O filme pernambucano O Agente Secreto foi escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2026.

16/09/25

DP

http:blogfolhadosertao.com.br

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que destacou a trajetória internacional bem-sucedida da produção.
O Agente Secreto', com Wagner Moura, é escolhido para representar o Brasil  no Oscar 2026

O longa disputará uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, cuja lista com os 15 pré-selecionados será divulgada em 16 de dezembro. Os finalistas só serão conhecidos em 22 de janeiro, quando a Academia de Hollywood anunciar todos os indicados à premiação.

O filme estreou mundialmente no Festival de Cannes, em maio, e conquistou dois prêmios importantes: Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. A conquista dupla chama atenção, já que é incomum o festival conceder duas premiações principais a um mesmo filme.

A escolha foi feita por uma comissão de 15 membros da Academia Brasileira de Cinema, entre eles os atores Lázaro Ramos e Marcelo Serrado. O anúncio ocorreu no mesmo dia da reunião que definiu o título, que concorria com outros cinco filmes brasileiros: Baby (Marcelo Caetano), Kasa Branca (Luciano Vidigal), Manas (Marianna Brennand), O Último Azul (Gabriel Mascaro) e Oeste Outra Vez (Érico Rassi).

Em agosto, o filme voltou a ser destaque internacional ao conquistar os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e de Melhor Filme da Crítica Internacional no Festival de Cine de Lima, reforçando sua trajetória de reconhecimento fora do país.

Para o diretor Kleber Mendonça Filho, a escolha é um incentivo a mais para a campanha internacional: “A campanha de O Agente Secreto para a temporada de prêmios começou em maio, no Festival de Cannes. Agora, continua mais forte do que nunca”, declarou.

A seleção também reflete um ano de visibilidade para o cinema nacional no exterior. Além do impacto de O Agente Secreto, produções brasileiras têm ocupado espaços importantes em festivais internacionais.

Foto: Divulgação/Victor Jucá

Deixe um comentário