Antes que seja tarde: Univasf e PRS Caatinga capacitam os primeiros profissionais especializados em emissão de baixo carbono

04/11/21

Renata Freitas

blogfolhadosertao.com.br

Turma reunida em frente ao Irpaa, em Juazeiro (BA), para iniciar as visitas técnicas que integram o módulo prático do TecABC.

Enquanto o mundo acompanha as discussões sobre preservação ambiental na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece em Glasgow, na Escócia, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se aproxima da fase final de formação dos primeiros profissionais especializados em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono. Cerca de 600 pessoas de cinco estados do Nordeste participam, desde o início de outubro, do módulo prático do curso de Especialização em “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”, realizado em parceria com a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Governo Britânico, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no âmbito do Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga). Ao concluir o curso, os participantes serão profissionais capacitados para lidar, em suas comunidades de origem, com ações e projetos destinados a reduzir a emissão de carbono na caatinga, contribuindo, assim, para a preservação ambiental desse bioma e, consequentemente, de todo o planeta.

O módulo prático, que acontece até meados de novembro, é composto por atividades imersivas, com visitas a diferentes instituições de ensino e pesquisa e entidades da sociedade civil organizada que atuam com educação e extensão rural, seguidas por momentos de discussão em sala de aula, no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA). O grupo foi dividido em sete turmas com cerca de 80 estudantes cada. Os discentes são extensionistas rurais, agricultores, representantes de comunidades tradicionais e profissionais de nível técnico e superior com diferentes formações, que atuam em ações de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, agroecologia e educação no meio rural em 37 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Alagoas e Sergipe. No grupo, destaca-se a presença de muitos jovens e mulheres, assim como pessoas idosas e com deficiência, compondo um perfil bastante diverso.

I

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Embrapa Semiárido, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e a própria Univasf estão no roteiro percorrido pelos estudantes nas visitas práticas. O intuito é colocá-los em contato com ações de convivência com o semiárido já implementadas na região, cujos conceitos foram abordados nos módulos teóricos, realizados entre março e agosto, de forma remota, em virtude da pandemia de Covid-19.

Com bloco de anotações, caneta e celular para registrar tudo em texto, áudio e imagem, profissionais de diversas entidades e comunidades, entre as quais a Rede de Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa), Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol), Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil) e Associação de Agricultores Alternativos de Alagoas (Aagra), enfrentaram o calor de uma segunda-feira, no último dia 25 de outubro, pós-chuva na região de Petrolina (PE), para conhecer as iniciativas de convivência com o semiárido implementadas pelo Irpaa, em Juazeiro, e a experiência de cooperativismo e empreendedorismo da Coopercuc, situada em Uauá (BA).

Multiplicadores – Sempre atentos, os coordenadores de projetos da Humana Brasil, José Raimundo da Conceição Souza e Júnior Simões Neto, consideram que o TecABC possibilitará a implementação de melhorias no trabalho de assistência técnica e extensão rural (ATER) que realizam nas comunidades. Eles participam de projetos em seis territórios da Bahia, atuando pela Organização Não-Governamental (ONG) que tem ações em 43 países. “O curso é inovador. Formaliza as tecnologias que a gente já desenvolve. Vamos levar o fortalecimento do aprendizado mais técnico, com um ânimo diferenciado, para replicar as boas práticas em projetos de ATER nas comunidades, associações e nos nossos espaços de luta, em que atuamos como pessoas”, conta Simões Neto.

Participar do TecABC possibilitou às extensionistas Elisandra Simões Ribeiro e Aline Alves Soares Santos consolidar seus conhecimentos e aprender conceitos de práticas que muitas vezes já são aplicadas nas comunidades onde trabalham. Elas são de Monte Santo (BA) e até recentemente atuavam juntas na Aresol, até o projeto do qual Elisandra fazia parte ser concluído. “O curso reforçou conceitos e possibilitou leituras que a gente não tinha. As áreas de gestão de contratos e práticas de acompanhamento das equipes técnicas chamaram muito minha atenção. As tecnologias que vimos no curso são uma integração do que vivenciamos”, conta Aline, que trabalha na área administrativa da Aresol, cuja sede está situada em Senhor do Bonfim (BA).

