ala  governista do prefeito nem ao grupo de vereadores oposicionistas.  A Univasf será uma obra  que vai beneficiar a população de Salgueiro e de todo o Sertão Central, contribuindo para o desenvolvimento da Educação Universitária na região.   É por estas e outras que a maioria dos políticos detentores de mandatos no município vivem a lamentar que Serra Talhada e Araripina estão crescendo, avançando, enquanto Salgueiro fica  escutando ” o canto da sereia”, vendo  “a banca passar” .  É mais uma novela mexicana (sem razão de ser)  que insiste em perdurar. E  o povo que se dane !   (Machado Freire ) 

 

1 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está com inscrições abertas para a seleção de 40 vagas de professores para os cursos de Microempreendedor Individual do Campus Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdosconcursos/ifpe-abre-selecao-para-professores-de-microempreendedor-individual/28194/

2 – Pernambuco registrou, ontem, 24,6% de abstenção na prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Pernambuco teve sua menor abstenção – menor que a média de abstenção de toda história do ENEM ocorrida em 2019. ENEM 2021 registrou, ontem, 26% de abstenção em todo país. Em 2019 ENEM teve 72% de abstenção no auge da pandemia. Em 2019, antes da pandemia, ENEM teve abstenção de 27,19% – a menor abstenção de toda sua história – 1% a mais do que o ENEM deste ano embora ainda faltem novas provas. ENEM 2021 custou 300 milhões de reais menos do que no ano passado. Custo médio por candidato caiu de R$ 95 em 2018, com Temer, para R$ 42 em 2021.

3 – ‘Admirável Gado Novo’: Enem tem letra de música de Zé Ramalho, “Sabiá” de Chico Buarque e questão sobre luta de classes. Ministro da Educação Milton Ribeiro diz que prova do Enem mostra que não houve interferência governamental. 37 funcionários demissionários do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – que tiveram excesso de polpudas gratificações cortadas – agora, com certeza, mentiram para imprensa.

4 – Eleição da OAB Pernambuco vai parar na Justiça Federal. Oposição, encabeçada por Almir Reis, reclama de suposta compra de votos. Eleição foi decidida por apenas 221 votos. Segundo advogado da chapa de oposição, resultado das últimas quatro urnas divergiu da média da apuração do pleito. Atual direção da OAB nega irregularidades.

 

Jornalista Ivan Maurício

Prefeitura do Recife vai pagar 13º. mês no dia 30 novembro.

Polícia Federal, em operação conjunta com a Receita Federal, apreendeu sábado no Porto de Natal, 265 kg de cocaína camufladas numa carga de Manga, que teria como destino o porto de Roterdã, na Holanda. Não houve prisões.

Número de famílias beneficiadas por programas sociais cresceu 23%, aponta IBGE. Percentual corresponde a 16.928 milhões de domicílios beneficiados, principalmente, pelo Auxílio Emergencial.

McDonald’s de Bauru (São Paulo) mudou a identificação gráfica nas portas de seus sanitários ontem. A mudança ocorreu depois de a prefeitura do município autuar a unidade, que havia inaugurado um banheiro “multigênero”.

Tenista chinesa Peng Shuai fez, neste domingo (21), uma vídeo chamada com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e disse que estava bem e segura. Ela estava afastada da mídia, desde que disse em uma rede social chinesa em 2 de novembro que o ex-vice-premiê Zhang Gaoli a coagiu a fazer sexo.

A música “Patria y Vida” (“Pátria e Vida”) venceu o prêmio de “canção do ano” do Grammy Latino deste ano. A música se tornou um hino do movimento pela democracia em Cuba. Seu título é uma resposta ao slogan da ditadura comunista, “Pátria ou Morte”. Regime comunista proibiu a música e quem for pego ouvindo pode ser condenado a pagar multa equivalente a um mês de salário.

Justiça Federal de São Paulo arquivou um inquérito instaurado a partir de investigações da Lava Jato sobre três filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles eram suspeitos de sonegação fiscal.

Sepultado o corpo do advogado pernambucano José Cavalcanti Neves. Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). Morreu de causas naturais.

