Festival Pernambuco Meu País tem noite de abertura em Taquaritinga do Norte com apresentações culturais e shows musicais

13/07/24

ImprensaPE

 
Edição de estreia do festival conta com R$ 25 de milhões de investimento do Governo de Pernambuco e prestigia 14 linguagens culturais
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País teve sua noite de abertura, nesta sexta-feira (12), em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional. A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause acompanharam a estreia do festival, que segue até o próximo domingo (14) na cidade com atividades culturais e apresentações musicais. O evento, que acontece em finais de semana até o dia 1º de setembro, passando por oito cidades do Agreste e Sertão, conta com R$ 25 milhões em investimentos e uma programação com nomes regionais e nacionais, além de várias linguagens artísticas, entre elas cinema, artesanato, dança, teatro e música. O Pernambuco Meu País terá, no total, 24 dias de celebrações culturais, potencializando o mercado criativo de Pernambuco, fortalecendo a cultura e impulsionando o turismo em todo o Estado. 
 
“Estamos fortalecendo a cultura e dando protagonismo aos arranjos que já existem em cada uma das nossas regiões. É um grande festival que vai circular por Pernambuco, pelo interior do nosso Estado e se encerrará no dia 1º de setembro. Temos certeza de que isso valoriza a nossa cultura, tem inúmeras representações de manifestações culturais e a gente está com expectativa dos hotéis lotados, restaurantes, bares. É um prazer poder inaugurar um tempo novo aqui para trabalhar a cultura pernambucana”, disse a governadora Raquel Lyra.  
 
Durante a abertura, o público contou com shows de Benil, As Januárias, Waldonys e Dorgival Dantas. Na programação em Taquaritinga do Norte, o público local e turistas puderam conferir, também, variadas manifestações culturais pernambucanas, como frevo e maracatu, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura. As atividades do evento são gratuitas e para todas as idades.
 
Para  o evento, a gestão estadual reforçou a segurança, com o acréscimo de 300 policiais durante os três primeiros dias do festival. Além disso, também estão sendo realizadas ações específicas das demais secretarias como a Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; tenda literária da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com exposição da Galeria Reciclada, lançamento de livros e vendas; Caravana de educação no trânsito do Detran, entre outras ações de apoio.
 
O Pernambuco Meu País homenageia dois grandes artistas pernambucanos responsáveis por divulgar a cultura pernambucana mundo afora com suas obras marcadas pelo amor à terra onde nasceram: o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos.
 
O festival também passará pelos municípios de Bezerros (Serra Negra), de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro. 
 
O público participante do festival, ao longo de toda sua realização, será contemplado com 11 palcos: Palco Pernambuco Meu País, País do Cinema, País da Música, País da Literatura, País do Artesanato, País das Culturas Populares, País do Circo, País da Cultura Alimentar, País das Artes Visuais, País das Conexões Visuais e País das Conexões Criativas.
 
Em Taquaritinga do Norte, a governadora Raquel Lyra também conferiu a realização da quinta edição do Festival Café Cultural, que está presente no palco País da Cultura Alimentar.
 
Ao todo, no Festival Pernambuco Meu País serão promovidos 251 shows de música em 11 palcos; 260 apresentações de cultura popular; 18 exposições e atividades de artes visuais; 56 filmes em 22 ações do audiovisual; 50 atividades de circo; 44 apresentações de dança; 30 atrações de design e moda; 14 debates e palestras de mercado em arte e cultura; 20 mostras de fotografia; 18 de gastronomia; 52 ações de literatura; 41 de teatro e ópera; e oito feiras de artesanato. 
 
“Esse festival veio para fortalecer todo o setor cultural, colocar nossos artistas pernambucanos em palcos, nas ruas, para mostrar a nossa cultura, mostrar esse DNA pernambucano. Temos a cultura popular como a grande protagonista”, declarou a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 
 
“Além de levar alegria para a comunidade, o festival também gera emprego e renda. Estamos hoje com a taxa de ocupação da rede hoteleira em Taquaritinga do Norte acima de 97%. Temos nossos restaurantes cheios, então é toda uma economia que é movimentada com esse grande festival”, afirmou o secretário de Turismo, Paulo Nery. 
 
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Além disso, o evento conta com apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Secretaria de Saúde (SES-PE), Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria de Turismo (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), além das prefeituras dos municípios que receberão a programação ao longo dos 24 dias. 
 
Também estiveram presentes no evento o ministro de Pesca e Agricultura, André de Paula; os deputados estaduais Diogo Moraes e Edson Vieira; a deputada estadual Débora Almeida; os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura); Renata Borba, presidente da Fundarpe, além do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Deixe um comentário