Egressas da Escola Família Agrícola do Sertão (Efase), de Monte Santo, onde estudaram juntas, elas atuam em comunidades de fundo de pasto, onde Elisandra também mora. “A gente não pensava na agenda climática, mas nossa comunidade sempre teve uma preocupação com a preservação da caatinga, utilizando práticas de baixa emissão de carbono na agricultura e na criação dos animais. Na escola, isso parecia uma coisa muito distante, mas é o que fazemos hoje”, diz Aline. E segundo Elisandra, agricultora familiar e técnica em extensão rural, o conhecimento adquirido no curso TecABC será partilhado com a comunidade.

Proposta – O curso TecABC tem carga horária total de 450 horas, das quais 390 horas são de aulas teóricas e práticas e outras 60 dedicadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os docentes integram o quadro dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf. O coordenador do TecABC, Bruno Cezar Silva, esclarece que o curso concederá dois tipos de certificação: extensão universitária para os discentes que não têm graduação completa e especialização lato sensu para os já graduados. Os pós-graduandos, após o final do módulo prático, terão até março de 2022 para entregar o TCC.

O coordenador regional do PRS Caatinga, Francisco Campello, diz que o processo de formação visa fortalecer e agregar valor às práticas tradicionais de convivência com o semiárido, além de inserir métricas para análise de impacto sobre elementos relacionados às perdas de solo e ao processo erosivo, entre outros, que comprometem o ambiente de produção e liberam carbono para a atmosfera. “O curso mostra que o próprio bioma caatinga oferece alternativas de segurança alimentar, energética e hídrica, associadas à conservação da paisagem e dos serviços ecossistêmicos, atendendo demandas da sociedade. Ao mesmo tempo pode gerar renda e trabalho. Tudo isso sem impactar no contexto das emissões, trabalhando com boas práticas e usando processos naturais de enriquecimento de solo, adubação orgânica”, afirma.

O módulo teórico foi elogiado pela discente Maria Eunice de Jesus, coordenadora institucional da Aagra, com sede em Igaci, município a cerca de 95 quilômetros da capital Maceió. Eunice participa do TecABC com outros oito integrantes da Aagra, dos quais quatro participaram do módulo prático junto com ela. A Aagra é uma ONG que atua em todo o estado de Alagoas com projetos de desenvolvimento rural sustentável, educação do campo e agroecologia, e com a implantação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido.

“Fiz curso técnico de Agroecologia, mas aqui tivemos a oportunidade de ver os assuntos com mais profundidade, tratando de conceitos mais atuais. Estamos passando por uma crise global e os professores conseguiram fazer uma atualização da situação no Brasil e no mundo. E deixaram muito clara a situação, não isolaram do contexto social e econômico que estamos vivendo”, diz Eunice, referindo-se à pauta da emissão de gases e dos danos ao meio ambiente, tendo como pano de fundo a realização da COP26.

Bruno Cezar Silva, que também é doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, destaca o pioneirismo do tema e a relevância, para toda a região, da escolha da Univasf para sediar o TecABC junto com as instituições parceiras. “Estamos em um momento crítico, com muitas discussões em torno de ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para consolidar uma economia de baixo carbono na agricultura brasileira. Nossos docentes fortalecem a agenda de boas práticas de convivência com o semiárido e agregam novas experiências com estes extensionistas e convidados parceiros”, diz o coordenador do curso.

Produção sustentável e voltada à baixa emissão de carbono deve ter agricultor familiar como protagonista. 

Ele destaca que o projeto contribui para fortalecer os programas já desenvolvidos no âmbito da Univasf, como o mestrado em Extensão Rural e o doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territoral, primeiro doutorado profissional interdisciplinar em rede do Brasil. Silva conta que a parceria para realização do curso TecABC poderá gerar outras ações futuras, entre as quais a criação de uma rede de instituições, com o intuito de incentivar a agricultura de baixo carbono no semiárido.

Francisco Campello ressalta que o TecABC provoca a reflexão sobre como o agricultor familiar pode ser protagonista do processo de produção sustentável. “Essa é a grande responsabilidade e oportunidade que o curso promove: traz o agricultor familiar para o centro de um debate e de uma agenda globalizada e o coloca como protagonista desse processo”, finaliza.

