12/02/25
No maior encontro em linha reta da megalomaníaca da cena cultural recifense, o bar mais icônico da década de 90 da capital pernambucana receberá, nesta quarta-feira (12), uma celebração feita por um dos principais espaços de difusão audiovisual do Recife dos últimos anos, o Bar Super 8. A Soparia, conhecida pela condução do produtor cultural Roger de Renor, e por ter sido o nascedouro do movimento Manguebeat e de bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, dentre outros artistas, terá sua história contada durante uma sessão do Encontros do Cinema Pernambucano. A programação, que é gratuita e começa às 20h, contará com exibição de curtas, lançamento de livro e debates com a presença de nomes como o próprio Roger de Renor, o cineasta Nilton Pereira, a jornalista Erika Muniz, o escritor José Teles e o curador do cineclube Thor Neukranz, dentre outras personalidades. No final, o público poderá participar do clássico debate com os convidados.
A sessão terá início com um curto episódio da série Esse Som é Massa, de Mateus Melo, e em seguida exibirá o documentário Soparia (1999), uma iniciativa da TV Viva, dirigida por Marcelo Pinheiro, Gilson Martins e Nilton Pereira, que registrou a última festa do extinto point cultural do bairro do Pina. Por último, será exibido o filme Soparia: A Última Noite (1999), um registro bruto daquele mesmo momento histórico feito pelo realizador e crítico Luiz Joaquim, desta vez com comentários ao vivo feitos por Roger de Renor. O evento terá ainda o lançamento da segunda edição do livro Soparia: De Boteco a Palco de Todos os Sons, do escritor e jornalista José Teles e publicado pela Cepe Editora.
“A noite em celebração à Soparia foi pensada desde o começo do projeto. O papel desse icônico bar na cultura pernambucana na década de 90 tem muito em comum com o trabalho que realizamos hoje no Super 8. Assim como havia um palco aberto para artistas novos e experientes se apresentarem, hoje no cineclube temos uma tela para exibir os trabalhos audiovisuais gratuitamente e um sofá para debates de forma democrática”, comenta Thor Neukranz.
“Também teremos uma trilha sonora cuidadosamente escolhida para relembrar as músicas marcantes que tocavam na Soparia. O público poderá contar as suas próprias histórias no bar durante o debate, estimuladas pelo empolgante livro de José Teles sobre o bar, além das presenças dos convidados, que poderão compartilhar suas experiências vividas no icônico reduto da cena cultural do Recife”, destaca o curador do Encontros do Cinema Pernambucano e Bar Super 8.
ENCONTROS DO CINEMA E SUPER 8 – O projeto independente segue celebrando de forma ininterrupta a rica produção cinematográfica de Pernambuco, com mais de 130 sessões gratuitas realizadas desde 2024, com mais de 630 obras audiovisuais exibidas com seus autores e pesquisadores em debate com o público, além de outras dez edições promovidas na Europa também no ano passado.
O Encontros do Cinema Pernambucano e o Bar Super 8 têm como horizonte promover a diversidade de filmes da região, com documentários, ficções, animações e obras experimentais. Participaram da iniciativa tanto cineastas consagrados, como Kátia Mesel, Gabriel Mascaro, Adelina Pontual e Cláudio Assis, como novos talentos locais, a exemplo de Ignnus, Leo Leite, Danielle Valentim, Anderson Stevens e Moema França.
Além da curadoria do cineasta Thor Neukranz, o Encontros do Cinema Pernambucano conta com a produção de Vinícius Costa, sócio do Bar Super 8, e Wandryu Figuerêdo.
Serviço:
Edição do Encontros do Cinema Pernambucano no Bar Super 8 – SOPARIA
Quarta (12), às 20h
Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro, Recife – PE)
Gratuito
Mais informações: @barsuper8