CORRUPÇÃO
Alvo da Polícia Federal, Renato Thiebaut, Secretário de Projetos Especiais do Governo Paulo Câmara, diz à Justiça que pagava aluguel barato – R$ 2 mil reais por mês – no edifício de luxo Vinícius de Moraes, em Boa Viagem, de propriedade de Sebastião Figueiroa, grande fornecedor do Estado, por causa da “crise econômica”. Polícia Federal vê irregularidade na operação, registra o Blog de Noélia Brito. Edifício Vinícius de Moraes tem piscina e sistema de segurança privado.

SUAS EXCELÊNCIAS

Brasil gasta mais de R$ 100 bilhões por ano com Judiciário. Apesar de diminuição de despesas em 2020, valores consomem 1,3% do PIB nacional, uma das mais altas taxas do mundo.

MAIS SUAS EXCELÊNCIAS

Projeto de lei da Defensoria de Pernambuco prevê remuneração mensal de R$ 30.530,10 e criação de auxílio-saúde.

POLÍTICA

Prévias do PSDB são suspensas por falha em aplicativo. Sistema ficou fora do ar por quatro horas. Aplicativo que gerou toda confusão custou R$ 1 milhão e, segundo portal da revista Veja, foi adquirido com dinheiro do Fundo Partidário. O meu, o seu imposto.

Deputado Alexandre Fota (PSDB-SP) insinuou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pagou pessoas para manifestarem apoio ao seu nome nas prévias do partido, em Brasília.

Nas prévias do PSDB, deputada federal Mara Rocha acusou a campanha do pré-candidato a presidente João Doria de tentar comprar seu voto. Depois de confusão, deputada anuncia saída do PSDB: ‘Sou Bolsonaro’.

Empresa Ponteio que realizou pesquisa presidencial a favor de Sérgio Moro, publicada pelo site O Antagonista, foi registrada há seis dias.

ECONOMIA NO BRASIL

Efeitos do ‘lockdown’. Rendimento mensal do brasileiro cai para menor valor em 8 anos, diz IBGE. Recuo entre 2019 e 2020 foi de 3,4%, o mais alto da série histórica.

Petrobras arremata leilão do Porto de Santos por R$ 558,2 milhões. Mais de R$ 678,3 milhões serão investidos pela petrolífera durante a vigência do contrato — 25 anos.

NEGÓCIOS EM PERNAMBUCO

Extra fecha hipermercados no Recife e promove queima de estoque.

NEGÓCIOS NO BRASIL

Faturamento da Zona Franca de Manaus cresce 42%. Resultado é impulsionado pelo crescimento do segmento de bens de informática, que representa 27% de todo o faturamento.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco registrou, ontem, 170 casos da Covid-19 e nove óbitos – seis tinham doenças preexistentes. Nove mortes confirmadas, ontem, ocorreram entre o dia 15 de março e 20 de novembro de 2021 – um intervalo de 250 dias.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 72 mortes por Covid e 5.126 novos. Média móvel de óbitos está abaixo de 200.

Pela primeira vez, capital do Rio de Janeiro não registra mortes por Covid em 24 horas.

COVID NO MUNDO

Revista Science: primeiro caso de Covid surgiu no mercado de Wuhan, na China. Cientista apresenta novo estudo, em que revela que o primeiro contaminado foi um vendedor de animais vivos da cidade chinesa.

Vacina CoronaVac é aprovada em Hong Kong para crianças a partir de três anos.

Dados da Organização das Nações Unidas – ONU – revelam que vacinas da Pfizer têm 2,5 milhões de relatos de eventos adversos. Mais de 99,99% de todas as notificações são referente aos anos de 2020 e 2021, quando teve início o experimento com vacinas para Covid-19.

Holanda tem terceira noite de protestos contra restrições anticovid.

‘Anvisa’ dos EUA libera aplicação da 3ª dose em todos os adultos.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Pernambuco aplicou 13.091.855 doses de vacinas contra a Covid- 19.

Ministro da Saúde anuncia chegada de mais 2 milhões e 200 mil doses de vacina ao Brasil doadas pelos Estados Unidos.

Brasil está acima da média do mundo na vacinação contra a Covid. 60% da população brasileira está com imunização completa, contra média de 41% no resto do mundo.