Tudo pelo desarmamento !!!! Pernambuco registra redução de 20% nos homicídios em outubro

04/11/21

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Estatísticas preliminares analisadas no Pacto pela Vida também revelaram que na região de Salgueiro não acontece um crime desse tipo há mais de seis meses
Miniatura do anexo

O governador Paulo Câmara  (foto) conduziu, na tarde desta quarta-feira (03.11), a reunião do Pacto pela Vida (PPV), que avaliou as estatísticas criminais registradas em outubro de 2021. Nos homicídios, a redução no décimo mês do ano foi de 20%, em comparação ao mesmo período de 2020. Na série histórica, esse foi o outubro com menos registros desse tipo de crime desde 2013. Ainda de acordo com o painel de estatísticas do Estado, a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) também ocorreu na comparação do acumulado do ano. Os dados apontam para uma retração de 13% nos primeiros dez meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Temos todo um planejamento para redução da violência em Pernambuco e vamos continuar fazendo isso, dentro do Pacto Pela Vida, acompanhando os resultados mês a mês e continuar avançando nessa política, que é fundamental para salvar vidas no nosso Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara. Os dados completos do mês de outubro serão divulgados no próximo dia 15.

O secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, destacou os resultados obtidos pela da Área Integrada de Segurança, com sede em Salgueiro, que há 185 dias não registra homicídios. No território, formado por sete cidades – Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante – último CVLI foi notificado no dia 16 de maio deste ano. “Atualmente essa região tem um índice abaixo do preconizado pela ONU, que é de 10 homicídios por 100 mil. Queremos irradiar essa experiência exitosa de prevenção e repressão aos crimes contra a vida para todo o Estado”, disse.

Participaram presencialmente da reunião os secretários estaduais Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Sobreira (Mulher); e coronel Carlos José (Casa Militar). Também o comandante da Polícia Militar, Roberto Santana, o comandante dos Bombeiros Militares, Rogério Coutinho, e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão, além de representantes da Polícia Científica, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Alepe vota permanência do estado de calamidade em 144 municípios

04/11/21
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br

O estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 deve estender-se até o fim deste ano em 144 municípios pernambucanos. É o que prevê o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 200/2021, acatado pelas Comissões de Administração Pública e de Finanças da Alepe nesta quarta (3). A prorrogação seguirá para votação em Plenário nesta quinta (4).

A medida, aprovada mais cedo pela Comissão de Justiça, é similar à autorização concedida ao Governo do Estado no último dia 14 de outubro. O reconhecimento da situação emergencial pelo Legislativo é uma exigência legal para liberar as gestões municipais de algumas das imposições previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.  Assim, até 31 de dezembro de 2021, essas prefeituras ficam desobrigadas de cumprir metas fiscais e limites para despesas com pessoal, empenho e endividamento.

“Apesar das condições melhores em que vivemos hoje, ainda é necessária essa prolongação”, avaliou o relator no colegiado de Administração, deputado José Queiroz (PDT). Já o deputado Diogo Moraes (PSB), que apresentou o parecer da Comissão de Finanças, registrou que o PDL 200 retroagirá ao dia 1º de outubro deste ano, quando encerrou o estado de calamidade anterior.

Paulo Câmara anuncia investimento de cerca de R$ 3 milhões no turismo em quatro municípios do Agreste e Sertão

04/11/21

ImprensaPE

 

blogfolhadosertao.com.br

 

Cidade de Bonito ganhará centro de referência ambiental para o ecoturismo. Belém de São Francisco e Tacaratu terão novos espaços de cultura e lazer, e em Itaíba duas praças serão reformadas

 

Miniatura do anexo

Dentro das ações do projeto Bora Pernambucar, visando a interiorização do turismo estadual, o governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta quarta-feira (03.11), ordens de serviço para quatro obras que vão fomentar o turismo e o lazer em municípios do Agreste e Sertão. As intervenções, que contemplam reformas de praças, acessibilidade e complexos de lazer e eventos, serão executadas pela Secretaria de Turismo e Lazer.

De acordo com o governador, as ações serão realizadas em municípios com um grande potencial de turismo, e também estão inseridas no Plano Retomada. “Estão sendo disponibilizados quase R$ 3 milhões e em breve teremos equipamentos que vão ao encontro do que queremos, que é oferecer qualidade de vida à população e acolhimento para quem visita Pernambuco”, pontuou Paulo Câmara.

