Governadora de Pernambuco reage em diversas frentes

28/09/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Raquel Lyra exonera e substitui logo dois secretários, “rouba” prefeito do PSB e viaja ao Sertão
Quando a semana da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), parecia que iria terminar politico e administrativamente desarrumada, o contra-ataque chegou em menos de 24 horas.

Secretários de pastas importantes – Wilson de Paula (Fazenda) e Erica Lancet (Controladoria-Geral) – foram exonerados na quinta e os substitutos anunciados de imediato: Flávio Mota e Renato Cirne.

No mesmo dia, o prefeito de Xexéu, Mata Sul, Thiago de Miel, deixou a base do governo. Foi o primeiro do PSD a anunciar apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em uma provável disputa ao Palácio das Princesas em 2026.

À Rádio Folha, o gestor disse que a governadora teve quatro mil votos no município, no 2º turno, sem ter ido lá. Quase três anos de governo, e não apareceu na cidade.

Mas o PSB não teve nem tempo de comemorar. Perdeu na tarde da sexta-feira o prefeito de João Alfredo, no Agreste, José Martins. Arraesista histórico, acompanhou o ex-governador desde 1979.

Disputou três mandatos de vereador e três de prefeito, sendo reeleito em 2024. A governadora só foi à cidade em 2022, na campanha. Deve fazer isso em breve, e intensificar as viagens pelo estado.

Vai priorizar as 90 prefeituras por onde ainda não passou. Enquanto o roteiro e as ações não são definidos, Raquel Lyra chega neste sábado ao Sertão do Pajeú.

Em São José do Egito, que visitou em fevereiro, entrega uma cozinha comunitária, na Vila da Cohab. Depois inaugura outra cozinha, no distrito de Santa Rita, em Tuparetama, por onde passou em dezembro de 2023.

Aterro na Mata Sul
O prefeito Thiago de Miel administra um município pequeno. Xexéu tem pouco mais de 15 mil habitantes e cerca de dez mil eleitores. Mas preside o Consórcio da Mata Sul, que reúne 24 prefeituras, embora só 18 participem. E lamenta que o estado não tenha acelerado a ampliação do aterro sanitário, pauta comum a todos.

Política e clima
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, participa de culto evangélico na terça à noite, em Caruaru. O evento é organizado por Thania Queiroz, esposa do ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Janja, que estará na COP30, no Pará, em novembro, conversa com a imprensa na quarta, às 8h30, no WA Hotel.

Poder feminino
Na segunda (29), a presidente do PSDB Mulher em Pernambuco, Cristiane Moneta, comanda seminário para discutir a participação feminina na política. Das 15h às 18h, na sede do partido, no Derby. Haverá palestra da vereadora de Camaragibe Daiana Meira (MDB).

Genocídio na Palestina 
O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rahab, estará no Recife na sexta (3) para debater o genocídio na Palestina. O encontro, promovido pela Aduferpe, será às 19h, no auditório do Sintepe, na Boa Vista.

Deixe um comentário