Lagoa Grande: Agosto Lilás: Centro Especializado de Atendimento à Mulher reforça rede de apoio, proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência de gênero

11/08/25

Ascom PMLG

Agosto Lilás: Centro Especializado de Atendimento à Mulher reforça rede de apoio, proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência de gênero

Ascom PMLG Lagoa Grande PMLG

A pauta da defesa da mulher, do combate à violência de gênero e do apoio à Lei Maria da Penha — que completou 19 anos  dia  7 de agosto de 2025 — integra as metas da gestão da prefeita Catharina Garziera (foto), em Lagoa Grande.  Para isso, a gestão municipal conta com o CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher – para avançar nas políticas de proteção a todas as mulheres que se sintam ameaçadas.

No mês dedicado à efetivação de novas ações para reforçar a rede de apoio, batizado de Agosto Lilás, a coordenadora do CEAM, Iara Evangelista, destaca o comprometimento da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, com total apoio da prefeita Catharina Garziera, com essa causa.

“Estamos com uma campanha de conscientização dentro do Agosto Lilás para que todas as mulheres lagoa-grandenses se sintam fortalecidas a denunciar e a quebrar o silêncio que, se não for rompido, pode resultar, infelizmente, em um feminicídio. Nosso trabalho é evitar que se chegue a esse ponto. A campanha é realizada para celebrar a implantação da Lei Maria da Penha, que completa, neste 7 de agosto, 19 anos”, assinalou a coordenadora.

Para que mais mulheres se sintam seguras e busquem ajuda, a Prefeitura, por meio do CEAM, oferece uma série de serviços de acolhimento e acompanhamento interdisciplinar — social, psicológico e jurídico — contando com uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada.

“Nosso foco é acolher e orientar as mulheres em situação de violência de gênero. Buscamos promover e assegurar o fortalecimento da autoestima, a devolução da autonomia e o resgate da cidadania”, considerou Iara.

A coordenadora frisa que tudo no CEAM é tratado com absoluto sigilo. O serviço conta, inclusive, com um número de WhatsApp: (87) 9 8828-4735. “É seguro. Essa comunicação é tratada de forma sigilosa. Em caso de violência, mulher, não se cale!”, orienta Iara Evangelista.

Protege Mulher e Mães na Creche

Iara revelou que esteve, na semana passada, no Recife, participando do lançamento do programa ‘Protege Mulher’, um aplicativo por meio do qual as mulheres poderão pedir ajuda caso estejam em situação de risco.

“Vamos poder contar com esse serviço aqui em nossa cidade. É um instrumento muito interessante, que chega como mais uma forma de ajudar as mulheres a saírem do ciclo de violência”, disse.

Outra ação do governo estadual neste mês é a implantação do programa ‘Mães na Creche’, ação que vai contemplar também l Lagoa Grande. “Seremos beneficiados com oficinas para mães em situação de vulnerabilidade social que tenham filhos matriculados nas creches do município. O edital já foi lançado”, revelou Iara, que reforça e orienta.

“Chamamos atenção para o fato de que muitas pessoas acreditam que a violência de gênero é apenas a física, aquela que deixa marcas no corpo. E não é só a física. Existe a violência psicológica, moral, patrimonial e financeira. Independentemente do tipo de violência, nós, do CEAM, estamos aqui para ajudar e acolher, apoiando cada mulher a sair do ciclo de violência”, concluiu Iara Evangelista.

Foto: Santie Comunicação

Deixe um comentário