A principal obra anunciada é o Centro de Referência Ambiental (CRA), no Parque Natural Municipal Matas do Mucuri-Hymalaia, no município de Bonito, no Agreste. Além da edificação, destinada ao fomento do ecoturismo, serão construídas duas trilhas ecológicas com acessibilidade universal, que permitirão a utilização do parque por pessoas com mobilidade reduzida. O espaço ganhará sinalização turística específica e infraestrutura de banheiros, lojinha e lanchonete. A sinalização utiliza técnicas de baixo impacto ambiental, que dialogam com o entorno. O aporte será de R$ 1,4 milhão, com recursos do fundo de compensação ambiental.

Já no Sertão, três cidades serão contempladas. Em Itaíba, serão reformadas as praças do Frevo e Francisco Martins. A primeira ganhará bancos, playground, balanços, rampas de acessibilidade e nova iluminação. A Praça Francisco Martins também receberá novos bancos e rampas de acessibilidade. O prédio do Governo Municipal também será objeto de melhorias, com a substituição da coberta e do forro. As intervenções foram orçadas em mais de R$ 522 mil.

O município de Tacaratu vai receber a primeira unidade do Campinho Pernambuco, novo projeto de lazer da secretaria. A iniciativa inclui a construção de campo society com 25x45m², gerando interação através de práticas esportivas, além de funcionar como espaço de lazer para a população local e visitantes. Também serão construídos vestiários, área de convivência e bancos, com um aporte de mais de R$ 500 mil e previsão de conclusão da obra em três meses.

Em Belém do São Francisco, um novo projeto também será implantado: o Pátio Pernambuco, com 300 m², que será utilizado como espaço de incentivo ao turismo cultural. Orçada em mais de R$ 368 mil, a estrutura contará com banheiros, área de convivência, quiosques, playground, bicicletário, espaço para palco montável e área ampla de circulação. Também haverá áreas verdes, garantindo a necessária permeabilidade do solo e a arborização de pequeno, médio e alto porte. Estão previstas ainda unidades semelhantes nas cidades de Exu, Cumaru, Palmares, Águas Belas, Parnamirim e Triunfo.

“Essas intervenções que estamos anunciando com o governador Paulo Câmara vêm para fomentar a atividade no interior de Pernambuco, e vão ajudar a movimentar a economia local, gerando emprego e renda para a população”, comentou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. Além dele, também esteve presente o secretário da Casa Civil, José Neto.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Podcast do jornalista Ivan Mauricio com as informações mais importantes do dia

04/11/21

blogfolhadosertao.com.br

 

 1- Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi-PE) está com 200 vagas abertas, de forma gratuita, para dois cursos online. São 100 oportunidades para o curso de “Gestão do Tempo” e outras 100 para “Satisfação do Cliente”.
https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdosconcursos/sesi-pe-oferece-200-vagas-para-cursos-online-gratuitos/27874/

2 – Por 312 votos a 144, Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de hoje, em primeiro turno, texto base de Projeto de Emenda Constitucional – a PEC dos Precatórios. Proposta deve liberar cerca de 91 bilhões do orçamento viabilizando o Auxílio Brasil, o Novo Bolsa Família, de R$ 400 reais. Emenda Constitucional precisa passar ainda por um segundo turno de votação na Câmara dos Deputados para depois ir para o Senado.

3 – Caixa Econômica Federal começou a operar ontem financiamento habitacional para trabalhadores da segurança pública. Policiais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas de todo o país já podem solicitar o crédito para aquisição da casa própria, com condições especiais. https://noticias.r7.com/economia/caixa-comeca-a-liberar-credito-imobiliario-a-policiais-e-bombeiros-03112021

4 – Empresa aérea Azul anuncia voos diários entre São Paulo e Fernando de Noronha. Companhia aérea passará a operar a rota em 20 de dezembro no Aeroporto de Congonhas.

 

 

Jornalista Ivan Maurício

Liminar que impedia investigação sobre facada de Bolsonaro é derrubada pelo Tribunal Regional Federal – TRF-1. Decisão permite quebra de sigilo bancário do advogado do autor do atentado Adélio Bispo.

