06/12/25 – http://blogfolhadosertao.com.br -Betânia Santana
A governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos vão enfrentar teste de popularidade
Desde o início das celebrações, em novembro, faixas, cartazes e bandeiras espalhados pelas ladeiras, casas e pontos comerciais exibem imagens dos que estão dispostos a serem testados nas urnas.
Mas o maior teste de popularidade será entre os prováveis postulantes ao governo do estado: o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra.
Antes de assumir o Executivo estadual, Raquel Lyra era quase uma forasteira no mais sagrado morro da capital. Ter Priscila Krause como vice, ex-vereadora e filha do ex-prefeito do Recife Gustavo Krause, ajudou a abrir caminhos
Mas foi a tragédia do ano passado que aproximou a governadora da comunidade. O governo recuperou o telhado do santuário, que desabou em agosto e matou duas pessoas. Investiu R$ 5 milhões e criou laços com o Morro.
O Morro é berço de João Campos. Vem das raízes e ele busca perpetuar. Só este ano esteve por lá umas cinco vezes. Participou da reabertura do santuário, em maio; em julho voltou para o concerto que celebrou os 95 anos da Banda Sinfônica do Recife; entregou, em setembro, a imagem da santa restaurada. Custou R$ 1,5 milhão.
A um ano da eleição, subiu o Morro. Agradeceu e pediu proteção. A última visita foi no dia 28, quando instalou no pátio do Morro, o busto do padre Reginaldo Veloso.
Vantagem do PP
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) afirmou ontem que Pernambuco está entre os nove estados onde o comando da União Progressista fica nas mãos do PP. E ele vai presidir a federação. Um conselho político – com cinco representantes do PP e dois do União – irá definir o palanque ao governo.
PT rumo a 2026
O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco começa a discutir as eleições de 2026. O presidente, deputado federal Carlos Veras, comanda a reunião no domingo (7), a partir das 9h, na sede da Fetape, no Recife. Haverá análise da conjuntura nacional e estadual.
Força do povo
Presidente do Comagsul, que reúne 23 prefeituras do Agreste e da Zona da Mata, o prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PSB), disse que não basta ter maioria de prefeitos quando o povo quer mudanças. “Às vezes o candidato pensa no prefeito e esquece a vontade do povo.”
Futuro da folia
Um encontro para discutir o futuro da festa mais tradicional de Olinda. A ideia da vereadora Eugênia Lima (PT) é abrir espaço para apresentar sugestões no seminário “Cabe Todo Mundo no Carnaval”. Neste sábado (6), das 8h às 12h, no auditório da prefeitura.
