Antes de admitir ser candidato, João Campos já enfrenta coração e razão para compor chapa

17/09/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhdosertao.com.br
Miguel Coelho e Silvio Costa Filho estão em sintonia e Humberto Costa chega como prioridade de Lula
As agendas do senador Humberto Costa (PT) não têm casado com as do prefeito do Recife, João Campos (PSB). No domingo, a convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), o prefeito participou da Cavalgada de Canhotinho, no Agreste, e em seguida da 23ª Missa do Vaqueiro.
Os pré-candidatos ao Senado Miguel Coelho (União Brasil), que na semana passada vistoriou obras no Recife, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que acompanhou também a agenda em Altinho, no sábado. O senador estava em Montevidéu, onde foi escolhido presidente do Parlamento da América do Sul, o Parlasul.

O prefeito do Recife ainda não admita ser candidato, mas aliados dizem que ele, Miguel e Silvio Filho formariam a “chapa do coração”, sintonizada no perfil e nos projetos.

A mesma que esteve junta no São João de Petrolina, no Sertão, quando Humberto Costa havia acabado de ser eleito vice-presidente da comissão do Brasil no mesmo Parlasul e, na condição de presidente interino do PT nacional à época, estava envolvido com o processo de eleição direta (PED) do Partido dos Trabalhadores.

Embora Miguel Coelho diga não saber da existência de “vaga cativa” e Silvio Costa Filho negue a disputa entre os dois por uma das vagas ao Senado, as articulações entre João Campos e o presidente Lula apontam o lado da razão no jogo de xadrez: a prioridade é reeleger o senador Humberto Costa. Depois disso, encaixar cada peça no tabuleiro. Os jogadores garantem espaço para todos.

Força do Executivo
Após 170 dias tramitando na Assembleia Legislativa para poder ser aprovado, a autorização do pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão será sancionada hoje pela governadora Raquel Lyra (PSD). Diferentemente das outras vezes, não quer fazer isso sozinha. Convidou os deputados para a solenidade às 9h30, no Palácio.

Finalidade
Ex-prefeita de São Bento do Una, a deputada Débora Almeida disse à Rádio Folha que João Campos deveria ter ido antes à cidade que visitou na sexta. “Foi eleito deputado federal em 2018, teve quase 8.500 votos, começou a ficar só no Recife e esqueceu São Bento. Voltou agora com o único propósito de mostrar-se pré-candidato.”

Disposição para vice
No almoço com o prefeito João Campos, semana passada, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, confirmou a disposição de reforçar a Frente Popular em 2026. Para o Senado, descarta ser mais um no páreo, mas não recusaria a vaga de pré-candidato a vice.

Sem briga
Com o nome de Humberto Costa praticamente definido para uma das vagas ao Senado, o ministro e pré-candidato Silvio Costa Filho avisa: “Quem estiver apostando em uma disputa minha com Miguel Coelho vai errar. Estaremos juntos nessa construção coletiva”.

 

Deixe um comentário