BNDES prevê na COP-26 – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente – R$ 120 bilhões para projetos verdes nos próximos cinco anos.

Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), sancionou uma lei que isenta a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o botijão de gás residencial, de 13 kg.

Número de empregos formais criados no ano passado foi 73% menor do que os dados informados mensalmente pelo governo federal. As revisões dos resultados derrubaram de 280.499 para 75.883 a quantidade de vagas com carteira assinada criadas em 2020. O saldo do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) é revisado todos os meses pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Uber passa a aceitar PIX para viagens no Recife.

Após 7 anos em obras e inauguração um ano atrás, Ginásio Geraldão, na Imbiribeira, tem nova licitação para reformas lançada pela Prefeitura do Recife.

Morre Gabriel Maciel, aos 70 anos, ex-secretário de Agricultura de Pernambuco. Lutava contra um linfoma, um tipo de câncer.

Vendedor ambulante que encontrou um recém-nascido dentro de uma bolsa, em uma calçada no Sítio Histórico de Olinda, área turística da cidade, na terça-feira (2), voltou ao Hospital Tricentenário, ontem, para visitar o menino. “Não tem sensação melhor do que saber que ele está bem, com saúde. Espero que ele vá para uma pessoa que seja de bom coração”, afirmou Paulo Henrique. O menino está sendo chamado de Paulo Henrique pela equipe do hospital.

POLÍTICA

Deputado federal Daniel Silveira, que se encontra preso por determinação monocrática do ministro Alexandre de Moraes com base na extinta Lei de Segurança Nacional, usa revogação da lei de segurança para pedir inocência. Advogados de Daniel Silveira sustentam que o cliente não pode ser condenado em razão da revogação da Lei de Segurança Nacional.

Partido Novo lança cientista político Felipe d’Avila como pré-candidato à Presidência.

MÍDIA

Record ultrapassa SBT e fecha mês de outubro na vice-liderança isolada nas médias dia, manhã, tarde, noite e 24h. Dados são do Kantar Ibope.

Ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles foi contratado como comentarista pela Jovem Pan News. O ex-membro do governo Bolsonaro vai fazer sua estreia na nova emissora hoje. Após anunciar, JovemPan News volta atrás na contratação do jornalista Alexandre Garcia.

The New York Times teve um salto de 15% nos lucros do 3° trimestre, em comparação ao mesmo período de 2020, depois de ganhar 455 mil novos assinantes digitais, contando com 1 milhão fora dos Estados Unidos.

CENSURA

YouTube bloqueia vídeo do site Brasil Sem Medo sobre evento que previu a pandemia pouco antes do surto chinês. YouTube alega que os apresentadores deram opiniões acerca das vacinas que estão em desacordo com as autoridades sanitárias.

OS SUPREMOS DA CORTE

Ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou, ontem, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que liberava o bloqueio de estradas por caminhoneiros grevistas. Obstrução de rodovias voltam a ficar proibidas.

Na volta aos trabalhos, STF e TST exigem passaporte sanitário para funcionários. Decisão vai contra portaria editada pelo governo federal que proíbe demissão de funcionários não vacinados.

ECONOMIA NO BRASIL

Dólar registrou a maior queda em um mês ontem ficando em R$ 5,58. Bolsa de Valores fechou em alta de 0,35%.

Superavit comercial é de US$ 2 bi em outubro, 54,5% menor do que em 2020. No ano, exportações superam importações em US$ 58,6 bilhões.

Segundo a Controladoria Geral da União, entre 2017 e 2020, as distribuidoras acrescentaram 5% no valor da conta de luz, gritante apropriação indébita de R$5,2 bilhões. Diz o jornalista Cláudio Humberto.

TURISMO

Porto de Santos recebe primeiro navio para retomada dos cruzeiros. Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – publica protocolos para cuidados com passageiros e tripulação.

FINANÇAS

Lucro recorrente do Itaú Unibanco sobe 34% e atinge R$ 6 bilhões e 700 milhões no trimestre.

