26/08/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Francisco Alexandre assume com a missão de, entre outras, retomar obras da Transnordestina
Paralelamente a essas duas pautas, o engenheiro Francisco Ferreira Alexandre (PT), que ontem tomou posse como novo superintendente da Sudene, tem na lista de desafios segurar o protagonismo que o último gestor, Danilo Cabral (PSB), conseguiu resgatar nos dois anos à frente da autarquia.
Nenhum governador ou governadora dos noves estados nordestinos ou de Minas Gerais – território de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – marcou presença na solenidade. Apenas Bahia e Rio Grande do Norte mandaram representantes.
Ninguém do governo de Pernambuco. Do estado, a bancada petista – os dois senadores; o deputado federal e os três deputados estaduais. Indicado pelo senador Humberto Costa, Francisco Alexandre é segundo suplente da senadora Teresa Leitão.
Também não havia integrantes das instituições com quem a Sudene estreitou caminhos nos últimos anos. Ninguém da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), nem da Universidade Federal, que vem desenhando o projeto do transporte ferroviário para a Capital do Forró.
Mais do que apoio dos petistas e aval do presidente Lula, Francisco Alexandre precisa consolidar a estrada que Danilo Cabral ajudou a pavimentar. Caso contrário, as pautas ficam cada vez mais perto. Perto de sair dos trilhos.
Mistério da oposição
Governistas estão à espreita da oposição na Assembleia Legislativa. Apostam que depois de duas derrotas na Justiça – envolvendo a filiação dos deputados Diogo Moraes ao PSDB e Junior Matuto ao PRD – os oposicionistas não ficarão quietos por muito tempo. Por enquanto, os trabalhos da CPI da Publicidade estão suspensos.
Sem encontros
Suspensa também a reunião da Comissão de Justiça, que ocorre às terças. Com o imbróglio em torno da CPI, o presidente Alberto Feitosa (PL) achou prudente deixar o encontro para a próxima semana. A análise de pedidos de empréstimos do estado fica adiada.
Defesa cerrada
Após encontro entre a governadora Raquel Lyra e os virtuais candidatos ao Senado Eduardo da Fonte (PP) e Anderson Ferreira (PL), sexta, em Gravatá, o deputado Lula da Fonte não tem dúvida: “Defenderei até o fim que o PP, consequentemente, a Federação União Progressista marche com a governadora”, disse à Rádio Folha.
Cidadão
Paraibano de Campina Grande, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre, é o mais novo cidadão pernambucano. O titulo, entregue ontem em solene na Assembleia Legislativa, foi proposto pelo deputado Joãozinho Tenório (PRD).