Mulher em coma por Covid acorda no dia em que seus aparelhos seriam desligados. Uma idosa de 69 anos que estava internada há mais de um mês por conta da Covid-19 em um hospital em Portland, nos Estados Unidos, acordou no dia em que sua família decidiu que seus aparelhos poderiam ser desligados. As informações são do jornal Washington Post. Bettina Lerman (FOTO) havia sido desenganada pelos médicos, que afirmaram que ela não acordaria mais, e sua família decidiu por desligar os aparelhos que a mantinham viva. Bettina está consciente, mas inspira cuidados.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram.

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75
[01:52, 22/11/2021] Ivan Mauricio: https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt
[01:52, 22/11/2021] Ivan Mauricio: Para ouvir o áudio do Podcast Ivan Maurício de hoje no Spotify basta clicar no link acima
[01:53, 22/11/2021] Ivan Mauricio: Mulher  (foto) em coma por Covid acorda no dia em que seus aparelhos seriam desligados.

Em Serra Talhada, Festa Literária celebra a cultura sertaneja

22/11/21

Portal Folhape

blogfolhadosertao.com.br

 

A 4ª edição da Flist também reunirá música, dança, cinema e teatro, desta terça (23) à próxima sexta-feira (26), na Estação do Forró. As atividades serão gratuitas
Festa Literária de Serra Talhada reunirá diversas expressões culturais, como o grupo Cabras de Lampião

Unindo literatura, música, dança, cinema e teatro, a Festa Literária de Serra Talhada (Flist) será realizada desta terça (23) à próxima sexta-feira (26), na Estação do Forró do município localizado no Sertão de Pernambuco, a cerca de 415 km do Recife.

A quarta edição do evento busca contemplar as expressões artítiscas em torno de elementos culturais do Sertão pernambucano.

literatura estará na base da produção, com nomes como o do escritor serratalhadense Marcos Godoy, e vai transpassar toda a programação da Flist, que já tem reúne artistas como o repentista Ivanildo Vila Nova.

De acordo com Cleonice Maria, uma das coordenadoras do evento, a Flist será realizada de forma presencial e virtual, por meio dos sites da Fundação Cabras de Lampião e da Prefeitura de Serra Talhada.

“O evento vai ser realizado nos horários da manhã, tarde e noite, e haverá higienização completa do ambiente nos intervalos entre uma sessão e outra”. Cleonice ressalta ainda que, com a pandemia da Covid-19, a Flist seguirá as recomendações dos órgãos sanitários competentes.

O encontro contará com diversas palestras, mesas de diálogos, conferências, contações de histórias, lançamentos de livros, além de apresentações com artistas de reconhecimento local e nacionalJorge FilóVera FerreiraAnildomá Willans de SouzaFerreira Júnior e Adriano Marcena, Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú são alguns dos grandes nomes com participações já confirmadas no evento.

Flist ainda abre espaço para os shows de Assisão, As Severinas, Jéssica Caitano e Coco Trupé de Arcoverde.

Grupos de dança e teatro também estarão na programação, como Filhos do Sol, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Além disso, performances serão apresentadas durante todos os dias da festa.

E, durante a festa, o Cine Clube Lampião exibirá filmes produzidos na região, com artistas e técnicos do Sertão.

Além de ser um ambiente para vivenciar a arte, a Flist pretende ser um espaço de construção de políticas do livro, da leitura, da literatura e de bibliotecas, com momentos de escuta da sociedade e das entidades envolvidas com a área. A ideia dessa miscelânea artística é valorizar a cultura local, onde há tantos poetas que lidam com a literatura por meio da oralidade.

A Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar um bônus para os professores adquirirem livros, como forma de incentivar os escritores e também de contribuir com a leitura e os estudos dos docentes.

Durante o evento, a organização vai espalhar obras literárias pela cidade, com o mesmo objetivo, ou seja, de incentivar a leitura. Ao final, os livros deverão ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino.

A Flist é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, com a Secretaria Municipal de Educação e com a Fundação Cultural de Serra Talhada. O evento tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco.

A programação completa da Flist já está disponível nos sites:

www.cabrasdelampiao.com.br e www.serratalhada.pe.gov.br .