NEGÓCIOS NO BRASIL

Fábrica de brinquedos Estrela pode ter de retirar produtos das prateleiras das lojas às vésperas do Natal. Na semana passada, o desembargador Rui Cascaldi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, manteve decisão de primeira instância que determinou não só a retirada, mas o fim da comercialização e a destruição de estoque de produtos e são sucesso de vendas, como as massinhas Super Massa, e o Jogo da Vida. Estrela trava disputa judicial há 15 anos com empresa americana.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirma mais 179 casos e quatro mortes por Covid – três com doenças preexistentes. Mortes confirmadas ontem ocorreram entre os dias 28 de novembro de 2020 e 27 de outubro de 2021 – um intervalo de 333 dias.

Recife vai vacinar, nas escolas, alunos da rede estadual com idades a partir dos 12 anos.

Governador Paulo Câmara revoga decreto que exigia comprovante de vacinação completa para ingresso em igrejas e templos.

Governo do Estado devolve aos proprietários imóvel do hospital provisório da Covid da Rua Aurora.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde confirmou, ontem, 164 novas mortes por Covid. Média de mortes por Covid fica abaixo de 250 pela 1ª vez desde abril de 2020.

Pelo terceiro dia seguido, cidade de São Paulo tem uma morte por Covid-19. Governo de SP anuncia redução de 93% nas mortes por Covid desde abril.

Governo de Brasília deixa de exigir uso de máscara ao ar livre. Proteção facial continua sendo obrigatória em locais fechados.

COVID NO MUNDO

Lucro da Pfizer cresce seis vezes com venda de vacinas. Valor superou US$ 8 bilhões no terceiro trimestre, impulsionado pela comercialização dos imunizantes contra a Covid-19.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Foram aplicadas 12.071.856 doses de vacinas contra a Covid- 19 em Pernambuco.

116,8 milhões estão totalmente imunizados no Brasil. Mais de 280 milhões de doses foram aplicadas no país.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 999.601.162.

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram.

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75
[03:26, 04/11/2021] Ivan Mauricio: Vendedor ambulante (foto ) encontrou um recém nascido dentro de uma bolsa no Sítio Histórico de Olinda.

PEC dos Precatórios é aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

04/11/21

BBC News

blogfolhadosertao.com.br

Arthur Lira olha em direção à câmera, sentado diante da mesa da Câmara

CRÉDITO,REUTERS:  Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) defendeu rápida votação da PEC

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (4/11) em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera alguns compromissos do governo federal com o orçamento, a chamada PEC dos Precatórios.

Depois de ser votada em primeiro turno, o texto segue para deliberação de destaques e para o segundo turno, o que pode acontecer ainda esta semana, ou na semana que vem. O placar da votação foi de 312 a 144 — considerado apertado, com apenas quatro votos a mais que o necessário (308) para aprovação.

Caso a matéria seja definitivamente aprovada sem alterações no Congresso, as duas principais medidas da PEC, a alteração no cálculo do teto de gastos do governo e a flexibilização do pagamento de precatórios pela União, abrirão espaço para mais R$ 91,6 bilhões de gastos em 2022, ano eleitoral. Um dos objetivos do Planalto é direcionar estas verbas para o programa Auxílio Brasil, programa social planejado para substituir o Bolsa Família com valor de R$ 400.

Os precatórios são dívidas da União já reconhecidas pela Justiça, sem possibilidade de novos recursos.

No último domingo (31/10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou à BBC News Brasil que aprovação da PEC dos Precatórios é o “plano A” para bancar o Auxílio Brasil.

O valor de R$ 400, maior que o previsto inicialmente, e as alterações no teto de gastos previstas na PEC, geraram críticas sobre uma irresponsabilidade fiscal do governo e até uma sequência de pedidos de exoneração no Ministério da Economia.

O governo batalhou nos últimos meses pela mobilização de parlamentares em prol da PEC dos Precatórios. Até o início da sessão na quarta-feira na Câmara, havia dúvidas sobre se haveria quórum suficiente para votação e sobre as chances de aprovação.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vem nas últimas semanas se movimentando para viabilizar a votação da PEC, e na quarta-feira argumentou que a matéria deveria ser votada logo para garantir o pagamento do Auxílio Brasil assim que possível.

Na véspera da votação, em uma edição extra do Diário da Câmara dos Deputados, Lira permitiu que deputados em viagem oficial — como aqueles que estão na Cúpula do Clima em Glasgow (COP26) — votassem remotamente. Deputados de oposição, como o líder da minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ) criticaram no plenário esta alteração, apontando-a como uma manobra para garantir a votação da PEC.

Lira também trabalhou para resolver o problema dos precatórios ligados ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A União tem pelo menos R$ 16 bilhões de dívidas com os Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Amazonas por conta de um erro no repasse de recursos do fundo. Uma lei determinou que parte desses precatórios fossem direcionados a professores dos Estados e municípios afetados.

Bolsonaro e Guedes sentados, em entrevista coletiva
CRÉDITO,REUTERS: O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes — que, em entrevista à BBC News Brasil, afirmou que aprovação da PEC era ‘plano A’ para garantir o Auxílio Brasil

Antes da votação, o presidente da Câmara havia dito que negociou diretamente com os governadores para garantir o pagamento destes precatórios e viabilizar a deliberação sobre a matéria na Casa. Lira afirmou que estas medidas para resolver a questão do Fundef seriam apresentadas como um substitutivo no plenário.

Em entrevista à BBC News Brasil, Gil Castelo Branco, da organização Contas Abertas, avaliou que a abertura de bilhões para o orçamento do governo graças à PEC deverá viabilizar não só o pagamento do Auxílio Brasil, mas também de algo que é frequentemente acionado como moeda de troca em acordos entre o Planalto e o Congresso: as emendas parlamentares, especificamente as chamadas “emendas de relator”.

 

“Parte do valor para o Auxílio Brasil já está previsto na lei orçamentária. Dos R$ 91 bilhões que o governo anunciou, R$ 50 bilhões iria para o auxílio”, afirmou Castelo Branco. “O resto o governo diz que é para poder corrigir os parâmetros do orçamento, mas a gente sabe que na prática ele vai para as emendas.”

Mais

TRF-1 permite mais investigações sobre facada em Bolsonaro

04/11/21

Midiais sociais

blogfolhadosertao.com.br

O tribunal decidiu, nesta quarta-feira (3), derrubar as restrições à retomada da investigação

 

Foto: Raysa Leita/ AFP
O então candidato à Presidência da República pelo PSL participava de um comício em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando foi atacado – Foto: Foto: Raysa Leita/ AFP

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, nesta quarta-feira (3), derrubar as restrições à retomada da investigação aberta para apurar a existência de supostos mandantes do atentado à faca contra o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. A informação é da Revista Veja.

Os desembargadores do TRF-1 derrubaram uma liminar que proibia, entre outros pontos, a quebra do sigilo bancário do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que atuou na defesa do Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra Bolsonaro, então candidato a presidente.

Com a decisão, também poderão ser analisadas imagens de câmeras de segurança de um hotel frequentado por Oliveira Júnior e documentos que, segundo a Veja, poderiam trazer novos elementos ao caso, como livros-caixa e comprovantes de pagamento de honorários e do telefone do advogado.

Embora a Polícia Federal tenha concluído por duas vezes que não houve mandantes do atentado e que Adélio Bispo agiu sozinho, o presidente e seus principais apoiadores sempre alegaram que deveria ser apurado quem pagou os honorários dos advogados do autor do crime, já que ele não teria recursos financeiros para contratar uma banca de defesa.

“Foi autorizada ampla devassa e daqui pra frente haverá continuidade da investigação do caso Adélio Bispo. Foi uma vitória muito importante”, disse o advogado Frederick Wassef, que defende Bolsonaro. “Agora as investigações da facada no presidente da República poderão continuar, serão analisados os dados de todos aqueles advogados e vamos saber quem pagou os advogados”, afirmou Wassef.

Mais

Alepe: Comissão de Saúde aprova política pública voltada a trabalhadores expostos ao sol

04/11/21

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Comissão de Saúde aprova política pública voltada a trabalhadores expostos ao sol

 

 

Com o objetivo de fortalecer o combate ao câncer de pele de agricultores expostos ao sol,  a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta, o projeto de lei que cria o Programa de Proteção à Saúde do Trabalhador Rural Exposto à Radiação Ultravioleta. O texto é um substitutivo do Colegiado de Justiça à proposta da deputada Roberta Arraes, do PSB, e prevê ações como campanhas educativas sobre a importância do uso de protetor solar, estímulo à realização de exames especializados para detectar possíveis lesões e apoio ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à doença.

Outra matéria aprovada é de autoria do deputado João Paulo, do PC do B, e propõe agendamento exclusivo para a renovação de laudos médicos de pessoas com deficiência, nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça. Recebeu o aval do Colegiado, ainda, proposição do Poder Executivo para ampliar o orçamento do Fundo Estadual de Saúde, utilizado em despesas relacionadas à pandemia e em ações regulares, como manutenção de unidades de saúde e custeio de folha de pagamento.

Na abertura da reunião desta quarta, a presidente da Comissão de Saúde, Roberta Arraes, fez um alerta para a importância dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de próstata, responsável, segundo a parlamentar, por quase 30% das mortes masculinas. Ela demonstrou preocupação com a suspensão de exames preventivos em unidades de saúde do Interior do Estado.

“A maioria das doenças, das pessoas que estão procurando hoje a capital pernambucana, é com problema de câncer. Isso porque lá atrás não está havendo o atendimento nas unidades básicas de saúde. Isso é um problema muito grave que nós vamos enfrentar, e a gente enquanto comissão precisa estar atento, para a gente convidar prefeitos e prefeitas no que a gente pode ajudar para que inicie esse atendimento precoce nas cidades”.

A campanha Novembro Azul alerta para a importância da detecção precoce. No caso do câncer de próstata, a chance de cura pode chegar a 90%.  Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 50 anos devem realizar os exames preventivos. Se existirem fatores de risco como histórico familiar, a idade recomendada cai para 45 anos.

 

Paulo Câmara transmite comando do Estado para Luciana Santos

04/11/21

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

Governador estará em missão no exterior, participando da COP26

 

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

 
Em decorrência da viagem para Glasgow, na Escócia, o governador Paulo Câmara transmitiu o cargo, nesta quarta-feira (03.11), no Palácio do Campo das Princesas, à vice-governadora Luciana Santos, que ficará no posto até o próximo dia 11 de novembro. Durante esse período, Paulo Câmara participará da COP26, com o compromisso de ampliar a inserção dos chamados governos subnacionais no enfrentamento ao aquecimento global e no desenvolvimento sustentável, além de apresentar as ações estaduais voltadas para a preservação ambiental e firmar parcerias contra o desmatamento ilegal.
 
“Viajo muito tranquilo, com a certeza de que Luciana vai cuidar muito bem dos pernambucanos. Como vice-governadora, ela é uma peça fundamental e, mais uma vez, vai nos dar essa contribuição. Além disso, é um dia muito simbólico, porque pela primeira vez teremos duas mulheres comandando o Estado e a capital”, pontuou Paulo Câmara, referindo-se à prefeita do Recife em exercício, Isabella de Roldão, que substitui o prefeito João Campos, também em viagem à Escócia.
 
Na mesma solenidade, o governador assinou o decreto que institui o Grupo de Trabalho Memorial da Democracia de Pernambuco, com a finalidade de discutir formas de estruturação do acervo documental produzido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. “Nosso foco é dar toda condição de trabalho a esse grupo, para que, mais na frente possamos entregar a Pernambuco mais um equipamento que fortaleça nossa luta pela liberdade e pela democracia”, pontuou Paulo Câmara.
 
Ao assumir o cargo pela sexta vez, Luciana Santos reforçou a importância da programação que o governador Paulo Câmara cumprirá no exterior, e frisou que dará continuidade às agendas do Estado. “Pernambuco é um lugar de lutas libertárias e agora temos, pela primeira vez, duas mulheres no comando, com Isabella, que também está à frente da prefeitura. Todos esses momentos se revestem de muito simbolismo. Nesses dias em que o governador estará ausente seguirei avançando com as questões da retomada e vamos fazer jus às expectativas, contando com o apoio de todo o secretariado”, pontuou Luciana.
 
Participaram da transmissão de cargo a prefeita do Recife em exercício, Isabella de Roldão; o presidente da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges; os secretários estaduais José Neto (Casa Civil), Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial), Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Décio Padilha (Fazenda), Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Alexandre Campelo (Chefe de Gabinete) e coronel Carlos José (Casa Militar); a vereadora do Recife, Cida Pedrosa; além dos integrantes da Comissão do Memorial da Democracia.
 
Fotos: Heudes Regis/SEI